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UFPB sedia a XVI Jornada do HISTEDBR

publicado: 02/11/2023 00h01, última modificação: 02/11/2023 00h01

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu, entre os dias 30/10 e 01/11, a XVI Jornada do HISTEDBR, Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” e o VI Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia Histórico-Crítica, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho.

Realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CE) da UFPB, o evento celebrou o 40º aniversário do livro “Escola e Democracia”, do Prof. Dr. Dermeval Saviani, idealizador da Pedagogia Histórico-Crítica. A programação da primeira jornada presencial do HISTEDBR após a pandemia foi marcada por duas conferências magnas, quatro mesas redondas e doze grupos de trabalho (GTs) dedicados à reflexão das contribuições históricas da obra e das perspectivas futuras das políticas públicas educacionais.

Organizador do encontro, o Prof. Jorge Hermida apontou o envolvimento da comunidade acadêmica durante as exposições. “Tivemos a participação de 460 professores com 230 trabalhos apresentados. Esperamos ter contribuído com a criação de espaços de debate para tratarmos o melhor rumo para a educação brasileira”.

O grupo cultural de dança e teatro indígena Juventude Potiguara, formado por alunos da Escola Pedro Máximo de Lima, abriu o primeiro dos três dias com uma apresentação cultural no auditório da Reitoria. Entre os participantes da mesa de abertura estiveram os professores José Claudinei Lombardi, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Roberto Rondon, vice-diretor do CE.

A comissão preparatória foi composta por 56 pessoas distribuídas entre estudantes do PPGE e do Departamento de Educação Física (DEF) do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Integrante da equipe, a Profa. Bertyza Fernandes, do Departamento de Educação Básica (DEBAS) do CE, revela a contribuição da solenidade para o debate da educação brasileira e paraibana.

“Além de reunir professores do Brasil inteiro e também de fora do país, o evento é crucial porque ele traz essa visão histórico-crítica para a educação paraibana. Traz a experiência de professores em sala de aula que estão lá no batente, na luta pela melhoria na educação, pela melhoria no ensino, para dentro da universidade e para realmente discutirmos a situação da educação brasileira”, explica. “Como eu particularmente trabalho com a educação infantil, em meio a toda a situação política que vivemos, a jornada faz com que nós possamos refletir e criticar sobre como a educação infantil tem sido deixada em último lugar nesse país, tendo em vista que a educação básica é a base de uma sociedade”.

 

Memória, conhecimento e novos desafios

 

No período da tarde, houve uma homenagem ao professor Sílvio Ancízar Sánchez Gamboa. Lombardi, em memória ao pesquisador, destacou o engajamento social do companheiro e relembrou a importância do diálogo e do intercâmbio de ideias no ambiente acadêmico. “Se essa geração não for à luta, como o meu colega, esta universidade que hoje conhecemos, fundada no tripé de ensino, pesquisa e extensão, vai acabar. Vai prevalecer o negócio institucional”.

Em seguida, o Prof. Dr. Frederico Costa, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), palestrou sobre o tema “Educação, marxismo e emancipação humana”, com a mediação do Prof. Charliton Machado, do Departamento de Metodologia da Educação (DME) do CE. Costa tratou de conceitos históricos da educação, de acordo com a perspectiva marxista, e salientou a relevância da teoria crítica na atualidade.

Já no segundo dia da jornada, a terceira mesa do evento abordou o assunto “A educação física na educação infantil na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica”. Mediada pela Profa. Cláudia Maria de Lima, do DEBAS, a conferência abarcou falas dos professores Fernando Augusto Severino Soares, da UFPB, Juliana Pasqualim, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e Matheus Bernardo Silva, da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

A Profa. Dra. Juliana Pasqualim enfatizou o trabalho pedagógico de educação física na formação da criança: “Essa fase que compreende os primeiros anos de vida, entre 0 a 5 anos, que é a primeira etapa da Educação Básica, é fundamental para o desenvolvimento humano que resulta da apropriação corporal”.

Para finalizar os três dias de apresentações, a conferência de encerramento contou com uma palestra do Prof. Dr. Dermeval Saviani via videoconferência na noite desta quarta-feira (01/11). Em carta lida pelo Prof. Dr. José Claudinei Lombardi, os membros do HISTEDBR também expressaram solidariedade ao povo palestino diante dos bombardeios na Faixa de Gaza.

Em meio a aplausos, Saviani reforçou o papel da pesquisa frente aos novos desafios da educação para uma pedagogia transformadora da sociedade. “Sabemos que nós vamos enfrentar sempre resistências, ou melhor, reações daqueles que não querem que a população, que os trabalhadores, tenham os seus direitos, as suas necessidades, as suas educações atendidas,” disse. “Então, essa luta nós temos que enfrentar não apenas nos debates, nos eventos, mas é uma luta do dia a dia que enfrentamos nas nossas casas, nas nossas instituições, nas nossas outras atividades.”

“É a disposição para manter essa luta sendo ativa que nos impulsiona a realizar o trabalho de conscientização das massas e de formação da consciência revolucionária”, concluiu.

 

HISTEDBR

 

O HISTEDBR é um coletivo nacional de pesquisa formado em 1986, na Faculdade de Educação da Unicamp, por professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação, dedicado ao entendimento da história da educação social e geograficamente.

O grupo estuda três linhas de pesquisa principais: Historiografia e Concepções Teórico-Metodológicas da História da Educação, História das Políticas Educacionais no Brasil e História das Instituições Escolares no Brasil. Ele possui 24 GTs distribuídos em 13 estados brasileiros e publica produções acadêmicas na Revista HISTEDBR On-Line.

A I Jornada do HISTEDBR ocorreu em julho de 2002, na cidade de Salvador-BA, e discutiu o tema “História da Escola Pública no Brasil”.

A Jornada do HISTEDBR na UFPB também abrangeu comunicações científicas e lançamentos de livros. Para mais informações, acesse o site oficial do evento: www.even3.com.br/xvijornadadohistedbr. As palestras foram transmitidas remotamente pelo canal do HISTEDBR no YouTube.

 

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Texto: Estagiária Íris Machado
ACOM/CE/UFPB