PPGE - UFPB
Home arrow Dissertações arrow Dissertações 2009 arrow A FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE
Menu
Home
Quem somos
Estrutura Física
Estrutura Curricular
Resoluções e Normas
Linha de Pesquisa
Grupo de Pesquisa
Corpo Docente
Corpo Discente
Dissertações
Teses
Revista Temas
Publicações
Program.Acadêmica 2013.1
Formulários
Seleção 2013
Procurar
Online
A FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE PDF Imprimir E-mail

AUTOR(A): MARIA JOSÉ CANDIDO BARBOSA

 

TÍTULO E SUBTÍTULO DA DISSERTAÇÃO: A FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

LINHA DE PESQUISA: Estudos Culturais e Tecnologias da Informação e Comunicação
 

DATA DE DEFESA: 2009  Nº DE PÁGINAS: 128


BANCA EXAMINADORA:
Profª. Drª. Sônia de Almeida Pimenta Orientadora
Profª. Drª. Mirian de Albuquerque Aquino Membro/UFPB
Profº. Dr. Élio Chaves Flores Membro /UFPB



RESUMO: 
Neste trabalho, nos propomos a investigar as implicações das paisagens culturais pósmodernas nos modelos de formação continuada dos(as) professores e a sua relação com a (re)construção da(s) identidade(s) docente(s). Recorremos às contribuições dos Estudos Culturais, cuja centralidade atribuída à cultura nos levou a colocar no centro de nossa pesquisa a categoria identidade, compreendendo-a como uma construção cultural que se estabelece nas sociedades modernas no final do século XX e adentrando no século XXI. Para isso, fizemos uso dos princípios da Análise do Discurso Francesa como abordagem qualitativa de pesquisa, através da análise das práticas discursivas de 04 professores(as) da rede municipal de ensino de João Pessoa que participaram do curso Educação-Africanidades-Brasil, e da análise do corpus documental composto pela legislação e referenciais da formação continuada e das políticas de ação afirmativa no Brasil através de decretos, portarias, declarações, recomendações e outros textos normativos e prescritivos das políticas educacionais. O resultado da pesquisa nos leva a reconhecer a formação continuada como um acontecimento discursivo que possibilita a (re)construção de identidades docentes para o enfrentamento das fragmentações das paisagens culturais pós-modernas.

Palavras-Chave: Formação Continuada. Formação Docente. Identidade Docente

Download da dissertação completa

 
< Anterior   Seguinte >