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O Programa

por mateus publicado 04/07/2016 08h44, última modificação 03/04/2024 16h27

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba é o único na área que oferece o curso de Doutorado no estado, com a missão de gerar e difundir conhecimento e inovação por meio de ensino, pesquisa e extensão, para contribuir com o desenvolvimento da sociedade, assegurando uma educação pública, gratuita, inclusiva, equitativa e de qualidade.

O maior programa da Universidade Federal da Paraíba em número de docentes e discentes tem como seu objetivo principal formar mestres/as e doutores/as, com sólida base teórico-metodológica no campo da Educação, para atuarem como pesquisadores/as, docentes e técnicos/as, em instituições de ensino e investigação especializada, e lideranças em organizações e movimentos sociais bem como em outras esferas da sociedade. Pretende-se, assim, contribuir com a formação das novas gerações de pesquisadores/as da área da Educação no Brasil, profissionais com nível de excelência, capazes de atuarem tanto em espaços formais e não formais de educação, em instituições escolares e em espaços educativos não escolares, em diálogo e interação com experiências, conhecimentos e projetos nacionais e internacionais, em uma perspectiva que, partindo de uma realidade regional – o Nordeste brasileiro –, seja também universal.

Constitui-se esse Programa por 5 linhas: Educação Popular, História da Educação, Políticas Educacionais, Processos de Ensino-Aprendizagem e Estudos Culturais da Educação, as quais se inserem em um campo plural perpassado por diversos paradigmas educacionais.

MISSÃO:

  • Formar pesquisadores(as)-educadores(as), comprometidos(as) com a geração e difusão do conhecimento e inovação educacional, fazendo interface com processos de extensão e inserção social, para contribuir com o desenvolvimento da sociedade, referenciando sua missão institucional de defesa de uma educação pública, gratuita, inclusiva, equitativa e de qualidade.

 

VISÃO:

  • Ser reconhecido como um programa de relevância social e excelência acadêmica e científica na área da Educação, em níveis local, regional, nacional e internacional, apto a produzir e socializar conhecimentos em diferentes experiências e instituições educativas.

 

VALORES:

  • Respeito à diversidade, integridade e dignidade da pessoa humana;
  • Atitudes de pesquisa amparadas na criticidade e domínio teórico-metodológico na área da Educação;
  • Difusão do conhecimento da área educacional, por meio da pesquisa científica junto a diferentes públicos e em níveis local, regional, nacional e internacional;
  • Ética, transparência e compromisso com a sociedade, com o bem público e com a defesa de maior justiça social.

 

OBJETIVOS:

a)     Formar pesquisadores da área da Educação para atuação na pesquisa, no exercício da docência, alicerçada nos princípios de gestão democrática e participativa das instituições educativas e em outros campos educacionais;

b)     Estimular inovação nas políticas e práticas pedagógicas, com base na diversidade, ética e transparência e na crítica das contradições do desenvolvimento social;

c)     Incentivar a participação no debate público, em defesa de uma educação crítica e eticamente responsável;

d)     Possibilitar investigações históricas, filosóficas, sociológicas, políticas e pedagógicas dos processos educacionais, em níveis local, regional, nacional e internacional.

 

PROPOSTA DE CURRÍCULO

A proposta curricular do PPGE / UFPB está inserida em suas cinco linhas e diversos grupos de pesquisa, cadastrados no diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

O currículo é organizado em:

(1) disciplinas obrigatórias comuns às linhas, específicas para os cursos de mestrado e doutorado, uma com abordagem teórica, outra com abordagem metodológica, totalizando 8 créditos;

(2) disciplinas obrigatórias comuns aos dois cursos, específicas às linhas, uma com abordagem teórica e outra com abordagem metodológica, totalizando 11 ou 15 créditos, dependendo do nível;

(3) várias disciplinas opcionais, oferecidas pelas linhas, completando 4 ou 8 créditos, dependendo do nível;

(4) práticas de pesquisa, correspondentes a atividades de orientação, em 4 créditos para o mestrado e 8 créditos para o doutorado;

(5) Estágio de Docência, em conjunto com os cursos de graduação, com 2 créditos para o mestrado e 4 créditos para o doutorado.

Portanto, totaliza no mínimo 25 créditos para o mestrado e 35 para o doutorado.