Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > RESPOSTA DA COORDENAÇÃO À CARTA DOS DOUTORANDOS
conteúdo

Notícias

RESPOSTA DA COORDENAÇÃO À CARTA DOS DOUTORANDOS

publicado: 12/04/2020 23h37, última modificação: 12/04/2020 23h37

Caras/os doutorandas/os e mestrandas/os:

Inicialmente, desejamos que todas/os estejam bem.

A respeito da carta das/os doutorandas/os, concordamos que embora não haja “previsão do retorno às atividades presenciais”, não é interessante “pararmos as atividades acadêmicas”, e que precisamos encontrar “um formato de educação à distância que se ajuste às novas circunstâncias”, lembrando ser este um evento temporário.

Sabemos (e lamentamos) que a crise tem vários impactos na vida cotidiana e nas nossas atividades acadêmicas, com “adaptação ao distanciamento social e sobrecarga”, afetando discentes e docentes, os quais, por exemplo, tiveram de passar a usar ferramentas telemáticas.

A Coordenação já solicitou às/aos docentes com disciplinas este semestre que adaptem os planos de curso e registrem as atividades à distância no Sigaa para que tenham validade. Portanto, o replanejamento foi e está sendo feito no processo e isso não afetará nosso calendário letivo, que iniciou em fevereiro e está folgado até o fim do ano, em comparação com anos anteriores.

Lembramos que as estratégias metodológicas e avaliativas, antes pensadas para a modalidade presencial, não mudam substancialmente no formato a distância, já que costumam ser participação/frequência e trabalhos escritos. A base de uma formação pós-graduada é leitura e escrita, além de discussão e avaliação por docentes e pares.

Prazos de entrega de trabalhos devem ser negociados em cada disciplina e os prazos da finalização de cada semestre rigorosamente respeitados, com notas no Sigaa. Se produções individuais escritas estão substituindo agora as intervenções orais em aula presencial, considerem que esse é um ótimo exercício de sistematização, inclusive para desenvolver foco e concisão, podendo ser aproveitadas na confecção dos trabalhos finais, na produção de artigos para revistas, e nas teses e dissertações.

A reflexão sobre a atual realidade educacional que vivenciamos levará tempo... Por ora nos concentremos nas disciplinas deste período e sigamos experimentando e dialogando.

 

Feliz Páscoa!

A Coordenação