Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28848
Tipo: Tese
Título: Educação emocional na abordagem ao baixo rendimento escolar na educação básica: um olhar a partir da concepção da educação popular
Autor(es): Soares, Lupercia Jeane
Primeiro Orientador: Cruz, Pedro José Santos Carneiro
Resumo: A presente pesquisa buscou compreender as emoções dos educandos que apresentam baixo rendimento escolar. Para tanto, analisou-se perspectivas teóricas e práticas pedagógicas para a abordagem das questões emocionais que permeiam o baixo rendimento escolar durante o processo de escolarização da educação básica nos anos iniciais do ensino fundamental. Buscou-se identificar aspectos significativos da relação emoção e aprendizagem; reconhecer quais emoções se manifestam nos educandos que apresentam rendimento insatisfatório; situar as concepções de Educação Popular e de Educação Emocional do ponto de vista teórico e pedagógico; problematizar os desafios da Educação Popular e da Educação Emocional como estratégias pedagógicas para abordagem ao baixo rendimento escolar no contexto da escola pública. Esse estudo possui natureza qualitativa, com base na perspectiva da Fenomenologia Hermenêutica no campo da Educação Popular. Os dados empíricos foram produzidos no espaço da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental em Tempo Integral Augusto dos Anjos, localizada na cidade de João Pessoa; através de entrevistas semiestruturadas com educadoras da Educação Básica que observam o fenômeno do baixo rendimento escolar em seus educandos. A análise dos dados foi embasada pela fenomenologia em que os dados foram sintetizados em unidades de significados e sistematizados em categorias de análise, de acordo com os objetivos da pesquisa. Tomou-se como referencial teórico os estudos sobre educação popular de Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão, Danilo Streck e Eduardo Wanderley; a respeito do baixo rendimento escolar e as questões sociais: Miguel Arroyo, Bernard Charlot, Álvaro Marchesi e Eva Maria Pérez; quanto às questões emocionais, conceitos de emoções e suas características: António Damásio, José Maria Martins, Rafael Bisquerra, Juan Casassus e Elisa Gonsalves; sobre os processos de aprendizagem e as motivações para aprender: Humberto Maturana, Francisco Varela e Alexei Leontiev. Na construção da tese, são estudados e problematizados os caminhos entrelaçados da pesquisadora e sua vivência na educação básica, incluindo aspectos de sua trajetória de vida pessoal à atuação como pesquisadora da prática educativa. As relações entre educação popular, educação emocional e as abordagens ao baixo rendimento escolar são analisadas na reflexão crítica sobre as interfaces entre emoção, aprendizagem e baixo rendimento escolar, enfatizando especialmente os aspectos significativos da relação emoção e aprendizagem. Destacou-se, ainda, a dimensão da relação família e escola e seu impacto no baixo rendimento escolar; os comportamentos como indicadores emocionais no contexto da sala de aula; as emoções que se manifestam nos educandos com baixo rendimento escolar em uma escola no contexto popular. Os achados da pesquisa indicam que as emoções dos educandos que apresentam baixo rendimento escolar podem limitar suas capacidades de superação, logo é imprescindível compreender tais emoções para construir estratégias de regulação emocional para o reconhecimento de suas capacidades para o enfrentamento e empoderamento infantil através das perspectivas teóricas da educação popular e da educação emocional construindo uma educação que reconhece o educando da educação básica como sujeito de direitos. Identificaram-se aspectos de limites e fragilidades no conhecimento e na apropriação da educação emocional pelos docentes no contexto escolar, bem como os desafios da educação popular libertadora no enfrentamento ao baixo rendimento escolar e as possibilidades da educação popular e da educação emocional como estratégias pedagógicas para abordagem a essa questão. O diálogo entre educação popular e educação emocional possibilita o desenvolvimento do que caracterizamos como educação popular emocional libertadora, baseada no direito à aprendizagem, no fortalecimento da pessoa humana como sujeito crítico e autônomo.
Abstract: This research sought to understand the emotions of the students who have low school performance. Therefore, theoretical perspectives and pedagogical practices were analyzed to address the emotional issues that permeate low school performance during the schooling process of basic education in the early years of elementary school. The research sought to identify significant aspects of the relationship between emotion and learning; which emotions were manifested in students who have unsatisfactory performance; situate the concepts of Popular Education and Emotional Education from a theoretical and pedagogical point of view; problematize the challenges of Popular Education and Emotional Education as pedagogical strategies to approach low school performance in the context of public schools. This study has a qualitative nature, based on the perspective of Hermeneutic Phenomenology in the field of Popular Education. The empirical data were produced at the Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental em Tempo Integral Augusto dos Anjos (Early Childhood Education and Elementary School), located in the city of João Pessoa; through semi- structured interviews with Basic Education educators who observe the phenomenon of low school performance in their students. Data analysis was based on phenomenology, in which data were synthesized into units of meaning and systematized into analysis categories according to the research objectives. Studies on popular education such as Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão, Danilo Streck, Eduardo Wanderley were taken as a theoretical reference; on low school performance and social issues: Miguel Arroyo, Bernard Charlot, Álvaro Marchesi and Eva Maria Pérez; regarding emotional issues, concepts of emotions and their characteristics: António Damásio, José Maria Martins, Rafael Bisquerra, Juan Casassus, Elisa Gonsalves; on learning processes and motivations for learning: Humberto Maturana, Francisco Varela, Alexei Leontiev. In the construction of the thesis, the intertwined paths of the researcher and her experience in basic education were studied and problematized, including aspects of her personal life trajectory until her performance as a researcher of educational practice. The relationships between popular education, emotional education and approaches to low school performance were analyzed in the critical reflection on the interfaces between emotion, learning and low school performance, emphasizing especially the significants aspects of the relationship between emotion and learning. Also noteworthy was the dimension of the family-school relationship and its impact on low school performance; the student’s behaviors as emotional indicators in the context of the classroom; the emotions that were manifested in students with low school performance in a school of popular context. The research findings indicate that the emotions of students who have low school performance can limit their ability to overcome, so it is essential to understand such emotions to build emotional regulation strategies to recognize their capabilities to face low school performance and child empowerment through the theoretical perspectives of popular education and emotional education, building an education that recognizes basic education students as subjects with rights. Aspects of limits and fragility in the knowledge and appropriation of emotional education by teachers in the school context were identified, as well as the challenges of liberating popular education in coping with low school performance and the possibilities of popular education and emotional education as pedagogical strategies to address this issue.The dialogue between popular education and emotional education enables the development of what we characterize as liberating emotional popular education, based on the right to learn and on strengthening the human person as critical and autonomous.
RESUMEN. La presente investigación buscó comprender las emociones de los alumnos que presentan bajo rendimiento escolar. Para ello, se analizaron perspectivas teóricas y prácticas pedagógicas para el abordaje de las cuestiones emocionales que permiten observar el bajo rendimiento escolar durante el proceso de escolarización de la educación básica en los años iniciales enseñanza primaria. Se buscó identificar aspectos significativos de la relación emoción y aprendizaje; reconocer cuáles emociones se manifiestan en los alumnos que presentan un rendimiento insatisfactorio; situar las concepciones de Educación Popular y de Educación Emocional desde el punto de vista teórico y pedagógico; problematizar los desafíos de la Educación Popular y de la Educación Emocional como estrategias pedagógicas para el abordaje al bajo rendimiento escolar en el contexto de la escuela pública. Este estudio posee naturaleza cualitativa, basado en la perspectiva de la Fenomenología Hermenéutica en el campo de la Educación Popular. Los datos empíricos fueron producidos en el espacio de la Escuela Municipal de Educación Infantil y Enseñanza Básica de Tiempo Completo Augusto dos Anjos, ubicada en la ciudad de João Pessoa; a través de entrevistas semiestructuradas con maestras de Educación Básica que observan el fenómeno del bajo rendimiento escolar en sus alumnos. El análisis de los datos se basó en la fenomenología en que los datos fueron resumidos en unidades de significado y sistematizados en categorías de análisis de acuerdo con los objetivos de la investigación. Se tomaron como referencial teórico los estudios sobre educación popular de Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão, Danilo Streck, Eduardo Wanderley; respecto al bajo rendimiento escolar y temas sociales: Miguel Arroyo, Bernard Charlot, Álvaro Marchesi y Eva Maria Pérez; en cuanto a cuestiones emocionales, conceptos de emociones y sus características: António Damásio, José Maria Martins, Rafael Bisquerra, Juan Casassus, Elisa Gonsalves; sobre los procesos de aprendizaje y motivaciones para aprender: Humberto Maturana, Francisco Varela, Alexei Leontiev. En la construcción de la tesis, son estudiados y problematizados los caminos entrelazados de la investigadora y su vivencia en educación básica, incluyendo aspectos de su trayectoria de vida personal a la actuación como investigadora de la práctica educativa. Las relaciones entre educación popular, educación emocional y los enfoques al bajo rendimiento escolar se analizan en la reflexión crítica sobre las interfaces entre emoción, aprendizaje y bajo rendimiento escolar, enfatizando especialmente los aspectos significativos de la relación emoción y aprendizaje. También se destacó la dimensión de la relación familia y escuela y su impacto en el bajo rendimiento escolar; los comportamientos como indicadores emocionales en el contexto del aula; las emociones que se manifiestan en los alumnos con bajo rendimiento escolar en una escuela en el contexto popular. Los hallazgos de la investigación indican que las emociones de los educandos que tienen bajo rendimiento escolar pueden limitar sus habilidades de superación, luego es imprescindible comprender tales emociones para construir estrategias de regulación emocional para el reconocimiento de sus capacidades de enfrentamiento y empoderamiento infantil a través de las perspectivas teóricas de la educación popular y la educación emocional construyendo una educación que reconoce al alumno de la educación básica como sujeto de derechos. Se identificaron aspectos de límites y debilidades en el conocimiento y en la apropiación de la educación emocional por parte de los docentes en el contexto escolar, así como los desafíos de la educación popular libertadora en el enfrentamiento al bajo rendimiento escolar y las posibilidades de la educación popular y la educación emocional como estrategias pedagógicas para abordar esta cuestión. El diálogo entre educación popular y educación emocional posibilita el desarrollo de lo que caracterizamos como educación popular emocional liberadora, basada en el derecho al aprendizaje, en el fortalecimiento de la persona humana como sujeto crítico y autónomo.
Palavras-chave: Educação popular
Educação emocional
Baixo rendimento escolar
Emoção - Aprendizagem
Popular education
Emotional education
Low school performance
Emotion - Learning
Educación popular
Educación emocional
Bajo rendimiento escolar
Emoción - Aprendizaje
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28848
Data do documento: 28-Jun-2022
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuperciaJeaneSoares_Tese.pdf2,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons