O Programa
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba é o único na área que oferece o curso de Doutorado no estado, com a missão de gerar e difundir conhecimento e inovação por meio de ensino, pesquisa e extensão, para contribuir com o desenvolvimento da sociedade, assegurando uma educação pública, gratuita, inclusiva, equitativa e de qualidade.
O maior programa da Universidade Federal da Paraíba em número de docentes e discentes tem como seu objetivo principal formar mestres/as e doutores/as, com sólida base teórico-metodológica no campo da Educação, para atuarem como pesquisadores/as, docentes e técnicos/as, em instituições de ensino e investigação especializada, e lideranças em organizações e movimentos sociais bem como em outras esferas da sociedade. Pretende-se, assim, contribuir com a formação das novas gerações de pesquisadores/as da área da Educação no Brasil, profissionais com nível de excelência, capazes de atuarem tanto em espaços formais e não formais de educação, em instituições escolares e em espaços educativos não escolares, em diálogo e interação com experiências, conhecimentos e projetos nacionais e internacionais, em uma perspectiva que, partindo de uma realidade regional – o Nordeste brasileiro –, seja também universal.
Constitui-se esse Programa por 5 linhas: Educação Popular, História da Educação, Políticas Educacionais, Processos de Ensino-Aprendizagem e Estudos Culturais da Educação, as quais se inserem em um campo plural perpassado por diversos paradigmas educacionais.
MISSÃO:
- Formar pesquisadores(as)-educadores(as), comprometidos(as) com a geração e difusão do conhecimento e inovação educacional, fazendo interface com processos de extensão e inserção social, para contribuir com o desenvolvimento da sociedade, referenciando sua missão institucional de defesa de uma educação pública, gratuita, inclusiva, equitativa e de qualidade.
VISÃO:
- Ser reconhecido como um programa de relevância social e excelência acadêmica e científica na área da Educação, em níveis local, regional, nacional e internacional, apto a produzir e socializar conhecimentos em diferentes experiências e instituições educativas.
VALORES:
- Respeito à diversidade, integridade e dignidade da pessoa humana;
- Atitudes de pesquisa amparadas na criticidade e domínio teórico-metodológico na área da Educação;
- Difusão do conhecimento da área educacional, por meio da pesquisa científica junto a diferentes públicos e em níveis local, regional, nacional e internacional;
- Ética, transparência e compromisso com a sociedade, com o bem público e com a defesa de maior justiça social.
OBJETIVOS:
I - analisar a problemática da educação em suas dimensões históricas, políticas, culturais e pedagógicas, nos diversos contextos sociais e junto aos diversos sujeitos;
II - formar pesquisadores(as) educacionais para atuarem no desenvolvimento dos conhecimentos da área;
III - aprimorar, de forma crítica e científica, a formação de profissionais da Educação.
A ESTRUTURA CURRICULAR DO PPGE
A estrutura curricular do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB (PPGE-UFPB) está em constante atualização, refletindo o compromisso com a excelência acadêmica e a formação qualificada dos discentes. No quadriênio em tela, foi aprovada uma nova redação do Regulamento e da Estrutura Acadêmica para os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, sob a responsabilidade do Centro de Educação, conforme estabelecido na Resolução CONSEPE Nº 04/2022, que substituiu a Resolução CONSEPE nº 09/2016. Os componentes curriculares do PPGE, nos níveis de Mestrado e Doutorado, foram implementados conforme os Artigos 50 a 53.
A estrutura curricular vigente está detalhada no Anexo II da referida Resolução (Disponível em: https://ce.ufpb.br/ppge/contents/Documentos/resoluo_04-2022_consepe-ppge-1.pdf), e visa assegurar a organização e adequação do processo formativo, alinhado às exigências pedagógicas institucionais.
A composição curricular do PPGE foi cuidadosamente planejada para garantir uma formação sólida e abrangente, contemplando disciplinas obrigatórias comuns às diferentes linhas de pesquisa e aos cursos de Mestrado e Doutorado. Além disso, a estrutura inclui disciplinas específicas para cada linha de pesquisa, sendo algumas exclusivas do Doutorado, bem como disciplinas eletivas que possibilitam aprofundamento temático tanto para mestrandos quanto para doutorandos. Para complementar a formação acadêmica, o Programa oferece atividades essenciais no campo do ensino, como o Estágio de Docência I, voltado para mestrandos e doutorandos, e o Estágio de Docência II, específico para doutorandos. Essas atividades possibilitam aos discentes uma vivência concreta no magistério da Educação Superior, permitindo-lhes acompanhar professores de diferentes disciplinas dos cursos de licenciatura da UFPB em atividades de planejamento, pesquisa e condução de aulas, contribuindo para sua experiência e qualificação docente.
Com o foco na internacionalização, o programa ainda disponibiliza disciplinas obrigatórias comuns alternativas para turmas internacionais, como Educação Comparada, Educação e Sociedade Latino-americana, e Educação e Sociedade em Países de Língua Portuguesa Oficial. Essas ofertas visam proporcionar uma base teórica robusta e crítica, além de favorecer a interdisciplinaridade, integrando diferentes áreas do saber ao campo de pesquisa dos discentes. A proposta curricular busca também fortalecer a autonomia acadêmica, incentivando os estudantes a assumirem um papel ativo em seus processos de aprendizado e investigação.
Os eixos estruturais da proposta curricular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPB, posta em desenvolvimento a partir de 2022, com a aprovação da Resolução Nº 04/2022, desempenham um papel fundamental na formação do pesquisador, do docente-pesquisador e na inserção social dos seus participantes. Cada eixo, com suas especificidades, contribui para a construção de um currículo dinâmico e articulado com as demandas do campo educacional e as necessidades sociais, preparando os alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado para atuar de maneira crítica e transformadora no cenário educacional.
Por fim, o Programa privilegia a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, reforçando o compromisso com a formação integral e a produção de conhecimentos que atendam às demandas sociais e acadêmicas contemporâneas.
Em conformidade com a sobredita Resolução, a integralização dos cursos do PPGE requer um mínimo de 25 (vinte e cinco) créditos para o Mestrado e 35 (trinta e cinco) créditos para o Doutorado.
No caso do Mestrado, o estudante deverá cursar:
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8 (oito) créditos em disciplinas obrigatórias comuns;
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11 (onze) créditos em disciplinas obrigatórias específicas por linha de pesquisa;
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2 (dois) créditos obrigatórios em atividades de Estágio Docência;
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4 (quatro) créditos em disciplinas eletivas da linha ou de outros Programas de Pós-Graduação compatíveis com o curso.
Para o Doutorado, a carga mínima de 35 (trinta e cinco) créditos será distribuída da seguinte forma:
-
8 (oito) créditos em disciplinas obrigatórias comuns;
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15 (quinze) créditos em disciplinas obrigatórias específicas por linha de pesquisa;
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4 (quatro) créditos obrigatórios em atividades de Estágio Docência, a serem cursados em dois períodos, consecutivos ou não;
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8 (oito) créditos em disciplinas eletivas da linha ou de outros Programas de Pós-Graduação compatíveis com o curso.