Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > SABERES E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO POPULAR n°05

SABERES E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO POPULAR n°05

publicado: 19/05/2020 09h19, última modificação: 19/05/2020 09h19

SABERES E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO POPULAR No05

📖 Que tal conhecer um livro? 💭 Apresentamos a vocês *EDUCAÇÃO POPULAR E SUBJETIVIDADE: vivências em Feira Agroecológica de bases na economia solidária popular, de Nelsânia Batista da Silva*📖📚
"Romper com a tradição elitista e conservadora da Psicologia não é tarefa simples. Exige a participação de muitos e a ousadia de criar o novo. É com satisfação que apresento o livro de Nelsânia, pois ele é, sem dúvida, um esforço nesta direção.
(Nesse livro, temos) um estudo cuidadoso sobre as vivências na Feira Agroecológica que acontece nas dependências da Universidade Federal da Paraíba. Nelsânia trouxe para a cena a dimensão subjetiva desta experiência e com isto colaborou significativamente para reforçar a presença dos sujeitos que constroem essa experiência de economia solidária popular.
A presença da dimensão subjetiva, presença essa que a Psicologia contribui, significativamente, para produzir na medida em que é seu objeto de estudo e trabalho. Dar visibilidade aos sentimentos, às significações e sentidos, às emoções e afetos que reúnem e ligam as pessoas que vivem juntas uma experiência permite que a educação popular e a experiência de uma Feira sejam olhadas de modo a vermos, com clareza, a presença dos sujeitos que as constituem. Enxergar o que pensam e sentem estas pessoas é dar a elas, com sua ação coletiva, maior visibilidade como sujeitos ativos do processo" ( _Ana Mercês Bahia Bock,prefaciante_).
📌 Quer mais obras em Educação Popular? Conheça a *Coleção VEPOP-SUS* no endereço: http://www.ccm.ufpb.br/vepopsus/home/todos-os-projetos/vepop-sus/biblioteca-vepop/%20livros%20/
_Essa é uma dica do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR), vinculado ao NUPLAR/Pró-Reitoria de Extensão, a Linha de Educação Popular do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)_