Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Resultado Interno - Prêmio Capes de Tese edição 2023

Resultado Interno - Prêmio Capes de Tese edição 2023

publicado: 25/04/2023 13h01, última modificação: 27/04/2023 10h10

CAROS DISCENTES E COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFPB:

Comunicamos por este meio o resultado interno do Prêmio Capes de Tese, edição 2023.

A comissão   composta pelos/as professores/as Dr. Jorge Fernando Hermida Aveiro (Presidente), Dra. Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra e Dr. Leonardo Rolim Severo (Representantes do Colegiado de professores do Programa), Dra. Iracema Campos Cusati (Representante docente externo ao Programa) , recebeu a inscrição de três (03) teses e, após avaliação, destacou a qualidade acadêmica de todos os trabalhos inscritos e deliberou pela indicação da tese intitulada: "POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS: possibilidades emancipatórias em Licenciaturas da UFPB", de autoria de Theóffillo da Silva Lopes, orientador Prof. Dr. Francisco José Pegado Abílio, defendida no ano de 2022, para indicação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB ao Prêmio Capes da Tese, Edição 2023.

A indicação é justificada pelos resultados da pesquisa, por meio da pesquisa-ação e do curso de formação complementar, desenvolvido de forma crítica na formação inicial de professores/as dos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais, História, Geografia e Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba, Campus de João Pessoa, foi possível verificar que a partir de práticas críticas, que incluem a práxis educativa de ação-reflexão-ação, novas concepções puderam ser alcançadas, construindo coletivamente novas posturas diante de si, do mundo e das práticas educativas em Educação Ambiental, das quais, apresentadas ao longo dos resultados.

Diante do exposto, parabenizamos ao Doutor Theóffillo da Silva Lopes e ao seu ex-orientador, Prof. Dr. Francisco José Pegado Abílio, pela conquista da indicação para concorrer ao Prêmio Nacional representando ao nosso programa.

Jorge Fernando Hermida
Professor Titular