Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23122
Tipo: Tese
Título: As ações afirmativas na Pós-graduação em Educação: acesso, permanência e produção do conhecimento nas universidades federais do nordeste
Autor(es): Albuquerque, Larissa Cavalcanti de
Primeiro Orientador: Araújo, Edineide Jezine Mesquita
Resumo: O estudo busca propiciar reflexões sobre as ações afirmativas na pós-graduação tendo como problema de tese: a partir da efetivação das políticas de ações afirmativas na pós-graduação em Educação no Nordeste brasileiro, como se processa o acesso, a permanência e a produção do conhecimento de sujeitos ingressos por políticas de cotas? Como objetivo geral, delimita-se investigar o processo de adoção de cotas na pós-graduação (stricto sensu) nas universidades federais do Nordeste a partir das resoluções próprias das universidades. Essa investigação se desdobra nos seguintes objetivos específicos: analisar as condições de acesso e permanência dos alunos ingressos por cotas na pós-graduação em educação; reconhecer indicativos da produção do conhecimento (dissertações e teses) dos alunos ingressos por cotas na pós-graduação em educação da UFPB e identificar os fatores que contribuem para implementação das políticas de cotas na pós-graduação em educação no Nordeste. As categorias teóricas dessa tese são: justiça com equidade e capital cultural, já as categorias empíricas são: expansão do acesso à educação superior, ações afirmativas e permanência. Para a construção metodológica, optou-se pela pesquisa qualitativa com a utilização do ciclo de políticas de Ball (2001) e para análises de dados, foi utilizado o fundamento em Yin (2016) no que diz respeito à sistematização, descrição, reelaboração e análises. No que diz respeito aos procedimentos utilizados, tem-se a revisão da literatura a partir das teses entre os anos 2014 e 2020, a análise documental das resoluções das universidades federais do Nordeste, como sujeitos da pesquisa têm-se os coordenadores da pós-graduação em educação e dois membros da comissão de cotas da UFPB. Para a coleta de dados foi usado o questionário semiestruturado e a entrevista com roteiro. Como resultados, tem-se que dentre as noves universidades federais do Nordeste, quatro não adotam as ações afirmativas nos processos seletivos de pós-graduação: UFMA, UFC, UFPE e UFRN. Nos questionários, observou-se que todos os coordenadores de pós-graduação em educação concordam com as ações afirmativas, como mecanismo de justiça equitativa, apresentando a concepção de ações afirmativas. Nas entrevistas, nota-se a necessidade de sistematização de dados da UFPB no que concerne aos alunos cotistas. Na produção (dissertações e teses) discente dos ingressos por cotas do PPGE-UFPB, observa-se que os temas das pesquisas dos alunos perpassam por assuntos das políticas afirmativas. Por fim, salientam-se as contribuições para as discussões de fomento e implementação de políticas afirmativas, visando a uma sociedade justa, equitativa e inclusiva. A pesquisa empírica foi realizada no contexto político de retrocesso no campo dos direitos de minorias, bem como numa conjuntura de pandemia causada pela Covid-19.
Abstract: The study seeks to provide reflections on affirmative action in postgraduate studies, having as a thesis problem: from the effectiveness of affirmative action policies in postgraduate education in Northeast Brazil, how is access, permanence and production of the knowledge of subjects entered by quota policies? As a general objective, it sets out to investigate the process of adopting quotas in graduate studies (stricto sensu) in federal universities in the Northeast from the universities' own resolutions. This investigation unfolds in the following specific objectives: to analyze the conditions of access and permanence of students enrolled by quotas in postgraduate education in education; recognize indicators of the production of knowledge (dissertations and theses) of students enrolled by quotas in postgraduate education at UFPB and identify the factors that contribute to the implementation of quota policies in postgraduate education in the Northeast. The theoretical categories of this thesis are: justice with equity and cultural capital, while the empirical categories are: expansion of access to higher education, affirmative action and permanence. For the methodological construction, qualitative research was chosen using Ball's policy cycle (2001) and for data analysis, the foundation in Yin (2016) was used with regard to systematization, description, re-elaboration and analyzes . With regard to the procedures used, there is a review of the literature from the theses between the years 2014 and 2020, the documentary analysis of the resolutions of the federal universities of the Northeast, as subjects of the research have the coordinators of the graduate in education and two members of the UFPB quota commission. For data collection, a semi-structured questionnaire and scripted interview were used. As a result, among the nine federal universities in the Northeast, four do not adopt affirmative action in postgraduate selection processes: UFMA, UFC, UFPE and UFRN. In the questionnaires, it was observed that all postgraduate education coordinators agree with affirmative action, as a mechanism of equitable justice, presenting the concept of affirmative action. In the interviews, it is noted the need to systematize UFPB data regarding quota students. In the students' production (dissertations and theses) of the PPGE-UFPB quota admissions, it is observed that the themes of the students' research permeate affirmative policy issues. Finally, contributions to discussions on the promotion and implementation of affirmative policies are highlighted, aiming at a fair, equitable and inclusive society. The empirical research was carried out in the political context of a setback in the field of minority rights, as well as in the context of a pandemic caused by Covid-19.
Palavras-chave: Ações afirmativas
Pós-graduação
Acesso
Permanência
Affirmative actions
Postgraduate studies
Access
Permanence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23122
Data do documento: 15-Fev-2022
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LarissaCavalcantiDeAlbuquerque_Tese.pdf4,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons