Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21629
Tipo: Tese
Título: O trabalho docente em dança: uma análise crítica desde a formação profissional à atuação na educação básica
Autor(es): Boaventura, Michelle Aparecida Gabrielli
Primeiro Orientador: Machado, Aline Maria Batista
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal compreender a realidade dos professores de dança de escolas municipais da educação básica de João Pessoa-PB, verificando sua inserção e permanência em seu campo de atuação, bem como suas práticas e condições de trabalho, a partir de uma abordagem que seja problematizadora, crítica e dialógica. Partiu-se da hipótese de tese de que o desconhecimento da dança como profissão de nível superior constitui-se um dos elementos de precarização das condições de trabalho do professor de dança inserido na educação básica. Essa tese foi desenvolvida por meio da pesquisa qualitativa, caracterizandose como explicativa, uma vez que se buscou identificar os fatores que contribuem para que o professor de dança de escolas formais sejam precarizados em seu ambiente de trabalho. A pesquisa se fundamenta no Materialismo Histórico-Dialético, na qual utilizou-se o método dialético para realizar a análise dos resultados. A produção dos dados se deu a partir de entrevista semiestruturada, da aplicação de um formulário sobre o perfil socioeconômico dos professores participantes e de um questionário aberto. Os sujeitos dessa pesquisa são 11 (onze) professores da área de dança que lecionam para os segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos, escolhidos a partir do critério de terem ingressado na rede pública municipal de ensino em 2015 a partir do concurso realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa-PB para cargos na Secretaria de Educação e Cultura (Edital nº 01, de 08 de novembro de 2013). Os resultados encontrados demonstram que, ao considerar a perspectiva dialógica e humanista da Educação Popular junto à visão do professor de dança da educação básica, a compreensão de quaisquer atos educativos formais exige pensar como sujeito de ação e que a partir da atuação de cada um constrói-se cenários de disputas de controle social. Tais considerações embasam e qualificam o trabalho educacional, e aí se inclui o professor de dança, visto que a sua inserção e permanência nos postos de trabalho configuramse como disputas de poder e a precarização das condições de trabalho denotam as visões de mundo que se tem, mas também o mundo que se deseja alcançar, tendo a humanização desses espaços como foco a ser conquistado.
Abstract: The present work has as main objective the compreehension of reality of dance teachers of municipal schools of basic education from João Pessoa – PB, verifying his insertion and permanence on his acting realm, as well his practices and work conditions, as from an approaching that can be problematical, critic and dialogical. As from tesis’ hypothesis that the ignorance of dance as a profession from college degree constitutes itself in one of the elements of work’s precarious conditions of dance teacher inset on basic education. The thesis was developed through qualitative research characterizing itself as explanatory once that was sought identify the factors that contributes to dancer teach from formal schools can be unstable in his workplace. The research has it base on Hitorical-Dialetical Materialism, which utilized the dialetical method to make the analisys of results. The data production took place from semistructured interview, and from the application of a form about the socioeconomic profile from participants teachers and an open survey. The individuals of this research were 11 (eleven) dance teachers that teach to the Childhood Ecucation, Basic Education and Education of Young and Adults chosen from the criterion of have joined on municipal teaching public network in 2015 through public service exam achieve by the municipal government of João Pessoa - PB for posts on Secretary of Ecucation and Culture (Rescript nº 01, of november 08/2013). The discovered results demonstrate that when considering the dialogical and humanist perspective from Popular Education along the dance teacher’s view from basic education, the comprehension of any formal educative act demands thinking as an active individual and that from the actuation of each one of them, scenarios of competition for social control has been built. Such considerations underlies and qualifies the educational work, and here is included the dance teacher, seeing that his insertion and permanence on work posts are configured as power disputes and the unstability of work conditions denotes the world perspective that one has, but also the world that one desires to aim, having the humanizing of this spaces as a focus to be achieve.
Palavras-chave: Professor de dança
Dança na escola
Trabalho docente em dança
Educação popular
Dance teacher
Dance in school
Work teaching in dance
Popular education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21629
Data do documento: 27-Ago-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MichelleAparecidaGabrielliBoaventura_Tese.pdf4,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons