Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Departamentos > Departamento de Metodologia da Educação

Departamento de Metodologia da Educação

por danielrocha publicado 09/08/2019 18h05, última modificação 08/02/2021 09h59

O Departamento de Metodologia da Educação (DME) foi criado em 02 de abril de 1979 como uma instância intermediária de deliberação científico-administrativa do Centro de Educação da UFPB. Atualmente, possui quase cinquenta professores efetivos, grande parte doutores, com formações disciplinares distintas que se distribuem em quatro áreas organizacionais: 1. Didática; 2. Comunicação e Expressão; 3. Ciências Naturais; 4. Ciências Sociais e Educação Popular. Os professores do DME atuam sobretudo na oferta de componentes curriculares obrigatórios que, de modo geral, abarcam: I) as metodologias de ensino das disciplinas escolares (oferecidas aos cursos de Pedagogia); II) a Didática e os Estágios Supervisionados (ministrados na Pedagogia e nas demais licenciaturas). No Centro de Educação, o DME ainda se destaca pela maior oferta de disciplinas optativas que diversificam a formação de professores, a exemplo de Avaliação da Aprendizagem e de várias outras relacionadas à Educação Popular e à Educação de Jovens e Adultos. Essa amplitude e diversidade do Departamento faz com que ele ofereça uma média de duzentas turmas por semestre para trinta cursos de graduação, presencial e a distância, que atendem a mais de cinco mil alunos em vários municípios da Paraíba e de estados adjacentes. Além de colaborarem significativamente para a formação inicial de professores em diferentes cursos e modalidades, os docentes do DME estão envolvidos em projetos de ensino, pesquisa, extensão e atuam em vários Programas de Pós-graduação que possibilitam a formação continuada de professores da Educação Básica e da Educação Superior.

E-mail: dme@ce.ufpb.br