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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26039
Tipo: Tese
Título: Tendências de publicações brasileiras sobre alfabetização científica no ensino de Biologia (1997 - 2021)
Autor(es): Andrade, Maria José Dias de
Primeiro Orientador: Abílio, Francisco José Pegado
Resumo: Concebida a partir do conceito de alfabetização de Freire, a Alfabetização Científica (AC) é incorporada ao contexto educacional a partir de sua concepção enquanto ato político que visa a emancipação e a formação cidadã dos estudantes, proporcionando a estes as habilidades necessárias para exercer seu direito à prática social, a partir da mobilização dos conhecimentos científicos. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo investigar as tendências da pesquisa brasileira sobre AC no Ensino de Biologia, publicada nos dois principais eventos científicos dessa área, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e o Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, compreendendo o período entre 1997 e 2021. Parte-se do pressuposto de que as memórias impressas nos anais dos dois principais eventos de Ensino de Ciências e Biologia do país, e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, proporcionarão o conhecimento a respeito de como a pesquisa sobre AC evoluiu ao longo dos espaços e do tempo no cenário brasileiro, evidenciando os caminhos percorridos e as pistas sobre as trajetórias a trilhar. Utilizou-se como pressupostos teórico-metodológicos a abordagem quantitativa e o método de estado do conhecimento, sob o foco da análise de conteúdo do tipo categorial. Partiu-se de categorias pré-estabelecidas para analisar os dados que compreendem o período entre 1997, quando foi realizado o I ENPEC, e 2021, ano de realização da edição mais recente desse encontro e do ENEBIO. Os resultados encontrados indicam o crescimento significativo do número geral de trabalhos sobre AC publicados nos lócus investigados, com as pesquisas no Ensino de Biologia apresentando uma estagnação nos últimos anos. Há uma predominância de pesquisas oriundas do eixo Sul-Sudeste, com a região Nordeste surgindo como elemento de mitigação dessas assimetrias regionais. A maioria dos trabalhos não recebeu incentivo financeiro, nem estava articulada a outros projetos, bem como, as autorias e orientações são, em sua grande maioria, pontuais. Grande parte das investigações foi desenvolvida no Ensino Médio e na Educação Superior, tratando sobre diversas temáticas do Ensino de Biologia, operacionalizadas principalmente a partir da relação Conteúdo-Método, por meio de pesquisas descritivas e interventivas, com o crescimento dessa última categoria nos últimos anos, evidenciando assim o caráter pragmático de grande parte dos trabalhos analisados. Observou-se a manutenção de lacunas identificadas em pesquisas gerais sobre Ensino de Biologia, como o apagamento das pesquisas desenvolvidas na EJA, na Educação Especial e na Educação Não-Formal, bem como, o silenciamento dos subtemas Anatomia, Embriologia e Bioquímica, e dos focos temáticos Organização Escolar e História e Filosofia da Ciência. A partir das categorias analisadas foi possível observar elementos que caracterizam a evolução histórica e os movimentos realizados pelos pesquisadores que trabalham com a AC no Ensino de Biologia, revelando continuidades e mudanças com relação às pesquisas gerais da área de Educação em Ciências, bem como, a permanência de tendências temáticas e metodológicas com relação aos trabalhos gerais sobre Ensino de Biologia.
Abstract: Conceived from Freire’s concept of literacy, the Scientific Literacy (SL) is incorporated into the educational context from its conception as a political act that aims at the emancipation and citizenship formation of students, providing them with the necessary skills to exercise their right to social practice, from the mobilization of scientific knowledge. In this sense, the present study aimed as objective investigate the trends of Brazilian research on SL on Biology Teaching, published on the two main scientific events in this area, the Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) and the Encontro Nacional de Ensino em Biologia (ENEBIO), and the Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, covering the period between 1997 and 2021. It is assumed that the memories printed in the annals of the two main events of Science and Biology Teaching in the country, and in the Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, will provide the knowledge about how research on SL has evolved over spaces and time in the Brazilian scenario, evidencing the paths taken and the clues about the trajectories to follow. It was used as theoretic-methodological assumptions the quantitative approach and the method of state of knowledge, under the focus of content analysis of categorical type. It was based on pre-established categories to analyze the data covering the period between 1997, when the I ENPEC was held, and 2021, year of the most recent edition of this meeting and of the ENEBIO. The results found indicate the significative growth of the general number of papers on SL published in the investigated locus, with research on Biology Teaching showing a stagnation in the last few years. There is a predominance of research coming from the South-Southeast axis, with the Northeast region emerging as an element of mitigation of these regional asymmetries. Most of the works did not receive financial incentive, nor were they articulated to other projects, as well as, the authorship and orientations are, in its great majority, punctual. Most of the investigations were developed in High School and Higher Education, dealing with various themes of Biology Teaching, operationalized mainly from the Content-Method relationship, through descriptive and interventive research, with the growth of the latter category in recent years, thus evidencing the pragmatic character of much of the analyzed work. It was observed the maintenance of gaps identified in general research on Biology Teaching, such as the erasing of research developed in EJA, Special Education and Non-Formal Education, as well as the silencing of the subthemes Anatomy, Embryology and Biochemistry, and the thematic focuses School Organization and History and Philosophy of Science. From the analyzed categories it was possible to observe elements that characterize the historical evolution and the movements made by researchers who work with SL in Biology Teaching, revealing continuities and changes related to general research in Science Education, as well as the permanence of thematic and methodological trends in relation to general works on Biology Teaching.
RESUMEN. Concebida a partir del concepto de alfabetización de Freire, la Alfabetización Científica (AC) es incorporada al contexto educativo a partir de su concepción como acto político buscando la emancipación y la formación ciudadana de los estudiantes, proporcionando a estos las habilidades necesarias para ejercer su derecho a la práctica social, utilizando la movilización de los conocimientos científicos. Tuvimos como objetivo investigar las tendencias de la investigación brasileña sobre AC en la Enseñanza de Biología, publicada en los dos principales eventos científicos de esa área, el Encuentro Nacional de Investigación en Educación en Ciencias (ENPEC) y el Encuentro Nacional de Enseñanza de Biología (ENEBIO), y en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la CAPES entre 1997 y 2021. Las memorias impresas en los anales de los dos principales eventos de Enseñanza de Ciencias y Biología del país, y en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la CAPES, proporcionarán el conocimiento acerca de cómo la investigación sobre AC evolucionó a lo largo de los espacios y del tiempo en el escenario brasileño. Se utilizó como supuestos teórico-metodológicos el enfoque cuantitativo y el método de estado del conocimiento, bajo el foco del análisis de contenido del tipo categorial. Se partió de categorías preestablecidas para analizar los datos entre 1997, (I ENPEC), y 2021, año de realización de la edición más reciente de ese encuentro y del ENEBIO. Los resultados encontrados indican el crecimiento del número de trabajos sobre AC publicados, con las investigaciones en la Enseñanza de Biología presentando un estancamiento en los últimos años. Hay una predominancia de investigaciones oriundas del eje Sur-Sudeste, con la región Nordeste surgiendo como elemento de mitigación de esas asimetrías regionales. La mayoría de los trabajos no recibieron incentivo financiero, ni estaban articulados a otros proyectos, así como, las autorías y orientaciones son, en su gran mayoría, puntuales. Gran parte de las investigaciones fueron desarrolladas en la Enseñanza Media y en la Educación Superior, tratando sobre diversas temáticas de la Enseñanza de Biología, principalmente a partir de la relación Contenido-Método, por medio de investigaciones descriptivas e interventivas, con el crecimiento de esta última categoría en los últimos años, evidenciando así el carácter pragmático de gran parte de los trabajos analizados. Se observó el mantenimiento de lagunas identificadas en investigaciones generales sobre Enseñanza de Biología, como el borrado de las investigaciones desarrolladas en la EJA, en la Educación Especial y en la Educación No Formal, así como el silenciamiento de los subtemas Anatomía, Embriología y Bioquímica, y de los focos temáticos Organización Escolar e Historia y Filosofía de la Ciencia. Observamos elementos que caracterizan la evolución histórica y los movimientos realizados por los investigadores que trabajan con la AC en la Enseñanza de Biología, revelando continuidades y cambios con relación a las investigaciones generales del área de Educación en Ciencias, así como, la permanencia de tendencias temáticas y metodológicas con relación a los trabajos generales sobre Enseñanza de Biología.
Palavras-chave: Ensino de biologia
Educação em ciências
Alfabetização científica
Estado do conhecimento
Biology teaching
Science education
Scientific literacy
State of knowledge
Enseñanza de las ciências
Enseñanza de la Biología
Alfabetización científica
Estado del conocimiento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26039
Data do documento: 26-Ago-2022
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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