Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos

Governo do Japão promete financiamento para proporcionar a educação não-formal para jovens e adultos em áreas que foram afetadas pelo terremoto em Paktika e Khost, Afeganistão

Publicado no dia 01/03/2024 17:56

Por causa de um terremoto que afetou as províncias de Paktika e Khost, Afeganistão, o Governo do Japão anunciou um novo pacote de assistência para esse país. Esse pacote compreende o apoio a um projeto com o objetivo de promover educação não formal para pessoas jovens e adultas com a intenção de desenvolver a resiliência comunitária e a reconstrução nas áreas afetadas pelo terremoto em Paktika e Khost, províncias do Afeganistão, que é colocado em prática pelo escritório da UNESCO em Kabul, pela Sede da UNESCO e pelo Instituto de Aprendizagem ao Longo da Vida. Além disso, com apoio extra para o Afeganistão, o Governo do Japão tem o objetivo de permitir a aplicação de projetos de assistência humanitária e necessidades humanas básicas através das agências da ONU, ONG’s e organizações internacionais.

Com o propósito de atenuar os efeitos negativos do terremoto que aconteceu nessas duas províncias, em Junho de 2022, o projeto da UNESCO garantirá que os serviços educacionais para pessoas jovens e adultas (particularmente para meninas adolescentes e mulheres) continuem em áreas afetadas pelo terremoto, para que essas pessoas possam acessar e adquirir competências e alfabetização básica através das modalidades de aprendizagem não-formais baseadas na comunidade, sensíveis ao gênero.

“O projeto vai beneficiar diretamente um total de 4.000 jovens e adultos (com idade de 15 anos e acima, 50% mulheres) nas duas províncias. Para este fim, 267 alfabetizadores e 25 animadores comunitários vão ser recrutados para assegurar uma abordagem comunitária durante todo o projeto.”

O UIL (Instituto para Aprendizagem ao Longo da Vida da UNESCO) vai oferecer sua ampla experiência para que a implementação do projeto possa acontecer e também ser responsável por ajustar o programa de alfabetização não-formal de adultos que já existe em modalidades de aprendizado alternativas e às necessidades das comunidades que foram afetadas pelo terremoto. A UNESCO tem implementado programas de alfabetização para pessoas jovens e adultas no Afeganistão desde 2008, oferecendo assistência para pelo menos um milhão de aprendentes através do fornecimento de cursos de alfabetização baseada em habilidades e Alfabetização Geral Básica.

Texto feito através da publicação localizada no link: https://www.uil.unesco.org/en/articles/government-japan-pledges-funding-provision-non-formal-education-youth-and-adults-earthquake-affected

Fonte da imagem: Imagem de Shutterstock / Maximum Exposure PR coletada em https://encr.pw/mXAyl

Autora: Luísa Carolina (2024)

Pulicado por: Jéssica Rodrigues