Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos

Panorama Social de América Latina y el Caribe 2022: la transformación de la educación como base para el desarrollo sostenible Informes periódicos

Publicado no dia 01/12/2022 15:21

Publicado por Raymara Agra

A edição de 2022 do Panorama Social da América Latina e Caribe analisa, entre outros, a chamada crise silenciosa da educação e a necessidade de avançar em sua transformação como base para o desenvolvimento sustentável da região.
O documento está organizado em quatro capítulos. O Capítulo I, além de apresentar um histórico macroeconômico relevante sobre a evolução do PIB per capita, emprego, distribuição de renda familiar e evolução do índice de preços ao consumidor, aborda a evolução de duas décadas de desigualdade de renda e pobreza (2002-2021). Aborda também as mudanças registradas durante a pandemia na evolução da estratificação social.

O capítulo II refere-se à preocupante crise silenciosa da educação como outra das grandes consequências da pandemia, bem como às sucessivas crises que a têm acompanhado. No entanto, esta crise é também uma oportunidade de transformação. O capítulo aborda várias prioridades, incluindo a manutenção de condições seguras para a reabertura das escolas, o investimento em estratégias para identificar os custos da interrupção do ensino presencial, tanto em termos de aprendizagem e bem-estar socioemocional, como a conceção e implementação de estratégias de recuperação que visam não deixar ninguém para trás.

O capítulo III aborda o acesso à educação e os impactos trabalhistas desiguais da pandemia entre homens e mulheres. Os graves retrocessos vividos pelas mulheres no mercado de trabalho contrastam com seus notáveis ​​avanços no acesso à educação, que, paradoxalmente, não se traduziram em condições mais igualitárias no mercado de trabalho. Em particular, destaca-se o papel do desenvolvimento de setores mais intensivos em conhecimento, especialmente aqueles ligados ao campo STEM, para avançar em direção a uma mudança estrutural progressiva.

O Capítulo IV analisa o marco institucional social e a evolução do gasto social na América Latina e no Caribe. As instituições sociais são essenciais para consolidar sistemas de proteção social universais, integrais, sustentáveis ​​e resilientes.

Para acessar o documento, clique aqui

Confira outras notícias

Segunda a Sexta das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00