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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24785
Tipo: Tese
Título: Representações sociais de masculinidade de estudantes do ensino médio de Pernambuco
Autor(es): Almeida, Edson Leandro de
Primeiro Orientador: Carvalho, Maria Eulina Pessoa de
Resumo: O objeto de estudo desta tese se define como as representações sociais de masculinidade no interior das relações de gênero, entendidas as relações de gênero como construção cultural de uma forma básica de relações de poder, e as masculinidades como formas de identidade, múltipla, complexa e interseccionada. As masculinidades têm sido objeto de pesquisas nos diversos campos da produção do saber, especialmente aquelas orientadas pela teoria feminista. Porém, são poucos os estudos que correlacionam representações sociais e masculinidade, bem como os que enfocam as representações sociais de masculinidade de estudantes do Ensino Médio – e na vertente estruturalista são inexistentes. O conceito de representação social (RS) é compreendido, a partir de Serge Moscovici e Denise Jodelet, como uma forma de conhecimento socialmente elaborado e partilhado, que orienta a comunicação e a ação, e concorre para a construção de uma realidade comum a um grupo social. Assim, o objetivo da tese é identificar as representações sociais que jovens estudantes do Ensino Médio do Estado de Pernambuco têm das masculinidades, localizando seus possíveis elementos centrais e periféricos, numa perspectiva interseccional. Os objetivos específicos compreendem: levantar as representações sociais de masculinidades de estudantes do Ensino Médio no estado de Pernambuco; delimitar os elementos centrais e periféricos das representações de masculinidades, segundo o modelo analítico de Jean-Claude Abric, e suas implicações; distinguir, a partir da interseccionalidade, possíveis representações sociais singulares de masculinidade; indicar os elementos componentes do núcleo central da representação social predominante de masculinidade de estudantes do Ensino Médio em Pernambuco. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem metodológica mista, qualitativa e quantitativa, de tipo aplicada. A produção do material empírico se deu a partir da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), aplicada através de questionário em cascata online e de entrevista estruturada online. Participaram da pesquisa 121 estudantes do Ensino Médio de oito cidades do interior de Pernambuco. Os resultados indicam que suas representações sociais de masculinidade são estruturadas em torno dos elementos homem, machismo e força. E, ainda, que as identidades marcadas pela diversidade sexual e diversidade religiosa possuem, muito provavelmente, uma representação de masculinidade diversa do grande grupo, especialmente na exclusão do elemento homem como central. A heterossexualidade, para o grupo pesquisado, não se apresentou como elemento saliente da masculinidade. A compreensão da estrutura da representação social de masculinidade é um importante recurso de implementação de políticas, projetos e programas voltados para a questão das masculinidades no interior das relações de gênero na escola. A tese sugere a necessidade de novas pesquisas para melhor verificação do núcleo central e sistema periférico das representações sociais de masculinidades em estudantes da educação básica, especialmente os grupos identificados com marcadores de diferença, como orientação sexual, espiritualidade e raça/etnia.
Abstract: The object of study of this thesis is defined as the social representations of masculinities within gender relations, understood as gender relations as a cultural construction of a basic form of power relations, and masculinities as forms of identity, multiple, complex and intersected. Masculinities have been the object of research in the various fields of knowledge production, especially those guided by feminist theory. However, there are few studies that correlate social representations and masculinities, as well as studies that focus on the social representations of masculinities of high school students, and in the structuralist aspect they are non-existent. The concept of social representation (SR) is understood, in this research, from the definition given by Moscovici and Jodelet, a form of knowledge, socially elaborated and shared, having an objective practical and contributing to the construction of a common reality to a social group. Thus, the objective of the thesis is to identify the social representations that young high school students in the State of Pernambuco have of masculinities, locating their possible central and peripheral elements, in an intersectional perspective. The specific objectives include: raising the social representations of masculinities of high school students in the state of Pernambuco; to delimit the central and peripheral elements of masculinity representations and their implications; distinguish, from intersectionality, possible singular social representations of masculinity; to indicate the components of the central nucleus of the predominant social representation of masculinity of high school students in Pernambuco. This research is characterized by a mixed, qualitative and quantitative applied methodological approach. The production of empirical material was based on the Free Word Association Technique (TALP), applied through an online cascade questionnaire and structured interview. 121 (one hundred and twenty-one) high school students from eight cities in the interior of Pernambuco participated in the research. The results indicate that their social representations of masculinities are structured around the elements man, machismo and strength. And also that identities marked by sexual diversity and religious diversity have, most likely, a representation of masculinity different from the large group, especially in the exclusion of the male element as a central element. Heterosexuality, for the researched group, did not present itself as a salient element of masculinity. Understanding the structure of the social representation of masculinity is an important resource for the implementation of policies, projects and programs aimed at the issue of masculinities within gender relations at school. The thesis suggests the need for further research to better verify the central core and peripheral system of social representations of masculinities in basic education students, especially groups identified with markers of difference, such as sexual orientation, spirituality and race/ethnicity.
RESUMEN. El objeto de estudio de esta tesis se define como las representaciones sociales de la masculinidad dentro de las relaciones de género, entendidas como relaciones de género como construcción cultural de una forma básica de relaciones de poder, y las masculinidades como formas de identidad, múltiples, complejas y entrecruzadas. Las masculinidades han sido objeto de investigación en los diversos campos de la producción de conocimiento, especialmente en los orientados por la teoría feminista. Sin embargo, son pocos los estudios que correlacionan las representaciones sociales y la masculinidad, así como los que se centran en las representaciones sociales de la masculinidad de los estudiantes de secundaria -y en el aspecto estructuralista son inexistentes. El concepto de representación social (RS) se entiende, desde Serge Moscovici y Denise Jodelet, como una forma de conocimiento socialmente elaborado y compartido, que orienta la comunicación y la acción, y contribuye a la construcción de una realidad común para un grupo social. Así, el objetivo de la tesis es identificar las representaciones sociales que los jóvenes estudiantes de secundaria del Estado de Pernambuco tienen sobre las masculinidades, ubicando sus posibles elementos centrales y periféricos, en una perspectiva interseccional. Los objetivos específicos incluyen: elevar las representaciones sociales de las masculinidades de los estudiantes de secundaria en el estado de Pernambuco; delimitar los elementos centrales y periféricos de las representaciones de la masculinidad, según el modelo analítico de Jean-Claude Abric, y sus implicaciones; distinguir, desde la interseccionalidad, posibles representaciones sociales singulares de la masculinidad; señalar los componentes del núcleo central de la representación social predominante de la masculinidad de los estudiantes de secundaria de Pernambuco. La investigación se caracteriza por un enfoque metodológico mezclado, cualitativo y cuantitativo, de tipo aplicado. La producción de material empírico se basó en la Técnica de Asociación Libre de Palabras (TALP), aplicada a través de un cuestionario en cascada en línea y una entrevista estructurada en línea. Participaron de la investigación 121 estudiantes de secundaria de ocho ciudades del interior de Pernambuco. Los resultados indican que sus representaciones sociales de la masculinidad se estructuran en torno a los elementos hombre, machismo y fuerza. Y también que las identidades marcadas por la diversidad sexual y la diversidad religiosa tienen, muy probablemente, una representación de la masculinidad diferente al gran grupo, especialmente en la exclusión del elemento masculino como central. La heterosexualidad, para el grupo investigado, no se presentó como un elemento saliente de la masculinidad. Comprender la estructura de la representación social de la masculinidad es un recurso importante para la implementación de políticas, proyectos y programas dirigidos a la cuestión de las masculinidades en las relaciones de género en la escuela. La tesis sugiere la necesidad de más investigaciones para verificar mejor el núcleo central y el sistema periférico de representaciones sociales de masculinidades en estudiantes de educación básica, especialmente grupos identificados con marcadores de diferencia, como orientación sexual, espiritualidad y raza/etnicidad.
Palavras-chave: Gênero
Masculinidade
Estudantes do ensino médio
Representações sociais
Estudos culturais da educação
Gender
Masculinity
High school students
Social representations
Género
Masculinidad
Estudiantes de secundaria
Representaciones sociales
Estudios culturales de la educación
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24785
Data do documento: 2-Mai-2022
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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