Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21120
Tipo: Tese
Título: Rede epistêmica de educação do campo na Amazônia: sujeitos coletivos em movimento por uma política e pedagogia do inédito viável no Sudeste do Pará
Autor(es): Medeiros, Evandro Costa de
Primeiro Orientador: Batista, Maria do Socorro Xavier
Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem como objeto de estudo a Rede Epistêmica em Educação do Campo no sudeste do Pará, constituída a partir de parcerias entres movimentos e organizações sociais e sindicais do campo, universidades, organizações não-governamentais, órgãos do governo federal e secretarias e órgãos de governos de municípios da região. Tem como campo de pesquisa o sudeste do Pará, situado na parte oriental da Amazônia, região marcada historicamente por conflitos agrários e impactada fortemente pela pecuária extensiva, comércio madeireiro e mineração. A pesquisa objetiva caracterizar as experiências políticas e pedagógicas em Educação do Campo desenvolvidas nos últimos 20 anos nesta região, questionar e analisar as dinâmicas, práticas e ideias que dão corpo ao Movimento de Educação do Campo no sudeste do Pará como um movimento em rede e com dimensões políticas, pedagógicas e epistêmicas, visando compreender como se materializa a existência desta rede, sua historicidade, invenções, conquistas e contradições. Assumida como Pesquisa-Ação Participante, a pesquisa de campo foi realizada no período de agosto de 2019 a junho de 2020, através da atuação do pesquisador junto ao Fórum Regional de Educação do Campo do Sul e Sudeste do Pará (FREC) e participação nas atividades por ele desenvolvidas como entidade mobilizadora e coordenadora da Rede Epistêmica em Educação do Campo no sudeste do Pará. São sujeitos desta pesquisa membros do MST, FETAGRI, COPSERVIÇOS, EFA de Marabá, de equipes pedagógicas de secretarias municipais de educação de Marabá e Itupiranga e professores da UNIFESSPA e IFPA. Por meio de entrevistas, de onde emergem as categorias de análises da pesquisa, buscou-se a escuta de percepções sobre os avanços, limites, contradições e potencialidades da Rede Epistêmica em Educação do Campo no sudeste do Pará. Entre os principais resultados desta pesquisa destacam-se a identificação de elementos relacionados ao legado das experiências políticas e pedagógicas da luta pela terra e das iniciativas em Educação Popular, ocorridas no sudeste paraense entre as décadas de 1970 e 1990, que estão nas raízes do Movimento de Educação do Campo que nasce localmente em 1998; a caracterização deste movimento como um sujeito-espaço coletivo de reeducação de práxis políticas, pedagógicas e agroecológicas e como rede epistêmica, forjada desde as iniciativas em Educação do Campo com o PRONERA e por meio das ações do FREC e seus Grupos de Trabalho, como lócus de produção de pesquisas e formulações que provocaram transformações no âmbito das instituições federais de ensino superior e secretarias municipais de educação da região; e a apresentação das conquistas alcançadas por esta Rede Epistêmica como expressões do Inédito Viável (Peter M. Haas, 1992; John Gerard Ruggie, 1975; Paulo Freire, 1982, 1987, 2016), materializado em especial na instalação do Campus Rural do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará (CRMB-IFPA) dentro de um assentamento de reforma agrária e na criação da primeira Faculdade de Educação do Campo do Brasil, vinculada a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (FECAMPO-UNIFESSPA). De modo geral, este trabalho de pesquisa contribui também para visualização da diversidade de sujeitos e práticas coletivas que marca a existência do Movimento Nacional de Educação do Campo e para historicização e sua conceituação deste como rede epistêmica, explicitando como nas duas últimas décadas (1998-2018) se forjou uma espécie de comunidade epistêmica popular, capaz de propor, elaborar e influenciar na configuração de programas e políticas governamentais para educação no país, afirmando possibilidades reais à construção democrática das políticas de Estado a partir do protagonismo ativo dos movimentos e organizações sociais e atuação dos setores populares como sujeitos de políticas públicas.
Abstract: El presente trabajo de investigación tiene como objeto de estudio la Red Epistémica en Educación del Campo en el sureste de Pará, constituida por alianzas entre movimientos y organizaciones sociales y sindicales del campo, universidades, organizaciones no gubernamentales, agencias y secretarías del gobierno federal y de los gobiernos municipales de la región. El área de investigación es el sureste de Pará, ubicada en la parte oriental de la Amazonía, una región históricamente marcada por conflictos agrarios y fuertemente impactada por la ganadería extensiva, el comercio de madera y la minería. La investigación tiene como propósito caracterizar las experiencias políticas y pedagógicas de la Educación del Campo desarrolladas en los últimos 20 años en esta región, cuestionar y analizar las dinámicas, prácticas e ideas que encarnan el Movimiento de Educación del Campo en el sureste de Pará como un movimiento en red y con políticas, dimensiones pedagógicas y epistémicas, buscando comprender cómo se materializa la existencia de esta red, su historicidad, inventos, logros y contradicciones. Asumida como una investigación-acción participativa, el trabajo de campo se llevó a cabo de agosto de 2019 a junio de 2020, a través del trabajo del investigador con el Foro Regional de Educación del Campo del Sur y Sureste de Pará (FREC) y la participación en actividades desarrolladas por él como entidad movilizadora y coordinadora de la Red Epistémica en Educación del Campo en el sureste de Pará. Los sujetos de esta investigación son miembros del MST, FETAGRI, COPSERVIÇOS, EFA de Marabá, de equipos pedagógicos de las secretarías municipales de educación de Marabá e Itupiranga y profesores de la UNIFESSPA y el IFPA. A través de entrevistas, de las cuales surgen las categorías de análisis de la investigación, se buscó escuchar las percepciones sobre los avances, límites, contradicciones y potencialidades de la Red Epistémica en Educación del Campo en el sureste de Pará. Entre los principales resultados de esta investigación, destacamos la identificación de elementos relacionados con el legado de las experiencias políticas y pedagógicas de la lucha por la tierra y las iniciativas de Educación Popular, ocurridas en el sureste de Pará entre las décadas de 1970 y 1990, que son en las raíces del Movimiento de Educación del Campo que nació localmente en 1998; la caracterización de este movimiento como un sujeto-espacio colectivo para la reeducación de la praxis política, pedagógica y agroecológica y como una red epistémica, forjada a partir de las iniciativas en la Educación del Campo con el PRONERA y a través de las acciones de FREC y sus Grupos de Trabajo, como un locus de producción de investigaciones y formulaciones que provocaron transformaciones al interior de las instituciones federales de educación superior y departamentos de educación municipal de la región; y la presentación de los logros alcanzados por esta Red Epistémica como Inédito Viable (Peter M. Haas, 1992; John Gerard Ruggie, 1975; Paulo Freire, 1982, 1987, 2016), materializados especialmente en la instalación del Campus Rural del IFPA dentro de un asentamiento de la reforma agraria y en la creación de la primera Facultad de Educación del Campo de Brasil (FECAMPO), vinculada a la UNIFESSPA. En general, este trabajo de investigación también contribuye a la visualización de la diversidad de sujetos y prácticas colectivas que marcan la existencia del Movimiento Nacional de Educación del Campo y su historización y su concepción del mismo como una red epistémica, explicando cómo en las dos últimas décadas (1998-2018) se forjó una especie de comunidad epistémica popular, capaz de proponer, elaborar e incidir en la configuración de los programas y políticas gubernamentales de educación en el país, afirmando posibilidades reales para la construcción democrática de políticas de Estado basadas en el protagonismo activo de los movimientos y organizaciones sociales y el desempeño de los sectores populares como sujetos de políticas públicas.
Palavras-chave: Educação do campo
Redes epistêmicas
Inédito viável
Educación del campo
Redes epistémicas
Inédito viable
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21120
Data do documento: 25-Fev-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EvandroCostadeMedeiros_Tese.pdf8,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons