O Programa
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba é o único na área que oferece o curso de Doutorado no estado, com a missão de gerar e difundir conhecimento e inovação por meio de ensino, pesquisa e extensão, para contribuir com o desenvolvimento da sociedade, assegurando uma educação pública, gratuita, inclusiva, equitativa e de qualidade.
O maior programa da Universidade Federal da Paraíba em número de docentes e discentes tem como seu objetivo principal formar mestres/as e doutores/as, com sólida base teórico-metodológica no campo da Educação, para atuarem como pesquisadores/as, docentes e técnicos/as, em instituições de ensino e investigação especializada, e lideranças em organizações e movimentos sociais bem como em outras esferas da sociedade. Pretende-se, assim, contribuir com a formação das novas gerações de pesquisadores/as da área da Educação no Brasil, profissionais com nível de excelência, capazes de atuarem tanto em espaços formais e não formais de educação, em instituições escolares e em espaços educativos não escolares, em diálogo e interação com experiências, conhecimentos e projetos nacionais e internacionais, em uma perspectiva que, partindo de uma realidade regional – o Nordeste brasileiro –, seja também universal.
Constitui-se esse Programa por 5 linhas: Educação Popular, História da Educação, Políticas Educacionais, Processos de Ensino-Aprendizagem e Estudos Culturais da Educação, as quais se inserem em um campo plural perpassado por diversos paradigmas educacionais.
MISSÃO:
- Formar pesquisadores(as)-educadores(as), comprometidos(as) com a geração e difusão do conhecimento e inovação educacional, fazendo interface com processos de extensão e inserção social, para contribuir com o desenvolvimento da sociedade, referenciando sua missão institucional de defesa de uma educação pública, gratuita, inclusiva, equitativa e de qualidade.
VISÃO:
- Ser reconhecido como um programa de relevância social e excelência acadêmica e científica na área da Educação, em níveis local, regional, nacional e internacional, apto a produzir e socializar conhecimentos em diferentes experiências e instituições educativas.
VALORES:
- Respeito à diversidade, integridade e dignidade da pessoa humana;
- Atitudes de pesquisa amparadas na criticidade e domínio teórico-metodológico na área da Educação;
- Difusão do conhecimento da área educacional, por meio da pesquisa científica junto a diferentes públicos e em níveis local, regional, nacional e internacional;
- Ética, transparência e compromisso com a sociedade, com o bem público e com a defesa de maior justiça social.
OBJETIVOS:
a) Formar pesquisadores da área da Educação para atuação na pesquisa, no exercício da docência, alicerçada nos princípios de gestão democrática e participativa das instituições educativas e em outros campos educacionais;
b) Estimular inovação nas políticas e práticas pedagógicas, com base na diversidade, ética e transparência e na crítica das contradições do desenvolvimento social;
c) Incentivar a participação no debate público, em defesa de uma educação crítica e eticamente responsável;
d) Possibilitar investigações históricas, filosóficas, sociológicas, políticas e pedagógicas dos processos educacionais, em níveis local, regional, nacional e internacional.
PROPOSTA DE CURRÍCULO
A proposta curricular do PPGE / UFPB está inserida em suas cinco linhas e diversos grupos de pesquisa, cadastrados no diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.
O currículo é organizado em:
(1) disciplinas obrigatórias comuns às linhas, específicas para os cursos de mestrado e doutorado, uma com abordagem teórica, outra com abordagem metodológica, totalizando 8 créditos;
(2) disciplinas obrigatórias comuns aos dois cursos, específicas às linhas, uma com abordagem teórica e outra com abordagem metodológica, totalizando 11 ou 15 créditos, dependendo do nível;
(3) várias disciplinas opcionais, oferecidas pelas linhas, completando 4 ou 8 créditos, dependendo do nível;
(4) práticas de pesquisa, correspondentes a atividades de orientação, em 4 créditos para o mestrado e 8 créditos para o doutorado;
(5) Estágio de Docência, em conjunto com os cursos de graduação, com 2 créditos para o mestrado e 4 créditos para o doutorado.
Portanto, totaliza no mínimo 25 créditos para o mestrado e 35 para o doutorado.