Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos

Educadores de alfabetização melhoram suas habilidades digitais para o ensino

Publicado no dia 19/03/2024 17:11

Alfabetizadores de seis zonas geopolíticas da Nigéria participaram de um exercício piloto de formação com o objetivo de melhorar suas habilidades digitais. Esse treinamento trabalhou com módulos contextualizados e também materiais de aprendizagem que foi criado pelo UIL - Instituto para Aprendizagem ao Longo da Vida da UNESCO, no âmbito do projeto “Global Education Coalition-Global Alliance for Literacy” para a melhoria das habilidades digitais para educadores de alfabetização e foi o ponto alto de um processo de contextualização reforçado que foi conduzido por um time técnico composto por: representantes da Comissão Nacional de Alfabetização em Massa, Educação de Adultos e Educação Não-Formal (NMEC), pela Associação Não-Governamental para Serviços de Apoio à Alfabetização (NOGALSS), o Escritório Regional Multissetorial da UNESCO localizado em Abuja, capital da Nigéria e também universidades nacionais.

Um primeiro grupo de alfabetizadores participou de um treinamento que foi comandado por professores de quatro universidades Nigerianas: a Universidade Federal Alex Ekwueme, a Universidade Bayero, a Universidade de Ibadan e a Universidade de Lagos. Esse treinamento foi composto de conteúdo teórico e atividades práticas incluindo acesso a: Módulos de treinamento digital no Hub de Aprendizagem da UIL, criação de grupos no Whatsapp, envio de e-mails, agendamento de reuniões virtuais, compreensão de como identificar sites falsos and upload de posts em blogs, entre outras.

O participante Sr. David Faruk Samuel, que ministra aulas de pós-alfabetização para pessoas jovens e adultas que não frequentam a escola explicou que muitos dos seus alunos “são artesãos em diferentes ofícios” e que os estudantes jovens têm smartphones e que desde que começou a participar do treinamento, ele tem trabalhado com seus alunos para criar um grupo de Whatsapp e que tem sido possível para ele usar ferramentas digitais para ensinar.

A Sra. Faith Ifeoma Akan, uma alfabetizadora cujos alunos adultos têm celulares básicos disse ‘Até para mim, obter dados regularmente é difícil e caro’ e completou ‘[Entretanto,] eu posso agora ajudar meus alunos a usar mensagens de texto para aumentar o número de palavras que eles conhecem. Nós discutimos notícias diárias e eu ensino eles a digitar as palavras relevantes no texto. Eles estão melhorando a cada dia.’

Você pode encontrar informações acerca da Aliança Global para a Alfabetização e a agenda para a alfabetização no texto original da notícia no link abaixo.

Texto elaborado com base na publicação localizada no link: https://www.uil.unesco.org/en/articles/literacy-educators-nigeria-enhance-their-digital-skills-instruction

Autora: Luísa Carolina

Fonte da Imagem: Shutterstock / i_am_zews coletada em https://encr.pw/5hDE8