Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos

Núcleo de Referência em Educação de Jovens e Adultos da Paraíba

Núcleo de Referência em Educação de Jovens e Adultos da Paraíba

O Núcleo de Referencia de Educação de Jovens e Adultos: História e Memória - Paraíba. Está vinculado ao Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos: História e Memória - Nordeste integrante da Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos sediada na Universidade Federal da Paraíba. O Núcleo caracteriza se pela constituição de uma rede interinstitucional, coordenada pelas instituições de ensino superior: Universidade Federal da Paraíba – campus João Pessoa com vistas a desenvolver coletivamente, no período de 2010 a 2014, pesquisas e atividades de extensão, contribuindo na formação dos sujeitos envolvidos nas áreas da educação de jovens e adultos. A educação de jovens e adultos é compreendida como educação ao longo da vida, que inclui as temáticas da escolarização: alfabetização, ensino fundamental, ensino médio, educação profissional; mas ultrapassa estas práticas de escolarização na perspectiva da educação continuada. Espera-se com mais este projeto fortalecer esta rede, como uma referência para a Região Nordeste avançando em suas investigações no caminho da necessária compreensão da relação concreta entre a educação que tínhamos, temos e que precisamos continuar construindo para atender a população dos municípios alagoanos e, consequentemente, o Estado da Paraíba. 

A pesquisa dará continuidade a atividades de investigação já em desenvolvimento e relacionada com a História e o registro da educação de adultos, e também iniciará novas temáticas. Estas investigações são coordenadas e desenvolvidas por professores/pesquisadores, mestrandos, doutorandos, postulantes ao mestrado e doutorado, bolsistas e colaboradores do programa de iniciação cientifica entre outros, sobre as incursões na história das políticas e ações e concepções em âmbito governamental na Educação de Adultos e de Jovens e Adultos no Estado da Paraíba. Um levantamento inicial sobre o assunto identificou a escassez de registros escritos sobre a história da Educação de Adultos no Estado em referência. 

A investigação prevista de base analítica terá como principal fonte de análises os documentos existente na UFPB, mas, também, incorporará diferentes fontes de dados e técnicas de análises que possibilitem o resgate da história oral, a partir da escuta que traduzirá os olhares e dizeres de gestores, técnicos e de professores, sobre a Educação de Adultos no Estado da Paraíba, e tendo como marco inicial de referência a década de 1950 garantindo a memória de um retrato que tem suas raízes históricas na educação popular e na alfabetização dos adultos. Deverá ter com lócus de investigação empírica as Coordenadorias Regionais de Educação, as Secretarias de Educação Estadual e Municipais, Conselhos Estadual e Municipais de Educação, Instituto Federal de Educação Tecnológica (IF-Pb), Arquivos Públicos e escolas referências no Estado. 

Objetivo Geral

Reconstruir a história e a memória da Educação de Jovens e Adultos na Paraíba de forma a contribuir com a implementação do Centro de Referência da Educação de Jovens e Adultos: História e Memória – Nordeste. 


Objetivos Específicos

- Estruturar um espaço físico público que viabilize a consulta, os estudos, a pesquisa e a interação de alunos, profissionais da área e da comunidade em geral.
- Constituir o grupo de pesquisa e extensão para durante 4 anos estruturar o núcleo. 
- Realizar investigação empírica no sentido de coletar o corpora inerente a memória da história da EDA e EJA na Paraíba, a partir da década de 1950. 
- Mapear fontes de informações primárias e secundárias sobre a história da EDA e EJA em Alagoas a partir de 1950. 
- Realizar o estado da arte da produção acadêmica existente nas universidades federal e estadual da Paraíba, do IF-PB. 
- Construir ambiente virtual multimídia interativo que será hospedado na UFPB para disseminação dos conhecimentos sobre o acervo coletado e sistematizado. 
- Disponibilizar no ambiente os documentos, imagens e audios já existentes, resultados de pesquisas e atividades de extensão voltadas ao tema no portal dos fóruns de EJA. 
- Realizar novos procedimentos de pesquisa que realimentem as atividades de extensão, de ensino e de produção na área. 
- Promover a formação continuada de professores das redes públicas estadual e municipal. 
- Possibilitar a formação de pesquisadores na modalidade EJA. 
- Melhorar a estrutura/Banco de dados da Biblioteca Digital EJA possibilitando a ampliação e melhoria do seu acervo e divulgação. 
- Propiciar condições de funcionamento da biblioteca digital de EJA, garantindo a sua eficiência e efetividade como biblioteca digital. 
- Participar na organização de eventos formativos que possibilitem a Integração com o Fórum estadual de EJA. 



Clique aqui para realizar o download do Núcleo.

ATENDIMENTO

(83) 3216-7703
Segunda a Sexta das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00
contato@catedraunescoeja.com.br
Facebook
Catedraunescoeja
CatedraEJA
Cidade Universitária, S/N, Castelo Branco, João Pessoa - PB
Centro de Educação - UFPB
720K visitas
40.8K downloads
2.1K buscas
Desenvolvimento por Visual Slim