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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23392
Tipo: Tese
Título: Alunos (as) virtuais, professores (as) presenciais: a negação de elementos essenciais do ensino no processo de formação inicial docente a distância
Autor(es): Diniz, Ercules Laurentino
Primeiro Orientador: Baptista, Maria das Graças de Almeida
Resumo: A formação de professores(as) a distância é um fenômeno repleto de contradições. A principal delas talvez resida na posterior atuação presencial desse sujeito. Nosso objetivo é compreender a concepção do professor sobre o seu trabalho no espaço escolar a partir da sua formação na modalidade EaD, apontando a negação de elementos essenciais do ensino. A tese defendida é a de que a Educação a Distância, desenvolvida segundo a lógica capitalista, nega o tempo necessário à socialização e à apropriação dos conteúdos, e as relações humanas durante o processo de socialização do conhecimento como elementos essenciais na formação docente para o trabalho presencial. Amparados no materialismo histórico-dialético, investigamos os limites e as possibilidades de uma formação inicial de professores(as) que, ocorrida em ambientes virtuais, visa capacitar para a atuação em salas de aulas presenciais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem nas entrevistas semiestruturadas o instrumento necessário à obtenção das informações junto aos sujeitos. Foram entrevistados(as) dez professores(as) que, egressos(as) da Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da Universidade Federal da Paraíba, se encontram, atualmente, em exercício da docência nas escolas da educação básica. Para responder aos problemas oriundos da prática social, temos como instrumento teórico a hermenêutica crítica, segundo a qual, de acordo com Gamboa (2006), o pesquisador deve obter respostas ao problema apresentado em pelo menos quatro níveis: técnico; metodológico; teórico; e epistemológico. As falas evidenciam, além dos benefícios conferidos pela formação, uma série de inquietações dos(as) professores(as) ao relembrarem os anos de graduação. Os(as) entrevistados(as) destacam o fato de cursarem diversas disciplinas sem contato com o professor; a construção de uma autonomia compulsória; a individualização do processo formativo. A partir de teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica, em especial Saviani (2011) e Duarte (1992), buscamos ressaltar a importância da presença do outro no trabalho educativo e denunciamos que, ao negar o encontro entre humanos durante o processo formativo, a Educação a Distância estaria adequada às propostas educativas hegemônicas que visam a valorização do indivíduo em detrimento do coletivo. Conclui-se, portanto, que é de fundamental importância a continuidade da Licenciatura pesquisada como instrumento de formação distante dos grandes centros universitários, mas que esta deve, em vez de negar elementos do ensino presencial, incorporá-los, assegurando um processo formativo onde o tempo necessário à apropriação dos conteúdos e a presença do professor continuem sendo elementos imprescindíveis ao trabalho educativo.
Abstract: The training of teachers at a distance is a phenomenon full of contradictions. The main one perhaps resides in the subsequent face-to-face performance of this subject. Our objective is to understand the teacher's conception of their work in the school space from their training in the distance education modality, pointing out the denial of essential elements of teaching. The thesis defended is: Distance Education, developed according to a capitalist logic, denies the time necessary for socialization and appropriation of contents, and human relations during the process of socialization of knowledge as essential elements in teacher training for face-to-face work. Supported by historical-dialectical materialism, we investigated the limits and possibilities of an initial training of teachers that, taking place in virtual environments, aims to enable them to work in classrooms. This is a qualitative research that uses semi-structured interviews as the necessary instrument to obtain information from the subjects. Ten teachers were interviewed who, graduates of the Distance Learning Degree in Biological Sciences at the Federal University of Paraíba, are currently teaching in basic education schools. To answer the problems arising from social practice, we have as a theoretical instrument the critical hermeneutics according to which, according to Gamboa (2006), the researcher must obtain answers to the problem presented in at least four levels: technical; methodological; theoretical; and epistemological. The speeches show, in addition to the benefits conferred by the training, a series of concerns of the teachers when remembering the years of graduation. The interviewees highlight the fact that they take several subjects without contacting the professor; the construction of compulsory autonomy; the individualization of the training process. Based on Historical-Critical Pedagogy theorists, especially Saviani (2011) and Duarte (1992), we seek to emphasize the importance of the presence of the other in educational work and denounce that, by denying the encounter between humans during the training process, education the distance would be adequate to the hegemonic educational proposals that aim at the valorization of the individual to the detriment of the collective. It is concluded, therefore, that the continuity of the degree researched as a training instrument that takes place far from large university centers is of fundamental importance, but that it should, instead of denying elements of face-to-face teaching, incorporate them, ensuring a formative process where the time necessary for the appropriation of the contents and the presence of the teacher continue to be essential elements for the educational work.
La formación docente a distancia es un fenómeno lleno de contradicciones. La principal quizás resida en la posterior actuación presencial de este sujeto. Nuestro objetivo comprender la concepción del docente sobre su trabajo en el espacio escolar a partir de su formación en la modalidad de educación a distancia, señalando la negación de elementos esenciales de la enseñanza. La tesis defendida es: La Educación a Distancia, desarrollada según una lógica capitalista, niega el tiempo necesario para la socialización y apropiación de los contenidos, y las relaciones humanas durante el proceso de socialización del conocimiento como elementos esenciales en la formación docente para el trabajo presencial. Apoyados en el materialismo histórico-dialéctico, investigamos los límites y posibilidades de una formación inicial de docentes que, realizándose en ambientes virtuales, pretende capacitarlos para el trabajo en las aulas. Se trata de una investigación cualitativa que utiliza la entrevista semiestructurada como instrumento necesario para obtener información de los sujetos. Fueron entrevistados diez profesores que, egresados de la Licenciatura en Ciencias Biológicas a Distancia de la Universidad Federal de Paraíba, actualmente enseñan en escuelas de educación básica. Para dar respuesta a los problemas derivados de la práctica social, tenemos como instrumento teórico la hermenéutica crítica, según la cual, según Gamboa (2006), el investigador debe obtener respuestas al problema presentado en al menos cuatro niveles: técnico; metodológico; teórico; y epistemológico. Los discursos muestran, además de los beneficios que confiere la formación, una serie de inquietudes de los docentes al recordar los años de graduación. Los entrevistados destacan el hecho de que toman varias materias sin contactar al profesor; la construcción de la autonomía obligatoria; la individualización del proceso de formación. Con base en los teóricos de la Pedagogía Histórico-Crítica, especialmente Saviani (2011) y Duarte (1992), buscamos enfatizar la importancia de la presencia del otro en el trabajo educativo y denunciar que, al negar el encuentro entre los humanos durante el proceso de formación, la Educación La distancia sería adecuada para propuestas educativas hegemónicas que apuntan a valorar lo individual en detrimento de lo colectivo. Se concluye, por tanto, que la continuidad de la titulación investigada como instrumento formativo alejado de los grandes centros universitarios es de fundamental importancia, pero que debe, en lugar de negar elementos de la docencia presencial, incorporarlos, asegurando una proceso formativo donde el tiempo necesario para la apropiación de los contenidos y la presencia del docente siguen siendo elementos esenciales en la labor educativa.
Palavras-chave: Formação de professores
Educação a distância
Negação do ensino
Teacher training
Distance education
Denial of teaching
Formación docente
Educación a distancia
Negación de la enseñanza
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23392
Data do documento: 30-Mar-2022
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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