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Reflexão sobre a matemática e seu processo de ensino-aprendizagem: implicações na (re)elaboração... PDF Imprimir E-mail

AUTOR(A): ADELMO CARVALHO DA SILVA


TÍTULO E SUBTÍTULO DA TESE: Reflexão sobre a matemática e seu processo de ensino-aprendizagem: implicações na (re)elaboração de concepçoes e práticas de professores

 

LINHA DE PESQUISA:Políticas Públicas e Práticas Educativas


 

DATA DE DEFESA DA TESE: 26/03/2009          Nº DE PÁGINAS:188

Orientadora:Profª Dr.ª Rogéria Gaudencio do Rêgo 


BANCA EXAMINADORA:

Profª. Drª. Rogéria Gaudencio do Rêgo (UFPB/CCEN/CE) Orientadora

Profª. Drª. Marta Maria Pontin Darsie (UFMT/IE) Examinadora

Profª. Drª. Maria Gilvanise de Oliveira Pontes (UECE) Examinadora

Profª. Drª. Simone Albuquerque da Rocha (UFMT/ICHS/CUR)Examinadora

Prof. Dr. Roberto Jarry Richardson (UFPB/CE) Examinador

RESUMO: Este estudo busca aprofundar a compreensão da importância da reflexão para o desenvolvimento da prática docente. As investigações produzidas no âmbito dessa perspectiva – a epistemologia da prática – têm constatado que o exercício da reflexão/prática reflexiva desempenha um papel fundamental na formação inicial e continuada e na compreensão da ação educativa. No entanto, há pouca informação no que se refere ao papel da reflexão no desenvolvimento de concepções sobre a Matemática e seu ensino. O objetivo desta pesquisa foi investigar o pensamento reflexivo dos professores sobre a Matemática e seu processo de ensino-aprendizagem e sua importância na (re)elaboração de suas concepções. A investigação teve como propósito responder às seguintes questões: Qual a importância da reflexão para o desenvolvimento do pensamento e da ação do professor que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Que modelo(s) de reflexão deve(m) configurar a prática desse professor? Que prática reflexiva contribui para a (re)elaboração das concepções do professor sobre a Matemática e seu ensino? A prática do registro sobre a aprendizagem matemática do aluno contribui para a aquisição e compreensão de novos saberes e conhecimentos pedagógicos? Para tanto, norteia-se, inicialmente, no conceito de reflexão apresentado pelo filósofo John Dewey (1959), em sua obra Como pensamos, e nos desdobramentos do termo apontados por Schön (1983, 2000), Shulman (1987), Moraes (1997) e Chardin (2006). Expande a compreensão do termo na vertente da reflexão crítico-emancipatória defendida por Car (1996), Kar e Kemmis (1998), Giroux (1986; 1992; 1997), Zeichner (1993a, 1993b) e Contreras (2002). Parte da premissa de que a reflexão/prática reflexiva é possibilitadora da (re)elaboração de concepções sobre a Matemática e seu processo de ensino-aprendizagem e, desse modo, possibilita novas maneiras de entendimento sobre o que e como ensinar essa disciplina. Utiliza as abordagens da pesquisa qualitativa e do método interpretativo para analisar o conteúdo da reflexão de seis professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, acerca da Matemática e seu processo de ensino-aprendizagem. Os instrumentos utilizados na análise foram a observação, entrevistas e análise de documentos – registros de aulas e fichas de avaliação. Aponta os seguintes resultados: os professores utilizam as concepções adquiridas no momento da formação básica e inicial para orientar a prática educativa. A (re)elaboração de concepções sobre a Matemática e seu ensino é desencadeada através de um movimento cíclico, iniciando-se com a reflexão sobre a ação e dando continuidade nos momentos da formação continuada, através da reflexão coletiva sobre o processo de ensino-aprendizagem desta disciplina. Conclui que a reflexão coletiva age como impulsionadora de mudanças nas concepções dos professores sobre a Matemática e seu ensino. Nesse sentido, a investigação constitui-se como um caminho interessante para discussões relacionadas ao pensamento do professor sobre a Matemática e seu ensino, o desenvolvimento e a compreensão da prática, dos conhecimentos e dos saberes e da formação de professores.

Palavras-chave: Reflexão. Matemática. Concepções. Ensino-aprendizagem da Matemática.

 

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