Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26356
Tipo: Tese
Título: A dança como expressão da educação popular na construção da libertação de corpos femininos
Autor(es): Araújo, Leila Bezerra de
Primeiro Orientador: Cruz, Pedro José Santos Carneiro
Resumo: O trabalho de tese intitulado “A Dança como Expressão da Educação Popular na Construção da Libertação de Corpos Femininos” busca constituir interfaces entre os campos da Educação Popular e da Dança, com ênfase em histórias de vida de mulheres, para a identificação e desagregação de opressões e para o anúncio de processos emancipatórios e libertadores. Tem por objetivo central apreender, na experiência do Grupo CorpoMulher, como a dança se expressa na perspectiva da Educação Popular, buscando meios para decolonizar pensamentos, sentires, saberes e agires em direção à construção da libertação de corpos femininos. O estudo tem abordagem qualitativa com metodologia da pesquisa-ação e parte da convivência, participação, colaboração e acompanhamento do Grupo CorpoMulher. Tal grupo é um desdobramento do Grupo de Relaxamento e Bem Viver Vila Saúde, ação de extensão vinculada ao Programa de Extensão Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica (PINAB), que atua junto à Unidade Básica de Saúde, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa. A fundação do Grupo CorpoMulher deu-se por meio do amplo convite às mulheres do Grupo de Relaxamento e Bem Viver e teve como intenção realizar encontros semanais para aprofundar vivências em Dança com práticas criativas orientadas pela perspectiva da Educação Popular. Oito mulheres, com idades entre 54 e 68 anos, com ensino fundamental incompleto (1), ensino fundamental completo (5) e ensino superior (2), aceitaram o convite e contribuíram para a elaboração desta pesquisa. A coleta de informações e a produção dos dados deu-se por meio da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação participante e entrevista semiestruturada. A fase analítica das narrativas fez emergir três eixos de discussão e análise: O abrir das gaiolas: impressões da dança e das opressões percebidas; Ventanias por dentro: percepções do corpo; Uma dança, vários voos: compreensões e significados sobre a construção da libertação de corpos femininos. Ao longo do estudo, foram abordadas questões como colonialidade/decolonialidade, feminismo popular e libertação. Os resultados produzidos demonstraram que o Grupo CorpoMulher constituiu uma perspectiva feminista composta pelas vozes, corpos e reivindicações situadas contra as opressões vividas, especialmente, pelas relações de gênero e que a construção de saberes e aprendizagens mais orgânicas, permitidas pelo dançar, favoreceram a modificação de pontos de vista, a desconstrução de opressões e a protagonização de maneiras outras de fluir pela vida, expressando práticas decoloniais. Além disso, indicaram que os processos de conscientização, perante as realidades e opressões vividas viabilizados pelos encontros educativos/artísticos permeados por princípios da Educação Popular como o diálogo, a participação ativa, a partilha de saberes e a construção compartilhada do conhecimento, significaram o caminho pelo qual foi possível constituir experiências emancipadoras e libertadoras nas dimensões sociais, culturais e ideológicas da vida das mulheres. A tese, aqui defendida, é A dança, como uma das expressões da Educação Popular, proporciona estratégias educativas que contribuem para a libertação de corpos femininos, em contextos de trabalhos sociais e comunitários, favorecendo a emancipação e autonomia de mulheres de maneira decolonial radical.
Abstract: Thesis work entitled: “Dance as Expression of Popular Education in the Construction of Female Bodies Liberation” searches for constituting interfaces between Popular Education and Dance areas with emphasis on women life stories for identification and oppressions breakdown and the announcement of emancipatory and liberator processes. It has got as central objective to learn with the CorpoMulher Group how the dance expresses itself in Popular Education perspective searching for means for decolonize thoughts, feelings, knowledge and acts in the direction of the construction of female bodies liberation. The study has a qualitative approaching with the methodology of research-action and starts from the contact, participation, cooperation and follow-up of the CorpoMulher Group. This Group is an expansion of the Relaxation and Good Living Vila Saúde Group, extension action linked to the Integral Practices Extension Programme of Health and Nutrition in Basic Care (PINAB) that acts with the Basic Care Unit, in the district of Cristo Redentor, in João Pessoa. The CorpoMulher Group foundation occurred through wider call to the women of the Relaxation and Good Living Group and had the intention to carry out weekly meetings to deepen experiences in Dance, with creative practices oriented by the Popular Education perspective. Eight women, with ages from 54 to 68, with incomplete elementary school (1), complete elementary school (5) and higher education (2), accepted the invitation and contributed for the research elaboration. The information collection and data production occurred through the literature research, documental research, observation – participant and semi structured interview. The narrative analytical stage made emerge three axes of discussion and analysis: Cages opening: dance impressions and oppressions perceived; Strong winds inside: body perceptions; A dance, various flights: understandings and meanings about the construction of female bodies liberation. During the study were addressed issues as coloniality/decoloniality, popular feminism and liberation. The results produced showed that the CorpoMulher Group constituted a feminist prospect made up by the voices, bodies and claims put against the oppressions, mainly by gender relations, and that the construction of knowledge and more organic learnings allowed by the dance aprendizagens favored the change of points of view, the deconstruction of oppressions and the involvement of other ways of flowing through expressing deocolonial practices. Furthermore, indicated that the awareness processes in light of the realities and oppressions experienced enabled by the educative/artistic meetings permeated by Popular Education principles as the dialogue, the active participation, the sharing knowledge and the sharing knowledge construction, meant the path through which was possible to constitute emancipatory and liberating experiences in social, cultural and ideological dimensions of women lives. The thesis put forward here is the Dance, as one of the Popular Education expressions, offers educational strategies that contribute to the female bodies liberation, in social and community works contexts, favoring the women emancipation and autonomy in a radical deocolonial way.
RESUMEN. El trabajo de tesis titulado: “La Danza como Expresión de la Educación Popular en la Construcción de la liberación de Cuerpos Femeninos” busca constituir interfaces entre los ámbitos de la Educación Popular y de la Danza con énfasis en historias vitales de mujeres para la e identificación y desagregación de opresiones y el anuncio de procesos emancipatorios y liberadores. Tiene por objetivo central aprehender en la experiencia del Grupo CorpoMulher como la danza se expresa en la perspectiva de la Educación Popular buscando maneras para decolonizar pensamientos, sentimientos, saberes y acciones en la dirección de la construcción de la liberación de cuerpos femeninos. El estudio tiene abordaje cualitativo con metodología de la Pesquisa-Acción y parte de la convivencia, participación, colaboración y acompañamiento del Grupo CorpoMulher. Este Grupo es un desdoblamiento del Grupo de Relajación y Buen Vivir Vila Saúde, acción de extensión vinculada a lo Programa de Extensión Prácticas Integrales de Promoción de la Salud y Nutrición en la Atención Básica (PINAB) que actúa junto a la Unidad Básica de Salud en el barrio del Cristo Redentor, en João Pessoa. La creación del Grupo CorpoMulher se realizó por medio de la amplia invitación para las mujeres del Grupo de Relajación y Buen Vivir y ha sido la intención de realizar encuentros semanales para profundizar las vivencias en Danza con prácticas creativas orientadas para la perspectiva de la Educación Popular. Ocho mujeres, con edades entre 54 y 68 años, con nivel primario incompleto (1), nivel primario completo (5) y enseñanza superior (2), aceptaron la invitación y han contribuido a este proyecto de investigación. La recolección de informaciones y la producción de los datos se dieron por medio de la investigación bibliográfica, investigación documental, observación participante y entrevista semiestruturada. La fase analítica de las narraciones hizo surgir tres ejes de discusión y análisis: El abrir de las jaulas: impresiones de la danza y de las opresiones percibidas; Ventarrones por dentro: percepciones del cuerpo; Una danza, varios vuelos: comprensiones y significados sobre la construcción de la liberación de cuerpos femeninos. A lo largo del estudio se abordaron cuestiones como colonialidad/decolonialidad, feminismo popular y liberación. Los resultados que se producen mostraron que el Grupo CorpoMulher há constituido una perspectiva feminista compuesta por las voces, cuerpos y reivindicaciones situadas contra las opresiones existentes, especialmente por las relaciones de género, y que la construcción de saberes y aprendizajes más orgánicas permitidas por el danzar favorecieron la modificación de puntos de vista, la deconstrucción de opresiones y la protagonización de maneras otras de fluir por la vida expresando prácticas decoloniales. Además, indicaron que los procesos de concientización ante las realidades y opressiones vividas viabilizados por los encuentros educativos/artísticos permeados por princípios de la Educación Popular como el diálogo, la participación activa, el intercambio de conocimientos y la construcción compartida del conocimiento, han significado el o camino por lo que fue posible constituir experiencias emancipadoras y libertadoras en las dimensiones sociales, culturales y ideológicas de la vida de las mujeres. La tesis aquí defendida es La danza, como una de las expresiones de la Educación Popular, proporciona estrategias educativas que conducen a la liberación de cuerpos femeninos, en contextos de trabajos sociales y comunitarios, favoreciendo la emancipación y autonomía de mujeres de manera decolonial radical.
Palavras-chave: Educação popular - Dança
Libertação
Feminismo
Decolonialidade
Popular education - Dance
Liberation
Feminism
Decoloniality
Educación popular - Danza
Liberación
Decolonialidad
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26356
Data do documento: 25-Ago-2022
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeilaBezerraDeAraújo_Tese.pdf7,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons