Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > IX Congresso ANPTECRE | "A Religião na América Latina e Caribe: conceitos, relações e perspectivas".

18 a 21 de Setembro de 2023
publicado: 01/11/2023 23h51, última modificação: 01/11/2023 23h53

Entre os dias 18 a 21 de Setembro de 2023 aconteceu o IX Congresso ANPTECRE, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Teologia e Ciências da Religião, com o tema "A Religião na América Latina e Caribe: conceitos, relações e perspectivas".

Realizado na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, no Estado de São Paulo, o evento é o mais importante marco na área das Ciências da Religião e Teologia do país.

A presença de docentes da UFPB no evento, bem como a participação de docentes no Conselho Diretor, reforça o destaque de nosso programa na área.

Superando 800 participantes, o evento contou com a participação de professoras e de professores do Departamento de Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba, trabalhando como conferencistas, debatedores, coordenadores de Mesas-Temáticas e de Grupos de Trabalhos.

Na segunda-feira, 18 de Setembro, primeiro dia de evento, reservado ao corpo diretor, aconteceu a Assembléia da ANPTECRE. Participaram da programação os nossos docentes Fernanda Lemos, vice-presidente do Conselho Diretor; Marinilson Barbosa da Silva, membro do Conselho Científico e representante do nosso PPGCR na Associação; e, Vitor Chaves de Souza, membro do Conselho Fiscal.

Na ocasião da Assembleia da ANPTECRE, a Universidade Federal da Paraíba foi escolhida para sediar a próxima edição do evento, em 2025, devido a importância do Departamento de Ciências das Religiões da UFPB para a área 44 da CAPES de Ciências da Religião e Teologia.

A viagem a trabalho das e dos docentes foi possibilitada com financiamento do PROAP-CAPES do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB e, no caso do conferencista convidado, do PAEP da ANPTECRE e PUC-Campinas.