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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26868
Tipo: Tese
Título: Desvelando a autoavaliação institucional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a partir da visão dos gestores
Autor(es): Ribeiro, Wagner Leite
Primeiro Orientador: Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
Resumo: Esta tese está vinculada aos estudos relativos à Avaliação da Educação Superior no Brasil, problemática correlacionada à linha de pesquisa Políticas Educacionais, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A pesquisa se direcionou à Autoavaliação Institucional, considerando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) - Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, e tendo como objetivo analisar o papel da autoavaliação institucional e suas repercussões no processo de tomada de decisão da UFPB, a partir da ótica dos gestores da Comissão Própria de Avaliação (CPA) a fim de possibilitar a melhoria da qualidade do processo. Para tanto, a base teórica e conceitual utilizada contemplou as concepções de Estado Avaliador e Regulador, as Políticas Educacionais e, mais especificamente, o SINAES. Assim, foram analisadas as experiências de autoavaliação institucional da UFPB, desenvolvidas nos últimos 5 (cinco) anos, mais especificamente no período de 2017 a 2021, a fim de compreender os seus sentidos, significados numa visão da instituição em sua integralidade. Com a finalidade de alcançar o objetivo geral dessa investigação, buscou-se conhecer as trajetórias, desmembramentos e avanços da UFPB em termos de Avaliação Institucional, a partir dos resultados evidenciados nos Relatórios de Avaliação Institucional Interna (RAAIs), elaborados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e, por isso, optou-se pelo estudo de caso como método de procedimento. Como estratégia para desenvolver o estudo empírico, foram realizadas entrevistas com os gestores da CPA a fim de que fossem identificadas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças no âmbito da instituição, considerando a utilização da Matriz SWOT como ferramenta para análise e interpretação dos dados. Diante disso, os resultados da pesquisa desvelaram que as políticas institucionais de autoavaliação estão previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) (2019 – 2023) da UFPB, entretanto, identificou-se que os eixos e indicadores definidos pelo Instrumento de Avaliação Institucional Externa (IAIE) não foram plenamente contemplados nos RAAIs analisados. Ademais, verificou-se a inexistência de um sistema computacional específico para coleta e tratamento dos dados de autoavaliação na UFPB, de forma a alcançar um maior quantitativo de respondentes, dar celeridade ao processo e elaborar subsídios para a melhoria da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social. Constatou-se, ainda, a necessidade de melhorias nas condições de infraestrutura física, atualização do Regimento Interno da CPA – em vigor desde 2004, adequações no que se refere à paridade dos segmentos que compõem a comissão, bem como a consolidação de uma cultura de autoavaliação na instituição, em conformidade com os preceitos do SINAES.
Abstract: This thesis is linked to studies related to the Evaluation of Higher Education in Brazil, a problem correlated to the line of research on Educational Policies, of the Graduate Program in Education (PPGE), at the Federal University of Paraíba (UFPB). The research focused on Institutional Self-Assessment, considering the National Higher Education Assessment System (SINAES) - Law no. 10,861, of April 14, 2004, and with the objective of analyzing the role of institutional self-assessment and its repercussions on the decision-making process of the UFPB, from the perspective of the managers of the Own Assessment Committee (CPA) in order to enable the process quality improvement. Therefore, the theoretical and conceptual basis used included the conceptions of the Evaluating and Regulating State, the Educational Policies and, more specifically, the SINAES. Thus, the UFPB institutional self-assessment experiences, developed in the last 5 (five) years, more specifically in the period from 2017 to 2021, were analyzed in order to understand their senses, meanings in a view of the institution in its entirety. In order to reach the general objective of this investigation, we sought to know the trajectories, dismemberments and advances of the UFPB in terms of Institutional Evaluation, based on the results evidenced in the Internal Institutional Evaluation Reports (RAAIs), prepared by the Own Evaluation Committee (CPA) and, therefore, the case study was chosen as the method of procedure. As a strategy to develop the empirical study, interviews were conducted with CPA managers in order to identify the strengths, weaknesses, opportunities and threats within the institution, considering the use of the SWOT Matrix as a tool for analysis and interpretation of data. In view of this, the results of the research revealed that institutional self-assessment policies are provided for in the Institutional Development Plan (PDI) (2019 - 2023) of the UFPB, however, it was identified that the axes and indicators defined by the External Institutional Assessment Instrument ( AIIE) were not fully included in the analyzed RAAIs. Furthermore, there was a lack of a specific computational system for collecting and processing self-assessment data at the UFPB, in order to reach a larger number of respondents, speed up the process and elaborate subsidies for the improvement of its institutional efficiency and academic effectiveness. and social. It was also verified the need for improvements in the conditions of physical infrastructure, updating of the CPA Internal Regulations - in force since 2004, adjustments regarding the parity of the segments that make up the commission, as well as the consolidation of a culture of self-assessment at the institution, in accordance with SINAES precepts.
RESUMEN Esta tesis está vinculada a estudios relacionados con la Evaluación de la Educación Superior en Brasil, problema relacionado con la línea de investigación sobre Políticas Educativas, del Programa de Posgrado en Educación (PPGE), de la Universidad Federal de Paraíba (UFPB). La investigación se centró en la Autoevaluación Institucional, considerando el Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior (SINAES) - Ley nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, y con el objetivo de analizar el papel de la autoevaluación institucional y sus repercusiones en la toma de decisiones. decisión de la UFPB, en la perspectiva de los gestores del Comité de Evaluación (CPA) para viabilizar la mejora de la calidad del proceso. Por lo tanto, la base teórica y conceptual utilizada incluyó las concepciones del Estado Evaluador y Regulador, las Políticas Educativas y, más específicamente, el SINAES. Así, se analizaron las experiencias de autoevaluación institucional de la UFPB, desarrolladas en los últimos 5 (cinco) años, más específicamente en el período de 2017 a 2021, con el fin de comprender sus sentidos, significados en una visión de la institución en su totalidad. Para alcanzar el objetivo general de esta investigación, buscamos conocer las trayectorias, desmembramientos y avances de la UFPB en materia de Evaluación Institucional, a partir de los resultados evidenciados en los Informes de Evaluación Institucional Interna (RAAI), elaborados por la propia Evaluación (CPA) y, por tanto, se optó por el estudio de casos como método de procedimiento. Como estrategia para desarrollar el estudio empírico, se realizaron entrevistas a gerentes de CPA con el fin de identificar las fortalezas, debilidades, oportunidades y amenazas dentro de la institución, considerando el uso de la Matriz FODA como herramienta de análisis e interpretación de datos. Frente a eso, los resultados de la investigación revelaron que las políticas de autoevaluación institucional están previstas en el Plan de Desarrollo Institucional (PDI) (2019 - 2023) de la UFPB, sin embargo, se identificó que los ejes e indicadores definidos por el El Instrumento de Evaluación Institucional Externo (AIIE) no se incluyeron en su totalidad en los RAAI analizados. Además, faltaba un sistema computacional específico para la recolección y procesamiento de datos de autoevaluación en la UFPB, con el fin de llegar a un mayor número de encuestados, agilizar el proceso y elaborar subsidios para la mejora de su eficiencia institucional y eficacia académica y social. También se verificó la necesidad de mejoras en las condiciones de la infraestructura física, actualización del Reglamento Interno de la CPA - vigente desde 2004, ajustes en cuanto a la paridad de los segmentos que componen la comisión, así como la consolidación de una cultura de autoevaluación en la institución, de acuerdo con los preceptos del SINAES.
Palavras-chave: Educação superior - Avaliação
Autoavaliação institucional
CPA - Comissão Própria de Avaliação
SINAES
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
Higher Education - Evaluation
Self-assessment institutional
CPA - Own Evaluation Commission
National Education Assessment System Higher
Educación Superior - Evaluación
Autoevaluación institucional
CPA - Comité de Evaluación Propio
Sistema Nacional de Evaluación de la Educación universitaria
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26868
Data do documento: 20-Mar-2023
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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