Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Promovido no próximo dia 10 de Outubro círculo de diálogo em comemoração aos 50 anos do livro Pedagogia do Oprimido
conteúdo

Notícias

Promovido no próximo dia 10 de Outubro círculo de diálogo em comemoração aos 50 anos do livro Pedagogia do Oprimido

publicado: 01/10/2018 09h17, última modificação: 01/10/2018 09h17

Em 2018 o livro Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire, completa 50 anos. Traduzido e publicado em todo o mundo, tem sucessivas edições na América Latina, América do Norte, Europa, Ásia e África. Terceira obra mais citada, segundo levantamento do Google Scholar, em trabalhos acadêmicos das ciências humanas, soma mais de 70.000 referências em trabalhos rastreados. Além disso, encontra-se entre os 100 livros mais solicitados em Universidades de língua inglesa e em um milhão de ementas de estudos universitários americanos, ingleses, australianos e neozelandeses, entre outros. No campo das Ciências da Educação é o segundo autor mais citado em todo o mundo e tem 20 das suas principais obras na relação das mais estudadas. Certamente, as estatísticas do uso das suas obras em português e espanhol serão outros recordes importantes. E embora as referências tomem a amplitude da sua trajetória intelectual como relevante totalidade, sem dúvida o livro Pedagogia do oprimido encontra-se no topo em termos de utilização. A UNESCO incluiu sua obra teórica e prática como “Patrimônio da Humanidade” e, também, no Programa “Memórias do Mundo”. A reunião anual da AERA (American Educational Reserch Association, fundada em 1916), maior congresso de pesquisadores da educação de todo o mundo, homenageou os 50 anos de Pedagogia do oprimido em abril de 2018, com 24 trabalhos apresentados durante o evento. Em suma, depois de 50 anos da escrita da sua obra mais famosa, Paulo Freire continua sendo referência mundial na área pedagógica e nas Ciências da Educação.

No dia 10 de outubro próximo (nos três turnos) um conjunto de especialistas no campo da Educação Popular e na obra de Paulo Freire, tendo Pedagogia do oprimido como âncora principal, reunir-se-á no Auditório do Centro de Educação da UFPB para expor e debater o legado de um dos principais educadores do século XX e suas prospectivas atuais. Confira a programação e venha compreender e debater o legado de Paulo Freire para a educação brasileira e mundial.

Acesse a programação completa aqui