Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CAPACITAÇÕES PARA DOCENTES E DISCENTES OFERTADAS PELA PRG/SEAD DURANTE O CALENDÁRIO SUPLEMENTAR

publicado: 22/05/2020 20h52, última modificação: 22/05/2020 20h52

Link: http://www.uead.ufpb.br/index.php/17009/

A Universidade Federal da Paraíba, através da Pró-Reitoria de Graduação e da Superintendência de Educação a Distância (SEAD) iniciará a oferta de um calendário suplementar no dia 8 de junho de 2020 por decisão do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Res. 13/2020/Consepe), em decorrência da decretação de isolamento social para evitar o contágio pelo novo Coronavírus (COVID-19). Serão ofertados cursos com a finalidade de desenvolver habilidades no uso de tecnologias digitais e de metodologias ativas de ensino e de aprendizagem, antes e durante a execução do calendário suplementar que, diferentemente das modalidades presencial e a distância, propõe atividades acadêmicas de ensino remoto.

PARA DOCENTES:

Os cursos de formação para os docentes serão ofertados considerando dois formatos:

1. Docência digital e estratégias didáticas para o ensino remoto

O curso  tem carga horária total de 20 horas e duração de 10 dias. Serão ofertadas 500 vagas em 10 turmas de 50 participantes. A prioridade de atendimento será, no primeiro momento, os docentes que pretendem ofertar componentes curriculares regulares para os discentes da graduação no calendário suplementar. O curso tem por objetivo desenvolver habilidades voltadas para o design de atividades acadêmicas, utilizando os recursos didáticos e as atividades do ambiente virtual de aprendizagem Moodle Classes para a mediação pedagógica e para a avaliação da aprendizagem em processos de ensino remoto. Os conteúdos propostos são:

TÓPICO 1: Apresentação do curso: Apresentação da plataforma Moodle Classes. Entendendo o design instrucional do curso. Configurando o Tópico Geral de um curso.

TÓPICO 2: Mediação pedagógica e comunicação: Configurando o Tópico Semanal de um curso. Mediação pedagógica por comunicação síncrona e assíncrona.

TÓPICO 3: Avaliação da aprendizagem em processos educativos virtuais: Estratégias de avaliação da aprendizagem em salas de aula virtuais, avaliação objetiva e avaliação subjetiva.

As ofertas ocorrerão nas seguintes datas:

Primeira Oferta: 25 de maio a 04 de junho.

Segunda Oferta: 08 de junho a 17 de junho.

Terceira Oferta: 22 de junho a 01 de julho.

Quarta Oferta: 06 de julho a 15 de julho.

Quinta Oferta : 20 de julho a 29 de julho.

O/A docente poderá se inscrever através do link: https://forms.gle/DRwixwLq3UDUJtei7.  Após a pré-inscrição o/a professor/a deve aguardar um e-mail de confirmação e instruções de acesso ao Curso.

Coordenadoras:

Profa. Drª. Lebiam Tamar Gomes Silva
Profª. Drª. Ana Cláudia Félix Gualberto
Profª Drª Sandra Maria Araújo Dias

2. Moodle 3.8+ para Professores (Autodirigido)

O curso atenderá um número ilimitado de docentes por meio de ambiente virtual Moodle Classes – e pelo formato autodirigido, característico dos MOOCs (Massive Open Online Course). O curso ofertado tem por finalidade apresentar ao docente as tecnologias e possibilidades oferecidas pela plataforma Moodle no ensino remoto.

O Moodle é o sistema de gestão da aprendizagem (LMS – Learning management system) mais popular no mundo. São mais de 150 mil instalações registradas e mais de 200 milhões de usuários no mundo todo. Essa plataforma está implementada no Classes. Nesse curso você aprenderá a utilizar o Moodle para construir seus próprios cursos. Utilizaremos os Recursos que são materiais não interativos, além da explicação dos processos de criação de Atividades que consistem em elementos de interação do estudante com o professor, a tecnologia de mediação, dentre outros. O foco desse curso são 1) Atividades: Escolha, Fórum, Questionário e Tarefa; 2) Recursos: Pasta, Arquivo, URL.

Todas essas ferramentas são oferecidas pelo Moodle em sua versão 3.8+ e poderão ser utilizadas por professores ou designers instrucionais para montar seus cursos.

Após a pré-inscrição, no link https://forms.gle/LvdZghM3tDCdQyJq6 , o professor deve aguardar um e-mail de confirmação e instruções de acesso ao Curso.

Coordenador:

Prof. Dr. Paulo Henrique Souto Maior Serrano.

________________________________________________________________________________

PARA DISCENTES:

Já os cursos de formação para os discentes serão ofertados em 04 módulos individuais, em formato aberto – Massive Open Online Course (MOOC),  e terá fluxo contínuo de inscrição e de acesso Digital. O curso ofertado tem por finalidade formar o discente para o uso de tecnologias educacionais no ensino remoto:

MÓDULO 1:

– Introdução aos recursos de comunicação e de aprendizagem no ambiente virtual Moodle Classes.

MÓDULO 2:

– Aplicação de tecnologias de comunicação aos processos de aprendizagem.

MÓDULO 3:

– Uso de recursos educacionais abertos para a aprendizagem remota.

MÓDULO 4:

– Utilização dos recursos e ferramentas de informação, comunicação e aprendizagem do SIGAA.

O estudante poderá optar por se inscrever em apenas um ou em todos os módulos durante a vigência do calendário suplementar.

Após a pré-inscrição, no link https://forms.gle/x1Dp47qNrwj2tiPw9, o estudante deve aguardar um e-mail de confirmação e instruções de acesso ao Curso.

Coordenador:

Prof. Dr. Jan Edson Rodrigues Leite.