Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos

Inscrições abertas para a Mostra de Cinema Cárcere e Direitos Humanos


Inscrições abertas para a Mostra de Cinema Cárcere e Direitos Humanos
Data do Evento: 29/10/2018 até 31/10/2018

APRESENTAÇÃO

A Mostra  de Cinema Cárcere e Direitos Humanos exibirá seis documentários brasileiros sobre o encarceramento, o sistema prisional e os direitos humanos. O objetivo é propiciar um espaço de reflexão e diálogo entre o conhecimento acadêmico e a produção cinematográfica sobre o tema da privação de liberdade no Brasil.

 

​PROGRAMAÇÃO

 

29 de outubro 

17h - Sem Pena (2014)

Direção: Eugênio Puppo

Duração: 87min.

Sinopse:

Nenhuma população carcerária cresce na velocidade da brasileira, que já é a quarta maior do mundo. Sem Pena desce ao inferno da vida nas prisões brasileiras para expor as entranhas do sistema de justiça do país, demonstrando como morosidade, preconceito e a cultura do medo só fazem ampliar a violência e o abismo social existente.

19h - Cárcere (2017)

Direção: José Carlos Torres

Duração: 110min.

Sinopse:

O documentário aborda o sistema prisional a partir da história de vida de detentos e propõe um debate entre a sociedade e os poderes constituídos. Há também depoimentos de especialistas no tema e profisionais envolvidos no cotidiano das penitenciárias. 

Após a exibição, haverá debate com Dr. Elionaldo Julião (UFF) e Dr. Rogério Pacheco Alves (MP-RJ). Mediação: Dr. André Almeida (UERJ/DEGASE)

30 de outubro 

17h - Legítima Defesa (2017)

Direção: Susanna Lira

Duração: 78min.

Sinopse:

História de três mulheres que, após um histórico de violência doméstica, contrariam as estatísticas e tomam uma atitude extrema: matam o homem que amavam para poderem sobreviver.

Após a exibição, haverá debate com equipe de produção do filme.

19h - Nascer nas Prisões (2017)

Direção: Bia Fioretti

Duração: 50min.

Documentários sobre o projeto de pesquisa coordenado pela Drª Maria do Carmo Leal, da Fiocruz.

Após a exibição, haverá debate com a Dr Rosângela Peixoto (Susec - DF) e Drª Maria do Carmo Leal (Fiocruz). Mediação: Drª Ana Claudia Godinho (UFRGS)

31 de outubro

17h - Cativas - presas pelo coração (2015)

Direção: Joana Nin

Duração: 77min.

A história de sete mulheres livres que se mantêm cativas em nome do amor. Apaixonadas por presidiários, elas vivem as limitações do relacionamento e a esperança de um dia constituir uma família do lado de fora. O filme aborda esse universo através de relatos emocionados, cartas carinhosamente decoradas e um acesso privilegiado à intimidade dos casais.  

19h - A Gente (2013)

Direção: Aly Muritiba

Duração: 90min.

Sinopse:

Por sete anos, Aly Muritiba trabalhou em uma prisão. Lá ele fez parte da Equipe Alfa. Após estudar cinema e dirigir alguns curtas-metragens, Muritiba, volta ao seu antigo trabalho para reencontrar seus colegas e realizar um filme. A Equipe Alfa é formada por 28 pessoas, homens e mulheres de origens e formações distintas que fazem a guarda e custódia de cerca de mil criminosos numa penitenciária Brasileira. Walkiu torna-se o chefe da equipe e espera fazer um bom trabalho. Mas percebe que suas mãos estão algemadas.

Após a exibição, haverá debate com a Drª Patrícia Constantino (Fiocruz) e o Dr. Martinho Silva (UERJ). Mediação: Drª Fabiana Rodrigues (UFF)

 

Inscreva-se GRATUITAMENTE AQUI

 

O evento certificará os participantes que obtiverem frequência mínima de  75%

 

Não perca!

 

Para maiores informações visite o site do evento.

Confira outros eventos

ATENDIMENTO

(83) 3216-7703
Segunda a Sexta das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00
contato@catedraunescoeja.com.br
Facebook
Catedraunescoeja
CatedraEJA
Cidade Universitária, S/N, Castelo Branco, João Pessoa - PB
Centro de Educação - UFPB
691K visitas
38.7K downloads
2.1K buscas
Desenvolvimento por Visual Slim