Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos

A educação de jovens e adultos e sua imbricação com o ensino regular

Publicado no dia 02/09/2022 20:25

Publicado por Raymara Agra

Acaba de ser publicado na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Brasília, v. 103, n. 264, p. 271-298, maio/ago. 2) o artigo dos professores Carlos Eduardo Moreno Sampaio e Luciano Abrão Hizim, A educação de jovens e adultos e sua imbricação com o ensino regular. O professor Carlos Moreno apresentou os dados analisados neste artigo durante o Diálogo Inter/nacional de aprendizagem de adultos, promovido pela Cátedra UNESCO de EJA, no dia 01/10/2021.

No artigo, os autores apontam o interesse social na questão do direito à educação no Brasil que tem constituído campo de estudos acadêmicos e de instituições governamentais que  avaliam  políticas  públicas.  O objetivo deste  artigo  é  apresentar  resultados de pesquisa sobre o público potencial e atendido pela educação de  jovens  e  adultos  (EJA),  como  direito  educacional  contemplado  na

Constituição Federal de 1988. Como procedimento metodológico, realizamos um estudo quantitativo sobre bases  de  dados,  indicadores  educacionais e  informações  demográficas  produzidas  por  órgãos  de  Estado.  O  estudo  revelou que o fenômeno da trajetória escolar irregular tem relação com a  migração  de  alunos  para  a  EJA,  caracterizando  sua  imbricação  com  o  ensino  regular,  o  que  aponta  para  a  necessidade  de  adoção  de  políticas  específicas para o enfrentamento das deficiências de trajetória acadêmica e o atendimento do público potencial da EJA.

Link para baixar o artigo: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5135/4142

Confira outras notícias

Segunda a Sexta das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00