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A Filisofia Pragmatista na Educação Popular PDF Imprimir E-mail

AUTOR(A): DANIEL ALVES MAGALHÃES

TÍTULO E SUBTÍTULO DA TESE: A Filisofia Pragmatista na Educação Popular

LINHA DE PESQUISA: Fundamentos e Processos em Educação Popular

DATA DE DEFESA DA TESE: 09/06/2008          Nº DE PÁGINAS: 242

Orientador: Prof. Dr. José Francsico de Melo Neto

BANCA EXAMINADORA:­­­­­

Prof. Dr. José Francisco de Melo Neto- Orientador

Profa. Dra. Maria das Graças Medeiros Tavares 

Prof. Dr. André  Leclerc                                                                           

Prof. Dr. Roberto Jarry Richardson 

Prof. Dr. Charliton José dos Santos Machado   

RESUMO:

O tema desta pesquisa é a Filosofia Pragmatista, o campo de atuação é a Educação Popular e o objetivo é investigar a possibilidade de trabalhar a Filosofia Pragmatista em atividades educativas pela Educação Popular, através de um estudo feito a partir da experiência educacional da Filosofia Pragmatista com meninos e meninas de rua da Fundação de Amparo ao Menor (FUNDANOR), da cidade de Palmeira dos Índios, no Estado de Alagoas. Começa investigando, criticamente, os fundamentos do Programa Pragmatista de Filosofia para Crianças e Adolescentes de Matthew Lipman, filósofo e educador estadunidense (USA), fazendo a aproximação de sua proposta com a Pedagogia de Paulo Freire. É uma pesquisa bibliográfico-histórica com um aporte de campo, de uma instituição social promotora de Educação Popular. Objetiva também averiguar até que ponto a metodologia utilizada no ensino da Filosofia Pragmatista alcança a proposta de Alfabetização elaborada por Paulo Freire. Conclui, enfim, que a Filosofia Pragmatista aproxima-se da Educação Popular, apresentando-se como ferramenta-chave no processo de construção e amadurecimento do questionamento reflexivo, ponto crucial a ser alcançado na formação dos saberes filosóficos, éticos e morais, necessários à vida, sendo possível uma aproximação daquela filosofia à Pedagogia de Paulo Freire.

Palavras Chave: Pragmatismo, Educação Popular, Matthew Lipman e Paulo Freire.


 


 
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