Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Institucional > Egressos(as)
conteúdo

Egressos(as)

por PPGE publicado 28/08/2019 13h43, última modificação 14/10/2021 22h29

Resultado de imagem para egressos

EGRESSO

As competências que formam o perfil do/a egresso/a se organizam em torno dos eixos de formação para pesquisa, docência e liderança educativa, contemplando dimensões intelectuais, operativas, éticas e estéticas, de modo a integrar, orgânica e funcionalmente, teoria e prática.

EIXO I-  Formação para a pesquisa envolve o desenvolvimento de competências para o exercício crítico, criativo e autônomo do pensamento científico e o domínio das ferramentas teóricas e metodológicas do campo da Educação para a resolução de problemas socialmente relevantes. Essas competências se distribuem em:

a)      Compreender sistematicamente a identidade epistemológica do campo da investigação educacional, em se tratando de suas teorias e métodos;

b)       Conceber e operacionalizar projetos de pesquisa científica com atenção aos parâmetros de rigor e qualidade investigativa, contribuindo para a ampliação de repertórios de conhecimento do campo educacional;

c)      Analisar situações educativas sob enfoques multirreferenciais, de modo a produzir possibilidades de inovação nas políticas e práticas pedagógicas com base em um estatuto ético que vincule a ciência à crítica propositiva das contradições do desenvolvimento social;

d)       Participar ativamente da comunidade investigativa através da divulgação de estudos e pesquisas para o avanço científico, tecnológico, social e cultural em níveis local, regional,nacional e internacional e contribuir para a popularização da ciência, especialmente no campo educacional, através de programas, projetos e iniciativas diversas.

Eixo 2:  Formação para a docência diz respeito às exigências para a atuação de docentes na Educação Superior, bem como na Educação Básica, diante dos desafios de ordem política, epistemológica, didático-curricular e relacional que emergem em contextos de sala de aula e de gestão das instituições educativas. As competências associadas a este eixo são:

a)      Conceber a problemática do ensino em suas diferentes interfaces, situando-o como uma questão teórico-metodológica com identidade pedagógica;

b)      Planejar, executar e avaliar planos, projetos e situações formativas, reconhecendo as especificidades de público e contexto;

c)      Articular a produção de conhecimento resultante da pesquisa especializada com a tomada de decisões pedagógicas que constroem o contexto da docência;

d)      Desenvolver-se em contextos colaborativos alicerçados nos princípios de gestão

democrática e participativa das instituições educativas;

e)      Desenvolver metodologias de ação que contemplem a diversidade constitutiva de indivíduos e grupos, além de situações sociais e institucionais específicas;

f)       Responder a desafios da prática pedagógica com base em princípios éticos e em perspectivas inovadoras;

g)      Integrar diferentes recursos e formas de conhecimento para aportar práticas pedagógicas contextualizadas e dinâmicas, refletindo a complexidade do saber e da condição humana.

Eixo 3: Formação para a liderança educativa se desdobra em competências voltadas ao exercício de influência positiva, pelo/a mestre/a ou doutor/a, junto a pessoas e organizações, visando à condução de processos respaldados em conhecimentos científicos resultantes da pesquisa especializada em Educação e do engajamento e compromisso ético e político do/a egresso/a. Essas competências reúnem:

a)      Envolver-se em iniciativas sociais e comunitárias de resolução de problemas, demonstrando expertise na crítica e proposição de alternativas técnico-científicas;

b)      Canalizar referenciais produzidos na interface entre pesquisas locais, regionais, nacionais e internacionais para a criação de estratégias educativas nas instituições escolares e não escolares e de subsídios para a formulação de políticas educacionais;

c)      Participar ativamente do debate público envolvendo a educação, efetuando a defesa crítica e eticamente responsável de proposições intelectuais;

d)      Difundir conhecimentos e tecnologias do campo educacional oriundos da atividade investigativa junto a diferentes públicos e em níveis local, regional, nacional e internacional;

e)      Exercitar o diálogo intercultural para a valorização das diferenças e promoção de experiências educativas que imprimam novos valores e sentidos à convivência inspirados nos Direitos Humanos e na construção democrática.

 

Projeto de Acompanhamento aos Egressos

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB iniciou ,no final de 2018, o  Projeto de Acompanhamento aos Egressos, que tem como objetivo promover uma interação contínua com nossas/os mestras/es e doutoras/as para acompanhar seu desenvolvimento profissional, após a titulação.

Para conhecermos sobre a trajetória dos egressos do PPGE utilizamos  atividades como a aplicação de questionários (google forms), que coletam informações sobre a qualidade do PPGE e a sua influência na  formação profissional, inserção no mercado de trabalho, no sistema educacional, inserção internacional, produção intelectual, trabalhos técnico-científicos premiados etc.

Além disso, também  realizamos eventos com a participação dos egressos para socializarem  com os discentes atuais a sua formação e a contribuição do PPGE na sua carreira profissional. Outra estratégia de divulgação  das produções dos egressos ocorre por meio das redes sociais – Projeto O.N.D.A –, em que suas pesquisas são publicizadas em vídeos de 1 a 2 minutos. I

Siga o Projeto no Instagran : @ondaprojeto

 

LISTA DE LINKS DOS CURRÍCULOS LATTES DOS (AS) EGRESSOS(AS) DO PPGE

 Alunos do PPGE em 2017 - Lattes.docx

Alunos do PPGE em 2018 - Lattes.docx

Alunos do PPGE em 2019 - Lattes.docx 

Alunos do PPGE em 2020 - Lattes.docx