Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28103
Tipo: Tese
Título: O distinctivo de uma alma bem formada: princípios geraes de moral no manual enciclopédico para uso das escolas de instrucção primária (1862-1874)
Autor(es): Araújo, Camila Almeida de
Primeiro Orientador: Silva, Fabiana Sena da
Resumo: O presente trabalho intenciona compreender os princípios de moralidade dispostos no Manual Enciclopédico, como contributos para a formação da mocidade. O princípio de moralidade era algo intrínseco à sociedade imperial, uma vez que estava atrelado à própria formação do povo brasileiro. A obra, contendo 700 páginas, tem um caráter enciclopédico, como descrito em sua própria nomenclatura, por aglutinar os conteúdos que envolvem todas as matérias correspondentes ao ensino primário. A pesquisa se enquadra em um momento de renovação da historiografia, contexto no qual novas fontes e novos objetos de pesquisas são considerados relevantes, tal como a imprensa e, por sua vez, os jornais e o livro. Dentre os teóricos que nos deram suporte, ressaltamos os estudos de Chartier (1999) – a história do livro e o estudo das práticas-, Durkheim (1983,1999,1952) – o conceito de moral coletiva e fato social -, e Foucault (2008) – o controle dos corpos. A relevância da temática se assenta na possibilidade de podermos compreender a sociedade imperial em suas diversas instâncias, partindo dos saberes por ela produzidos ou disseminados, neste caso o Manual, bem como na ausência de trabalhos que tratem diretamente do nosso objeto, a saber: os princípios de moralidade no Manual Enciclopédico. O tipo de pesquisa que realizamos é a pesquisa histórica, a qual se constitui como um viés da pesquisa documental. Reconhecemos a grandiosidade da obra e a sua relevância para a instrução e para a sociedade da época, devido à extensão dos conteúdos, dos questionamentos e das explicações. Portanto, apesar de o Manual Enciclopédico ter os seus contributos à mocidade firmados em um discurso moralizante, revelando como deveria ser uma sociedade ideal, não significou que todas as pessoas estariam submissas aos seus ditames, em razão da diversidade de províncias que tiveram acesso ao Manual.
Abstract: The present work intends to understand the principles of morality laid out in the Encyclopedic Manual, as contributions to the formation of youth. The principle of morality was somewhat intrinsic to imperial society since it was tied to the foundation of the Brazilian people. The work, containing 700 pages, has an encyclopedic character, as described by its nomenclature, by joining the contents involving all sorts of subjects corresponding to primary education. The research is part of a moment of renewal of historiography, a context in which new sources and new research objects get to be considered relevant, such as the press and, in turn, newspapers and books. Among the theorists who lent us support, we highlight Chartier’s studies (1999) – the history of the book and the study of practices-, Durkheim (1983,1999,1952) – the concept of collective morals and social fact -, and Foucault (2008) – the control of bodies. The relevance of the theme is based on the possibility of understanding the imperial society in its various instances, starting from the knowledge produced or disseminated by it, in this case, the Manual, as well as the absence of works that deal directly with our object, namely: the principles of morality in the Encyclopedic Manual. The type of research we carry out is historical research, which constitutes a branch of documentary research. We recognize the magnitude of the work and its relevance to the instruction and society of the time, due to the extent of the contents, questions, and explanations. Therefore, although the Encyclopedic Manual had its contributions to youth signed in a moralizing discourse, revealing what an ideal society should be, it did not mean that all people would be submissive to their dictates, due to the diversity of provinces that had access to the Manual.
RESUMEN El presente trabajo pretende comprender los principios de la moral establecidos en el Manual Enciclopédico, como contribuciones a la formación de la juventud. El principio de la moralidad era algo intrínseco a la sociedad imperial, ya que estaba ligado a la formación misma del pueblo brasileño. La obra, de 700 páginas, tiene carácter enciclopédico, tal como lo describe su propia nomenclatura, por aglutinar los contenidos que involucran a todas las materias correspondientes a la escuela primaria. La investigación se inscribe en un momento de renovación de la historiografía, contexto en el que se consideran relevantes nuevas fuentes y nuevos objetos de investigación, como la prensa y, a su vez, los diarios y los libros. Entre los teóricos que nos apoyaron, destacamos los estudios de Chartier (1999) -la historia del libro y el estudio de las prácticas-, Durkheim (1983,1999,1952) -el concepto de moral colectiva y hecho social-, y Foucault (2008) – el control de los cuerpos. La relevancia del tema radica en la posibilidad de poder comprender la sociedad imperial en sus diferentes instancias, a partir del conocimiento producido o difundido por ella, en este caso el Manual, así como en ausencia de obras que traten directamente con nuestro objeto, a saber: los principios de moralidad en el Manual Enciclopédico. El tipo de investigación que realizamos es la investigación histórica, lo que constituye un sesgo de la investigación documental. Reconocemos la grandeza de la obra y su relevancia para la educación y la sociedad de la época, por la amplitud de los contenidos, interrogantes y explicaciones. Por tanto, si bien el Manual Enciclopédico tiene sus aportes a la juventud establecidos en un discurso moralizador, revelando cómo debe ser una sociedad ideal, no significó que todas las personas estarían sometidas a sus dictados, debido a la diversidad de provincias que tenían acceso al Manual Enciclopédico.
Palavras-chave: Moralidade
Manual enciclopédico
Instrução primária - Brasil imperial
Império - Brasil
Encyclopedic manual
Primary instruction
Empire
Morality
Instrucción primaria
Moralidad
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28103
Data do documento: 12-Jul-2022
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CamilaAlmeidaDeAraújo_Tese.pdf4,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons