Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos

Em Comemoração ao Dia Nacional da Alfabetização, Twitter e UNESCO lançam guia sobre Alfabetização Midiática para Educadores(as)

Publicado no dia 14/11/2019 17:24

Estamos vivenciando, na atualidade, a chamada “era da informação”. Os avanços em termos científicos e tecnológicos ganham cada vez mais espaço no cotidiano dos cidadãos e cidadãs do mundo inteiro.

As mudanças resultantes do processo de evolução tecnológica, vivenciadas em todas as partes do planeta, afetam diretamente os processos educacionais. Isso tem relação direta e indireta com a forma de aprendizado das pessoas, pois, o acesso a tecnologia e a informação modificam as relações sociais dos seres humanos em seus mais variados aspectos.

Nesse sentido, o acesso à informação e às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação implicam em modificações diretas nas formas de ensinar e de aprender das pessoas, nos diferentes espaços educativos, formais, informais e não- formais.

Com isso, torna-se cada vez mais urgente repensar o currículo dos cursos de formação inicial e continuada de educadores, para que a prática pedagógica dos profissionais da educação esteja alinhada a esta nova maneira de lidar com a informação e de gerir os processos de ensino aprendizagem no espaço escolar.

De acordo com o Portal Rondônia, o Twitter, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), montou o Ensinar e Aprender com o Twitter, guia que tem como objetivo ajudar educadores a capacitarem os alunos com as habilidades de alfabetização midiática. O produto visa contribuir para o uso responsável das ferramentas que a rede social apresenta.

No guia estão reunidos textos teóricos, planos de aula e estudos de caso que mostram as melhores práticas sobre alfabetização midiática da UNESCO. O documento traz, ainda, dicas de como professores e pais podem usar o Twitter como uma ferramenta de aprendizado na sala de aula ou em casa.

O vice-presidente de políticas públicas, governo e filantropia corporativa do Twitter, Colin Crowell, usou o blog da rede para ressaltar a importância da parceria com a UNESCO, além de destacar a necessidade da alfabetização midiática contra a desinformação. “Esperamos que este manual tenha um impacto tangível e benéfico para estudantes de todo o mundo, ajudando os educadores a transmitirem informações e habilidades críticas às gerações mais jovens sobre como navegar em um ambiente de mídia cada vez mais complexo”, declarou.

O Ensinar e Aprender com o Twitter também pretende contribuir para a formação de bons cidadãos digital. Por isso, há tópicos sobre segurança online e como os educadores devem agir caso se deparem com casos de cyberbullying.

O guia está disponibilizado na internet – para ter acesso basta clicar aqui –, e também será distribuído em escolas via rede de ONGs relevantes da UNESCO, agências estaduais de educação e a rede europeia de Centros de Internet Segura.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Direitos de imagem: Portal Rondônia