Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26708
Tipo: Tese
Título: Gestão escolar e a política educacional: um estudo na rede pública municipal de ensino do Recife
Autor(es): Ferraz, Cleide Maria
Primeiro Orientador: Aragão, Wilson Honorato
Resumo: Esta pesquisa teve como objeto de estudo a gestão escolar, considerando os embates pela democratização da gestão educacional no Brasil, no período prevalecente de 2013 a 2022. Teve como objetivo geral apreender como se materializa a ação de gestores escolares no sistema municipal de ensino do Recife considerando a perspectiva da gestão democrática - participativa. E, como objetivos específicos: analisar em perspectiva democrática os processos de diálogo/consenso/participação dos sujeitos nos processos decisórios e na dinâmica escolar; identificar as políticas inclusivas implementadas na gestão escolar-pedagógica; identificar como os gestores escolares entendem as percepções de professores sobre autonomia escolar-docente, em uma perspectiva cidadã. Para tanto, buscou-se examinar as experiências de gestores, identificando os aspectos democráticos de participação e autonomia, gestão pedagógica e política inclusiva, com base em autores como Freitas (2016), Aguiar (2008, 2004), Dourado (2017, 2016), Paro (2010, 2007, 2001), Santos (2010, 2002), Lima (2014, 2001) e outros. A pesquisa, de corte qualitativo, assenta-se na perspectiva teórico-epistemológica gramsciana do Estado em Ação, para analisar o campo das políticas educacionais e os processos de materialização no âmbito dos processos gestionários no sistema de ensino. A metodologia contemplou a técnica da observação direta intensiva conforme Lakatos e Marconi (2017). Os instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada com vinte sujeitos implicados no desenvolvimento da política em análise: seis gestores, seis vice-gestores e oito coordenadores pedagógicos, de seis escolas públicas municipais do Recife. As entrevistas realizaram-se em 2021 e a pesquisa documental incide de 2002 a meados de 2022 abrangendo principalmente o governo municipal 2013-2020. Os dados foram tratados e analisados mediante a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) e, complementarmente, foram analisados dados obtidos em entrevistas com dois membros da equipe técnica da Secretaria de Educação e dois do Sindicato Municipal dos Profissionais do Ensino da Rede Municipal do Recife - SIMPERE. O método de abordagem se aproxima do dialético e o método de procedimentos consiste no analítico-dedutivo. A análise revela participação dos sujeitos nos internos processos de tomada de decisão, vivenciam-se mecanismos de gestão democrática mediante o Conselho Escolar e o Projeto Político Pedagógico, valorizando-se a participação externa. Há ênfase na política inclusiva de pessoas com deficiência. Pode-se concluir que a gestão pedagógica movimenta o fluxo comunicacional das orientações do espaço meso para o micro, contudo, prevalecem as orientações de caráter instrumental da esfera superior em detrimento de verdadeira escuta à base local. Observa-se fragilidade de autonomia docente e escolar se considerada a perspectiva cidadã. Conclui-se que as falas dos sujeitos têm sintonia com uma concepção de gestão escolar democrática, no entanto a teoria da gestão democrática parece perder consistência na concepção do governo de cunho gerencialista, cujas orientações são limitadoras à gestão democrática; os professores acreditam numa democracia mais ampla, porém há limitações.
Abstract: This research had school management as its object of study, considering the struggles for the democratization of educational management in Brazil, in the prevailing period from 2013 to 2022. Its general objective was to apprehend how the action of school managers in the municipal education system of Recife is materialized, considering the perspective of democratic-participatory management. And as specific objectives: to analyze in a democratic perspective the processes of dialogue/consensus/participation of subjects in decision-making processes and in pedagogical dynamics; identify the inclusive policies implemented in school-pedagogical management; identify how school managers understand teachers' perceptions of school-teacher autonomy, in a citizen perspective. Therefore, we sought to examine the experiences of managers, identifying the democratic aspects of participation and autonomy, pedagogical management, and inclusive policy based on the authors Freitas (2016), Aguiar (2008, 2004), Dourado (2017, 2016), Paro (2010, 2007, 2001), Santos (2010, 2002), Lima (2014, 2001) and others. The qualitative research is based on the Gramscian theoretical-epistemological perspective of the Action State, to analyze the field of educational policies and the materialization processes within the scope of management processes in the education system. The methodology contemplated the technique of intensive direct observation according to Lakatos and Marconi (2017). Data collection instruments were bibliographic research, documental research and semi-structured interviews with twenty subjects involved in the development of the policy under analysis: six managers, six deputy managers and eight pedagogical coordinators, from six municipal public schools in Recife. The interviews took place in 2021 and the documentary research covers from 2002 to mid-2022, mainly covering the municipal government 2013-2020. The data were processed and analyzed using content analysis (BARDIN, 2016) and, in addition, data obtained in interviews with two members of the technical team of the Secretary of Education and two of the Municipal Union of Teaching Professionals of the Municipal Network of Recife - SIMPERE were analyzed. The approach method approaches the dialectic and the procedure method consists of the analytical-deductive one. The analysis reveals the valorization of participation in internal decision-making processes, democratic management mechanisms are experienced through the School Council and the Pedagogical Political Project, valuing external participation. There is an emphasis on an inclusive policy for people with special needs. It can be concluded that democratic management moves the communicational flow from the meso space to the micro space, however, the instrumental character orientations of the superior sphere prevail to the detriment of true listening to the local base. However, the fragility of teaching and school autonomy is observed when considering the citizen's perspective. It is concluded that the speeches of the subjects are in tune with a conception of democratic school management, however the theory of democratic management seems to lose consistency in the managementist conception of government, whose guidelines are limiting to democratic management; teachers believe in a broader democracy, but there are limitations.
RESUMEN. Esta investigación tuvo como objeto de estudio la gestión escolar, considerando las luchas por la democratización de la gestión educativa en Brasil, en el período imperante de 2013 a 2022. Su objetivo general fue comprender cómo se materializa la acción de los gestores escolares en el sistema educativo municipal de Recife considerando la perspectiva de la gestión democrática-participativa. Y, como objetivos específicos: analizar en perspectiva democrática los procesos de diálogo/consenso/participación de los sujetos en los procesos de toma de decisiones y en la dinámica escolar; identificar las políticas inclusivas implementadas en la gestión escolar - pedagógica; identificar como los gestores escolares entienden las percepciones de los profesores sobre la autonomía escolar - docente, en perspectiva ciudadana. Para ello, se buscó examinar las experiencias de los gestores, identificando los aspectos democráticos de la participación y la autonomía, la gestión pedagógica y la política inclusiva, a partir de autores como Freitas (2016), Aguiar (2008, 2004), Dourado (2017, 2016), Paro (2010, 2007, 2001), Santos (2010, 2002), Lima (2014, 2001) y otros. Esta investigación cualitativa se basa en la perspectiva teórica y epistemológica gramsciana del Estado en Acción, para analizar el campo de las políticas educativas y los procesos de materialización dentro de los procesos de gestión en el sistema educativo. La metodología incluyó la técnica de observación directa intensiva según Lakatos y Marconi (2017). Los instrumentos de recogida de datos fueron la investigación bibliográfica, la investigación documental y las entrevistas semiestructuradas con veinte sujetos implicados en el desarrollo de la política analizada: seis directores, seis vicedirectores y ocho coordinadores pedagógicos de seis escuelas públicas municipales de Recife. Las entrevistas se realizaron en 2021 y la investigación documental se centra en el período comprendido entre 2002 y mediados de 2022, abarcando principalmente el gobierno municipal 2013-2020. Los datos fueron tratados y analizados mediante el análisis de contenido (BARDIN, 2016) y, complementariamente, los datos obtenidos en entrevistas con dos miembros del equipo técnico de la Secretaría de Educación y dos del Sindicato Municipal de Profesionales de la Enseñanza de la Red Municipal de Recife – SIMPERE. El método de aproximación se acerca a la dialéctica y el método de procedimiento consiste en el analítico-deductivo. El análisis revela que se valora la participación en los procesos internos de toma de decisiones, se experimentan mecanismos de gestión democrática a través del Consejo Escolar y el Proyecto Político Pedagógico, y se valora la participación externa. Hay énfasis en la política de inclusión de las personas con necesidades especiales. Se puede concluir que la gestión pedagógica traslada el flujo comunicacional de las directrices del espacio meso al micro, sin embargo, prevalecen las directrices de carácter instrumental de la esfera superior en detrimento de la verdadera escucha de la base local. Se observa la fragilidad de la autonomía docente y escolar si se considera la perspectiva ciudadana. Se concluye que los discursos de los sujetos están en sintonía con un concepto de gestión escolar democrática, sin embargo la teoría de la gestión democrática parece perder consistencia en el concepto de gobierno de carácter gerencialista, cuyas directrices limitan la gestión democrática; los profesores creen en una democracia más amplia, pero hay limitaciones.
Palavras-chave: Política educacional
Gestão escolar - Participação
Gestão escolar - Democratização
Educational policy
School management - Participation
School management - Democratization
Política educativa
Gestión escolar - Participación
Gestión escolar - Democratización
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26708
Data do documento: 28-Set-2022
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CleideMariaFerraz_Tese.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons