Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto leva indígenas tabajara ao cinema, ao planetário e teatros do Espaço Cultural da Paraíba

publicado: 06/06/2023 08h23, última modificação: 06/06/2023 08h23

Objetivando apresentar e discutir suas demandas com as autoridades do estado, indígenas tabajara de três aldeias situadas no litoral sul da Paraíba farão uma visita orientada nesta terça-feira (6), a partir das 16h, ao Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Eles vão assistir a uma sessão no Cine Banguê, a uma apresentação da Orquestra Sinfônica Mirim conhecer o planetário, a biblioteca e os dois teatros instalados no complexo cultural.

“Trata-se de uma iniciativa do nosso projeto de extensão e, durante a programação, os líderes indígenas também aproveitarão para fazer o lançamento do site deles que é o tabajarapb.com”, explica Lusival Barcellos, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenador do Projeto Cinema nas Aldeias Tabajara.

Organizador do evento juntamente com os caciques Carlinhos (Aldeia de Gramame), Ednaldo (Aldeia Vitória) e Paulo Tabajara (Aldeia Taquara), Lusival ressalta que, para o evento, autoridades dos três poderes estão sendo convidadas, entre elas o governador João Azevedo (PSB), o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), e o senador Veneziano Vital do Rego (MDB), além de representantes do Ministério Público.

Também estão na lista de convidados a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), reitoria e professores da UFPB, prefeitos e secretários da Educação e da Cultura do estado e dos municípios do litoral sul, além de parlamentares.

O evento, segundo Lusival Barcellos, é aberto ao público em geral, especialmente aos estudantes que quiserem acompanhar a visita e conversar com os indígenas. O objetivo do projeto, segundo ele, é justamente fazer com que os tabajara ampliem seus conhecimentos e contatos com os espaços culturais da Paraíba.

Antropólogo e professor do Departamento de Pós-Graduação em Ciências da Religião da UFPB, Lusival acrescenta que o site a ser lançado é um canal importante, porque, nele, as pessoas vão ter acesso a tudo sobre a história e a cultura dos tabajara.

Fonte: Espaço PB com Ademilson José