Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21317
Tipo: Tese
Título: Por uma educação das relações étnico-raciais: análise afrocentrada em discursos que constituem livros didáticos de ciências naturais
Autor(es): Silva, Clemilson Cavalcanti da
Primeiro Orientador: Baptista, Maria das Graças de Almeida
Primeiro Coorientador: Silva, José Antônio Novaes da
Resumo: A Lei n° 10.639/2003, promoveu alterações profundas e necessárias na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, no que se refere ao debate das relações étnico-raciais no currículo da Educação Básica, consequentemente, na elaboração dos conteúdos que são inseridos nos livros didáticos (artefato do currículo), utilizados por escolas públicas brasileiras. O presente trabalho, tem como objeto de estudo livros didáticos de Ciências Naturais que foram utilizados em escolas públicas antes e depois da Lei n° 10.639/2003, com foco nos conteúdos que abordam a população afro-brasileira e africana. O objetivo geral é compreender como os discursos e as imagens que constituem os livros didáticos de Ciências Naturais evidenciam a população afro-brasileira e africana referendado por uma educação das relações étnico-raciais. Como referência teórica, utilizamos a Afrocentricidade como uma epistemologia/paradigma que corrobora com as mudanças que a Lei ora citada promoveu no currículo da Educação Básica, notadamente, no ensino de Ciências Naturais. Como embasamento teórico- metodológico para alicerçar o objetivo do trabalho assenta-se em três momentos, que, na prática, ocorrem simultaneamente: O primeiro, refere-se à abordagem da pesquisa de caráter qualitativa; o segundo, relaciona-se aos procedimentos técnicos conduzidos pela pesquisa documental e, por último, com o intuito de contribuir na construção das inferências e interpretações, evidencia-se a técnica de análise dos dados, que segue o aporte teórico da análise de conteúdo. Munido do arcabouço teórico-metodológico da pesquisa, foi possível construir interpretações e inferências que deram respostas ao nosso objetivo de pesquisa. Desse modo, pontuamos três para exemplificar o trabalho: os livros de Ciências Naturais que foram produzidos sob orientações da LDB, de 1971, e do Parecer 853, do mesmo ano, que orientava o currículo, não discutiam a temática étnico-racial em seus conteúdos, além disso, não se preocupavam em reforçar representações étnico-raciais negativas referentes à população negra; após a promulgação da LDB, de 1996, e da elaboração do PCN, em 1998, os livros didáticos de Ciências Naturais, que foram produzidos sob a orientação desses documentos legais, ainda que de forma incipiente, começaram a mudar o discurso em relação à população negra, em especial, no que se refere às representações étnico-raciais negativos; depois da promulgação da Lei n° 10.639/2003, que alterou a LDB, de 1996, é possível notar nos livros de Ciências Naturais, um certo cuidado em trabalhar conteúdos que debatessem as relações étnico-raciais, entretanto, não citam a referida Lei. Além disso, independentemente do tempo histórico em que o livro foi elaborado, há prevalência total das referências europeizadas na construção e abordagem dos conteúdos. Dessa forma, entendemos que a Afrocentricidade é um paradigma que corrobora com a Lei n° 10.639/2003, e um caminho viável para mudarmos a hegemonia europeia nos conteúdos e na abordagem dos Livros didáticos de Ciências Naturais.
Abstract: Law n° 10.639/2003 promoted profound and necessary changes in the Law of Directives and Bases of National Education (LDB), of 1996, with regard to the debate of ethnic-racial relations in the Basic Education curriculum and, consequently, in the elaboration of the contents that are inserted in textbooks (curriculum artifact), used by Brazilian public schools. This work has as object of study textbooks of Natural Sciences that were used in public schools before and after Law n° 10.639/2003, focusing on the contents that approach the Afro-Brazilian and African population. The general objective is to understand how the discourses and images that make up Natural Sciences textbooks show the Afro-Brazilian and African population endorsed by an education in ethnic-racial relations. As a theoretical reference, we use Afrocentricity as an epistemology/paradigm that corroborates the changes that the Law aforementioned promoted in the Basic Education curriculum, particularly in the teaching of Natural Sciences. The theoretical-methodological basis to support the objective of the study is based on three moments, which actually occur simultaneously: The first, refers to the qualitative research approach; the second, relates to the technical procedures conducted by the documentary research and, lastly, in order to contribute to the construction of inferences and interpretations, the data analysis technique is evidenced, which follows the theoretical contribution of the content analysis. Provided with the theoretical-methodological framework of the research, it was possible to build interpretations and inferences that gave answers to our research objective. Thus, we point three out to exemplify the study: the books on Natural Sciences that were produced under the guidelines of the LDB, from 1971, and Technical Note 853, from the same year, which guided the curriculum, did not discuss the ethnic-racial theme in their contents. In addition, they were not concerned with reinforcing negative ethnic-racial representations of the black population; after the promulgation of the LDB in 1996 and the creation of the PCN in 1998, the textbooks on Natural Sciences, which were produced under the guidance of these legal documents, even if in an incipient way, began to change the discourse in relation to the black population, especially with regard to negative ethnic-racial representations; after the promulgation of Law n° 10.639/2003, which amended the LDB, of 1996, it is possible to note in the books on Natural Sciences, a certain care in working with contents that discuss ethnic- racial relations. However, they do not mention that Law. In addition, regardless of the historical time in which the book was written, there is a total prevalence of Europeanized references in the construction and approach of the contents. Thus, we understand that Afrocentricity is a paradigm that corroborates Law n° 10.639/2003, and a viable way to change the European hegemony in the contents and approach of Textbooks on Natural Sciences.
RESUMEN La Ley n° 10.639/2003, promovió cambios profundos y necesarios a la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDB) de 1996, en lo que respecta al debate de las relaciones étnico-raciales en el currículo de la Educación Básica, en consecuencia, a la elaboración de los contenidos que se insertan en los libros didácticos (artefacto curricular), utilizados por las escuelas públicas brasileñas. El presente trabajo tiene como objeto de estudio los libros de texto de Ciencias Naturales que se utilizaron en las escuelas públicas antes y después de la Ley n° 10.639/2003, centrándose en los contenidos que abordan a la población afrobrasileña y africana. El objetivo general es comprender cómo los discursos e imágenes que constituyen los libros de texto de Ciencias Naturales muestran a la población afrobrasileña y africana avalada por una educación en las relaciones étnico-raciales. Como referencia teórica, utilizamos la afrocentricidad como epistemología/paradigma que corrobora los cambios que la Ley aquí mencionada promovió en el currículo de la Educación Básica, notablemente en la enseñanza de las Ciencias Naturales. Como base teórico-metodológica para sostener el objetivo del trabajo, se basa en tres momentos, que, en la práctica, ocurren simultáneamente: El primero, se refiere al enfoque de investigación cualitativa; el segundo, se relaciona con los procedimientos técnicos conducidos por la investigación documental y, por último, para contribuir a la construcción de inferencias e interpretaciones, se evidencia la técnica de análisis de datos, que sigue el aporte teórico del análisis de contenido. Armados con el marco teórico-metodológico de la investigación, fue posible construir interpretaciones e inferencias que dieron respuesta al nuestro objeto de investigación. Así, puntuamos tres objetivos para ejemplificar el trabajo: los libros de Ciencias Naturales que se produjeron bajo las orientaciones de la LDB, de 1971, y Opinión 853, del mismo año, que orientaron el currículo, no discutieron el tema étnico-racial. Además, en sus contenidos no les preocupaba reforzar las representaciones étnico-raciales negativas de la población negra. Después de la promulgación de la LDB en 1996 y la creación de loa Parámetros Curriculares Nacionales (PCN) en 1998, los libros de texto de Ciencias Naturales que fueron elaborados bajo la guía de estos documentos legales, aunque de manera incipiente, comenzaron a cambiar el discurso en relación a la población negra, especialmente en lo que respecta a las representaciones étnico-raciales negativas; luego de la promulgación de la Ley n° 10.639/2003, que modificó la LDB, de 1996, es posible notar en los libros de Ciencias Naturales, cierto cuidado en trabajar con contenidos que discutían las relaciones étnico-raciales, sin embargo, no mencionan la referida Ley. Además, independientemente de la época histórica en la que se escribió el libro, existe una predominancia total de referencias europeizadas en la construcción y planteamiento de los contenidos. Así, entendemos que la afrocentricidad es un paradigma que corrobora la Ley n° 10.639/2003, y un camino viable para cambiar la hegemonía europea en los contenidos y enfoques de los Libros de Texto de Ciencias Naturales.
Palavras-chave: Lei n° 10.639/2003
Livro didático de ciências naturais
Afrocentricidade
Relações étnico-raciais positivas
Relações étnico-raciais negativas
Law n° 10.639/2003
Textbook of natural sciences
Afrocentricity
Positive ethnic-racial relations
Negative ethnic-racial relations
Ley n° 10.639/2003
Libro de texto de ciencias naturales
Afrocentricidad
Relaciones étnico-raciales positivas
Relaciones étnico-raciales negativas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21317
Data do documento: 26-Fev-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClemilsonCavalcantiDaSilva_Tese.pdf207,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons