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Inclusão Educacional de Crianças com Deficiência no Município de João Pessoa: as representações... PDF Imprimir E-mail

AUTOR (A): Francymara Antonino Nunes de Assis 

 TITULO E SUBTITULO DA DISSERTAÇÀO: Inclusão Educacional de Crianças com Deficiência no Município de João Pessoa: as representações sociais das mães (1996-2006)    

LINHA DE PESQUISA DO PPGE: Funamentos e Processos em Educação Popular

 DATA DA DEFESA: 17/02/2009       N. de páginas da dissertação: 120 

ORIENTADOR (A) INSTITUIÇÃO: Prof. Dr. Charliton José dos Santos Machado 

RESUMO: A implementação da educação inclusiva tem sido alvo de debates, tema de conferências, alvo de críticas e elogios por parte de especialistas, pais e professores, principais atores envolvidos no processo. A inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino insere-se no contexto das discussões referentes à integração das pessoas com deficiências enquanto cidadãos, com direitos e deveres de participação e contribuição social. Diante dos desafios que a inclusão educacional provoca, o presente estudo tem como objetivo conhecer as representações sociais das mães sobre a inclusão vivenciada por seus filhos com deficiência no contexto da rede pública de ensino fundamental do município de João Pessoa. Os subsídios teóricos da pesquisa fundamentam-se na apreciação do contexto histórico no qual vicejaram as idéias de uma educação para todos; na legislação educacional, através da análise de documentos que expressam as proposições para a política nacional de atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais a partir de 1990; bem como na Teoria das Representações Sociais. Este estudo utiliza a metodologia qualitativa e tem como principal fonte de pesquisa o depoimento oral, coletado em entrevistas semi-estruturadas. Os dados da pesquisa foram organizados e analisados de acordo com o método da Análise de Conteúdo. Através da análise das categorias temáticas ser mulher e mãe de uma criança com deficiência: a dinâmica familiar; a experiência da inclusão educacional; o papel da escola e violência, preconceito e exclusão, o estudo revela que, para as mães participantes da pesquisa, o nascimento de uma criança com deficiência impacta, sobretudo, a figura materna, representada como principal responsável pelos cuidados com os filhos. Indica, ainda, que a educação e a escola são concebidas como fundamentais na vida de seus filhos, no entanto, predomina nos seus discursos a representação de uma escola pública marcada pelo descaso com a escolarização das crianças com deficiência e por práticas discriminatórias que dificultam a construção de sistemas escolares inclusivos, a inclusão social e a conquista da cidadania.  Palavras-chave: Educação Especial, Educação Inclusiva, Representações Sociais 

BANCA EXAMINADORA: 

Prof. Dr. Charliton José dos Santos Machado - UFPB/CE
Prof. Dr. Jean Carlo de Carvalho - UFPB/CE
Prof. Dr. Iraquitan de Oliveira Caminha - UFPB/CCS

 
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