Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos

Publicado no dia 23/08/2019 11:39

O direito humano à educação é particularmente importante em ambientes de privação de liberdade, já que os presos geralmente são oriundos de realidades socioeconômicas e educacionais desfavorecidas.

A publicação mais recente da autora Lisa Krolak, explora até que ponto as autoridades penitenciárias cumprem sua função social de reabilitar e reintegrar socialmente os presos, permitindo-lhes usar espaços como as bibliotecas prisionais em busca da efetivação do seu direito à educação.

Ler e usar uma biblioteca dentro de um sistema de privação de liberdade pode abrir um mundo de possibilidades, para além das grades, permitindo que os apenados esqueçam por algum tempo a dura realidade da vida na prisão e se tornem autônomos para escolher seu próprio acervo de leitura, em um ambiente extremamente restritivo e regulado. Oferecer acesso a livros e informações relevantes em vários idiomas, incluindo materiais de fácil leitura, é crucial para o desenvolvimento educacional e humano das pessoas privadas de liberdade.

A publicação intitulada Livros além das grades: o potencial transformador das bibliotecas penitenciárias examina mais de perto exemplos selecionados de sistemas de bibliotecas penitenciárias em todo o mundo, analisando as melhores práticas e os principais desafios encontrados para a utilização das bibliotecas como ferramenta de transformação social. A partir das experiências apresentadas, demonstra-se o potencial transformador que as bibliotecas assumem no sistema de privação de liberdade, tornando-se espaços informacionais, educacionais, culturais, recreativos, de interação e muito aprendizado.

Para ler o livro na versão original (em inglês)  clique aqui!

Para ler a Notícia original (em inglês) clique aqui!

Tradução e adaptação: Jéssica Rodrigues Anizio Lira – Bolsista da Cátedra UNESCO de EJA.

Confira outras notícias

Segunda a Sexta das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00