PPGE - UFPB
Home arrow Dissertações arrow Dissertações 2009 arrow A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE: Um estudo no curso de Pedagogia..
Menu
Home
Quem somos
Estrutura Física
Estrutura Curricular
Resoluções e Normas
Linha de Pesquisa
Grupo de Pesquisa
Corpo Docente
Corpo Discente
Dissertações
Teses
Revista Temas
Publicações
Program.Acadêmica 2013.1
Formulários
Seleção 2013
Procurar
Online
Temos 1 visitante online
A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE: Um estudo no curso de Pedagogia.. PDF Imprimir E-mail

AUTOR (A)  ÁLVARO GEORGE ROSAS DE ALBUQUERQUE JÚNIOR

TITULO E SUBTITULO DA DISSERTAÇÀO: A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE: Um estudo no curso de Pedagogia a distância do CE/UFPBVIRTUAL

LINHA DE PESQUISA DO PPGE:Estudos Culturais da Tecnologia da Informação, Comunicação e Cultura

DATA DA DEFESA:  31/07/2009                      N. de páginas da dissertação: 168

ORIENTADOR (A) INSTITUIÇÃO: PROFª DRª EDNA GUSMÃO DE GÓES BRENNAND – PPGE/UFPB

RESUMO: A crescente inclusão da informática na Educação, propicia, no ciberespaço, o surgimento de novos espaços de ampliação do conhecimento. O Ambiente virtual de aprendizagem, como é conhecido, disponibiliza os mais diversos recursos que promove o processo de ensino e aprendizagem na rede mundial de comunicação e informação – a internet – redimensionando o aprendizado on-line. A usabilidade entra em contato por meio do plano físico, perceptivo e cognitivo, facilitando o uso desses ambientes virtuais. Portanto esta dissertação apresenta a importância da usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, focando seus aspectos tecnológicos e pedagógicos. Por essa razão, o objetivo foi medir o índice de satisfação dos usuários, em relação à interface do AVA. Essa análise foi através das categorias gerais e especificas de acordo com a escala de Likert do tipo de concordância. A pesquisa utiliza ainda os seguintes métodos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, questionário e entrevista. A dissertação volta-se, ainda, para a compreensão da origem e conceito da educação a distância, da comunicação através da internet, dos ambientes virtuais on-line e da interface e usabilidade dos AVA’s. Os resultados mostraram que todos os atributos de usabilidade estão qualificados em níveis acima da média, considerados bons. Concluído que o Moodle apresenta boa usabilidade qualificada através da evidenciação do bom desempenho e da boa satisfação dos docentes, mediadores e alunos investigados, revertendo-se a investigação em uma boa mediação pedagógica.

Palavras-chave: Educação a distância. Usabilidade. Moodle.

BANCA EXAMINADORA: 

EDNA GUSMÃO DE GÓES BRENNAND (PPGE/CE/UFPB) - Orientadora

LUCÍDIO DOS ANJOS FORMIGA CABRAL (PPGI/UFPB)

CHARLITON JOSÉ DOS SANTOS MACHADO (PPGE/CE/UFPB

 
< Anterior   Seguinte >