Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudante egressa da Rede Estadual de Ensino recebe o Prêmio Jovem Pesquisador de Iniciação Científica da UFPB

publicado: 05/03/2024 12h58, última modificação: 05/03/2024 12h58

A estudante Maria Vitória Juvito Matias, egressa da Escola Cidadã Integral Técnica Francisca Ascensão Cunha, recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador de Iniciação Científica, oferecido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em cerimônia que aconteceu no Campus I da instituição na manhã desta terça-feira. A estudante desenvolveu o projeto “Conteúdos e Temas de Filosofia no livro didático Moderna Plus - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas” durante 12 meses e recebeu uma bolsa-auxílio para realizar as atividades.

O objetivo da pesquisa era investigar quais conteúdos e temas de filosofia se apresentam no livro didático e a relação com outros conhecimentos da área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, em seus aspectos interdisciplinares como conteúdos e temas. A estudante falou sobre como ficou sabendo do projeto de Iniciação Científica.

“Para ser bem sincera, eu fui pega meio que de surpresa. Eu estava assistindo uma aula quando fui surpreendida pelo meu professor de Filosofia e pela coordenadora pedagógica da escola, que me contaram um pouco sobre o projeto e se eu tinha interesse em participar, e claro, sem a menor dúvida, eu aceitei, já que era um projeto voltado para algo que eu gosto bastante, que é a Filosofia”.

Tânia Palhano, professora de Filosofia da Educação da UFPB, foi uma das orientadoras da estudante. Ela comentou sobre as atividades desenvolvidas por Maria Vitória e lembrou da importância da parceria entre a Universidade e as Escolas.

“Preparada para a atividade que desenvolveu na pesquisa, Maria sempre esteve atenta à escuta e ao diálogo, atualizada com os prazos, e com uma ótima oralidade na apresentação dos resultados.A interação entre Escola e Universidade, a oportunidade de uma aluna do ensino médio desenvolver atividades de pesquisa como bolsista, entender o movimento da pesquisa e seus resultados. E é bem relevante a professora sair da universidade e chegar à escola pisar no chão e subir seus batentes, da sala de aula aos corredores e os ambientes daquele espaço escolar”, comentou.

Maria Vitória foi aprovada no curso de História da UFPB, mas lembrou da importância da Filosofia no desenvolvimento do projeto. “Apesar de eu ter escolhido cursar História, Filosofia é uma área que me interessa e que eu sempre busco conhecer cada vez mais sempre que possível. Além disso, a Filosofia tem um papel completamente fundamental não só na Educação, mas na vida de um modo geral, e eu observo que isso não é reconhecido ou percebido pela maioria das pessoas, e se de alguma forma eu puder contribuir para propagar cada vez mais esse conhecimento, eu com certeza irei e com todo o prazer do mundo”, concluiu a estudante.

Fonte: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao/noticias/estudante-egressa-da-rede-estadual-de-ensino-recebe-o-premio-jovem-pesquisador-de-iniciacao-cientifica-da-ufpb