Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22363
Tipo: Tese
Título: A trajetória profissional e a prática docente de Nini Paes de Araújo em Itabaiana/PB (1945 -1988)
Autor(es): Santos, Enoque Bernardo
Primeiro Orientador: Machado, Charliton José dos Santos
Resumo: Nini Paes de Araújo formou-se professora primária na Escola de Professores do Instituto de Educação da Paraíba, sob os auspícios do escolanovismo, mas antes disso estudou no Colégio Nossa Senhora das Neves, ambos na capital paraibana, onde adquiriu todo um repertório cultural católico. A presente tese, no campo da História da Educação, tem como objeto de estudo a prática docente de Nini Paes de Araújo, na cidade Itabaiana/PB, apresentando, dessa maneira, a seguinte questão norteadora de pesquisa: Como a professora Nini Paes de Araújo articulou em sua prática docente o repertório cultural católico, obtido na vivência com as Irmãs da Sagrada Família, e as ideias do escolanovismo adquiridas durante sua formação como professora primária na Escola de Professores? Nesse sentido, a tese tem como objetivo geral investigar se a prática docente de Nini Paes de Araújo foi permeada pelo repertório pedagógico católico vivenciado no Colégio Nossa Senhora das Neves ou pelo ideário escolanovista da Escola de Professores do Instituto de Educação Secundária da Paraíba, dentro da temporalidade de 1945 a 1988, que compreende o período em que exerceu a docência. A presente pesquisa está fundamentada na perspectiva da Nova História Cultural e inserida na modalidade biográfica, com o aporte da metodologia da História Oral, na realização de entrevistas com ex-alunos e ex-alunas de Nini Paes de Araújo, a fim de identificar nos depoimentos dos discentes como se dava a prática docente do sujeito em estudo, em dois estabelecimentos de ensino em Itabaiana: a Escola Normal Regional Nossa Senhora da Conceição e o Colégio Estadual de Itabaiana. O acesso à memória, via entrevista, impulsionou a busca, o conhecimento e a análise de uma gama de outras fontes como: memórias manuscritas, fontes iconográficas, cadernos escolares e documentos pessoais da professora; mensagens do executivo paraibano; Encíclicas Papais, a saber do Papa Leão XIII e do Papa Pio XI; além dos periódicos A União, A Imprensa, A Folha, Revista de Ensino da Paraíba, Diário de Pernambuco e o Correio da Paraíba. A leitura e análise das fontes indicam que a prática pedagógica de Nini Paes de Araújo fundamentou-se nas orientações cristãs das Religiosas da Sagrada Família do Colégio Nossa Senhora da Neves, haja vista, que a professora passou sete anos nesta instituição e, nessa vivência, se apropriou do discurso conservador católico, utilizando-o no espaço escolar e fora dele, com a finalidade de demonstrar o seu posicionamento enquanto mulher católica e professora, no que concerne a educação e à política. Posicionamento perceptível pelos/as ex-alunos e ex-alunas de ambos os estabelecimentos de ensino onde a professora em voga. Desta forma, através dos resultados obtidos, percebemos que Nini Paes de Araújo demonstrava que a sua prática pedagógica era interligada com a sua religiosidade católica.
Abstract: Nini Paes de Araújo graduated as a primary teacher at Escola de Professores do Instituto de Educação da Paraíba, under the auspices of the Scholanovism, but before that she studied at Colégio Nossa Senhora das Neves, both of them in the capital of Paraíba, where she acquired a whole Catholic cultural repertoire. This thesis, in the field of History of Education, aims to study the teaching practice of NiniPaes de Araújo, in Itabaiana/PB, and the guiding question of this research is: How did Professor Nini Paes de Araújo articulate in her teaching practice the Catholic cultural repertoire, which she obtained along with the experience working together with the Holy Family Sisters, and the ideas of Scholanovismacquired during his formation as a primary teacher at Escola de Professores? In this sense, our goal is to investigate whether the teaching practice of Nini Paes de Araújo was permeated by the Catholic pedagogical repertoire experienced at Colégio Nossa Senhora das Neves or by the scholovist ideas of the Escola de Professores do Instituto de Educação Secundária da Paraíba, between 1945 to 1988, that includes the period in which she practiced teaching. This research is based on the perspective of the New Cultural History and inserted in the biographical modality, with contributions of Oral History Methodology, conduct of interviews with ex-students of Nini Paes de Araújo, in order to identify through the testimonies as there was the teaching practice of the subject under study, in two educational establishments in Itabaiana: Escola Normal Regional Nossa Senhora da Conceição and Colégio Estadual of Itabaiana. The access to memory by interview, boosted the search, knowledge and analysis of a range of other sources, such as: handwritten memories, iconographic sources, school notebooks, and the teacher's personal documents; messages from Executive of Paraíba; Papal Encyclicals, namely Pope Leo XIII and Pope Pius XI; besides the journals such as: A União, A Imprensa, A Folha, Revista de Ensino da Paraíba, Diário de Pernambuco and Correio da Paraíba.The reading and analysis of the sources indicate that the pedagogical practice of NiniPaes de Araújo was based on the Christian orientations of the Sacred Family Sistersat Colégio Nossa Senhora da Neves, considering that she spent seven years in this institution and, due that experience, she appropriated the conservative catholic speech, using it in and outside the school rooms, in order to demonstrate her position as a Catholic woman and teacher, with regard to education and politics. Perceptible positioning by her ex students from both educational establishments where the subject of our research has taught. Thus, Nini Paes de Araújo demonstrated that her pedagogical practice was interconnected with her Catholic believes.
Palavras-chave: Prática docente
Formação católica
Escolanovismo
Biografia
Nini Paes de Araújo
Teaching practice
Catholic formation
Scholanovism
Biography
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22363
Data do documento: 26-Mai-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnoqueBernardoSantos_Tese.pdf5,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons