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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23137
Tipo: Tese
Título: Na trama do arquivo: a trajetória de Edvaldo de Souza do Ó (1929-1993)
Autor(es): Silva, Daniela Medeiros da
Primeiro Orientador: Costa, Jean Carlo de Carvalho
Resumo: Esta tese tem por objetivo central dissertar sobre o itinerário do economista paraibano Edvaldo de Souza do Ó e suas redes de sociabilidades construídas ao longo de sua trajetória no contexto da Educação de Ensino Superior da cidade de Campina Grande (PB), nos anos 1950, 1960, 1970 e 1980. O caminho investigativo percorreu seus arquivos pessoais, encontrados na Fundação Edvaldo do Ó e na Granja Solidão, estando neles incluída sua biblioteca, na qual está depositado todo o seu acervo particular, desde documentos, livros e fotografias, até anais do periódico Gazeta do Sertão. Tomam-se Sirinelli (1998; 2003) e seus conceitos sobre sociabilidades, redes e microclima intelectual como fundamentos a partir das tramas e teias discursivas por onde Edvaldo do Ó passou, deixando marcas e contribuições enquanto intelectual campinense a partir das relações que construiu. Nessa esteira, procura-se tecer interpretações quanto à participação deste personagem enquanto intelectual campinense atuante no meio educacional, fazendo uma relação com o desenvolvimento da cidade. As relações de sociabilidade eram marcadas pela elite urbana e intelectual campinense, formadas não só pelos graduados, mas também por comerciantes, descendentes de oligarquias rurais e políticos. Era nesse cenário que Edvaldo do Ó estava inserido e idealizava projetos voltados para a urbanização, com o intuito de incentivar uma rápida industrialização e posteriormente de reconhecer e transformar a cidade de Campina Grande em um polo educacional. Diante disso, a presente tese enuncia como Edvaldo do Ó se consolidou como intelectual engajado, empenhado no desenvolvimento de sua cidade nos aspectos da realidade educacional campinense a partir de sua trajetória de produção intelectual.
Abstract: The main objective of this thesis is to dissect on the itinerary of the economist Edvaldo de Souza do Ó and his social networks built along his trajectory in the context of Higher Education in the city of Campina Grande (PB), in the 1950s, 1960s, 1970s and 1980s. The investigative path went through his personal archives, found in the Edvaldo do Ó Foundation and in the Granja Solidão, including his library, in which is deposited his entire private collection, from documents, books and photographs, to annals of the periodical Gazeta do Sertão. Sirinelli (1998; 2003) and his concepts on sociabilities, networks, and intellectual microclimate are used as the foundation for the discursive webs where Edvaldo do Ó went through, leaving marks and contributions as an intellectual from Campina Grande, based on the relationships he built. In this vein, we seek to interpret the participation of this character as a Campinense intellectual active in the educational environment, making a relationship with the development of the city. The sociability relations were marked by the urban and Campinense intellectual elite, formed not only by graduates, but also by businessmen, descendants of rural oligarchies, and politicians. It was in this scenario that Edvaldo do Ó was inserted and idealized projects aimed at urbanization, with the intention of encouraging a rapid industrialization and, later on, of recognizing and transforming the city of Campina Grande into an educational pole. Given this, the present thesis enunciates how Edvaldo do Ó consolidated himself as an engaged intellectual, committed to the development of his city in the aspects of the Campina Grande educational reality from his trajectory of intellectual production.
RESUMÉ. L’objectif principal de cette thèse c’est discuter sur l’itinéraire de l’économiste né à Paraíba Edvaldo de Souza do Óet de ses réseaux de sociabilités construits tout au long de as trajectoire dans le contexte de l’enseignement supérieur dans la ville de Campina Grande (PB) dans les années 1950, 1960, 1970 et 1980. Le parcours d'investigation est passé par ses archives personnelles, trouvées à la Fondation Edvaldo do Ó et à Granja Solidão, y compris sa bibliothèque, dans laquelle est déposée toute sa collection privée, à partir de documents, livres et photographies , même les annales du périodique Gazeta do Sertão. Sirinelli (1998; 2003) et ses concepts sur les sociabilités, les réseaux et le microclimat intellectuel sont pris comme fondements des intrigues et des réseaux discursifs par lesquels Edvaldo do Ó est passé, laissant des marques et des contributions en tant qu'intellectuel né à Campina basées sur les relations qu'il a construites. De cette façon, nous cherchons à tisser des interprétations concernant la participation de ce personnage en tant qu'intellectuel de Campinas travaillant dans le domaine de l’éducation, faisant une relation avec le développement de la ville. Les relations sociales étaient marquées par l'élite urbaine et intellectuelle de Campinas, formée non seulement de diplômés, mais aussi de commerçants, descendants d'oligarchies rurales et d'hommes politiques. C'est dans ce scénario qu'Edvaldo do Ó a été inséré et a conçu des projets d'urbanisation, afin d'encourager une industrialisation rapide et plus tard de reconnaître et de transformer la ville de Campina Grande en un pôle éducatif. Par conséquent, cette thèse explique comment Edvaldo s'est consolidé comme intellectuel engagé, dans le développement de sa ville dans les aspects de la réalité éducative de Campina, sur la base de sa trajectoire de production intellectuelle.
Palavras-chave: Educação superior
Campina Grande (PB)
Sociabilidades
Microclima intelectual
Edvaldo de Souza do Ó
Trajetória intelectual
Higher education
Sociabilities
Intellectual microclimate
Intellectual trajectory
Enseignement supérieur
Sociabilités
Microclimat intellectuel
Trajectoire intellectuelle
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23137
Data do documento: 28-Jul-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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