Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23384
Tipo: Tese
Título: A reforma do ensino médio: tensões e contradições no currículo e na formação de professores
Autor(es): Marcelino, Angélica de Cássia Gomes
Primeiro Orientador: Dias, Adelaide Alves
Primeiro Coorientador: Porto, Rita de Cassia Cavalcanti
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar os impactos da Reforma do Ensino Médio nas políticas de formação dos professores, embasadas nos parâmetros da administração gerencialista da educação, principalmente, a partir da aprovação da Lei 13.415/2017 que trata da reforma do ensino médio e da Resolução CNE/CP nº 04/2018 que instituiu a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, estabelecendo mudanças nesta etapa da educação básica a serem implementadas em nível nacional. Destacamos como objetivo geral do estudo, analisar as políticas de formação inicial de professores, inseridas no contexto da reforma gerencial, com base na reforma do Ensino Médio tendo em vista os movimentos de resistência nos processos de elaboração e implementação dessas políticas, no período (2014-2021). Buscamos relacionar a proposta curricular do ensino médio de Pernambuco elaborada a partir da política nacional para essa etapa de ensino, visando compreender o conteúdo político-pedagógico da proposta para o novo ensino médio, alicerçada nos modelos de gerenciamento da educação por resultados, instaurada no sistema estadual de educação de Pernambuco a partir do princípio da responsabilização. Adotamos como perspectiva teórico-metodológica os referenciais da Teoria Crítica e da Pedagogia Paulo Freire a partir de uma abordagem qualitativa da pesquisa em educação cujos instrumentos utilizados para levantamento de dados foram: a revisão da literatura, levantamento de dados sobre este nível de ensino, análise documental da legislação (DCNEM e da BNCC) do novo ensino médio e das novas Resoluções de formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica (Res. CNE/CP nº 02/2019 – BNC-Formação e da Res. CNE/CP nº 01/2020 BNC-Formação Continuada). Como base de análise, optou-se pela Pedagogia Crítica, na perspectiva de compreender, para além das aparências do fenômeno educacional, a sua real essência e interesses forjados. Constatamos que o capital vem atuando em âmbito global e impondo uma agenda para a educação, na perspectiva da privatização da educação pública, pois a reforma do ensino médio intensificou os processos de privatização. Nessa lógica, compreendemos que essas mudanças na legislação instituíram a redução da formação básica comum, o estreitamento curricular, a flexibilização da oferta de ensino, a possibilidade do ensino à distância, a formação profissional aligeirada, o aprofundamento da distribuição desigual do conhecimento, ou seja, uma organização curricular que estabelece a histórica dualidade estrutural deste nível de ensino. Constatamos a necessidade de uma formação de professores a partir do contexto e da realidade concreta dos sujeitos, com vistas a refletir as situações-limites que os impedem de avançar nas suas práticas e concepções pedagógicas, como também, buscar construir propostas de formação a partir desses sujeitos em um permanente movimento de ação-reflexão-ação do seu fazer docente, numa perspectiva de constituição de uma práxis pedagógica com base nos referenciais da Pedagogia de Paulo Freire, como proposta contra hegemônica aos parâmetros da formação com base na gestão empresarial-gerencialista de educação.
Abstract: This research aimed to analyze the impacts of the High School Reform on teacher education policies, based on the parameters of managerial administration of education, mainly, from the approval of Law 13.415/2017 that deals with the reform of high school and Resolution CNE/CP nº 04/2018 that instituted the National Common Curriculum Base of High School, establishing changes in this stage of basic education to be implemented at the national level. We highlight as the general objective of the study, to analyze the policies of initial teacher training, inserted in the context of managerial reform, based on the reform of high school with a view to resistance movements in the processes of elaboration and implementation of these policies, in the period (2014-2021). We seek to relate the curricular proposal of the high school of Pernambuco elaborated from the national policy for this stage of teaching, aiming to understand the political-pedagogical content of the proposal for the new high school, based on the models of education management by results, established in the state education system of Pernambuco from the principle of accountability. We adopt as a theoretical-methodological perspective the references of Critical Theory and Pedagogy Paulo Freire from a qualitative approach of education research whose instruments used for data collection were: the literature review, data collection on this level of education, document analysis, of the legislation (DCNEM and BNCC) of the new high school and of the new resolutions on initial and continuing training of teachers of basic education (Res. CNE/CP nº 02/2019 - BNC-Training and Res. CNE/CP nº 01/2020 BNC-Continuing Training). As a basis of analysis, we opted for Critical Pedagogy, in the perspective of understanding, beyond the appearances of the educational phenomenon, its real essence and interests forged. We find that capital has been acting in a global context and imposing an agenda for education, in the perspective of privatization of public education, because the reform of high school intensified the privatization processes. With this in mind, we understand that these changes in the legislation have instituted the reduction of common basic training, the narrowing of curricula, the easing of the offer of education, the possibility of distance learning, the lighted vocational training, the deepening of the unequal distribution of knowledge, that is, a curricular organization that establishes the historical structural duality of this level of teaching. We note the need for teacher training from the context and concrete reality of the subjects, in order to reflect the borderline situations that prevent them from advancing their pedagogical practices and conceptions, as well as, seek to build proposals for formation from these subjects in a permanent movement of action-reflection-action of their teaching practice, in a perspective of constitution of a pedagogical praxis based on the references of the Pedagogy of Paulo Freire, as proposed against hegemonic training parameters based on business-management of education.
RESUMEN. Esta investigación buscó analizar los impactos de la Reforma de la Enseñanza Media en las políticas de formación de los profesores, basadas en los parámetros de la administración gestionalista de la educación, principalmente, a partir de la aprobación de la Ley 13.415/2017 que trata de la reforma de la enseñanza media y de la Resolución CNE/CP nº 04/2018 que instituyó la Base Nacional Común Curricular de la Enseñanza Media, estableciendo cambios en esta etapa de la educación básica a ser implementadas a nivel nacional. Destacamos como objetivo general del estudio, analizar las políticas de formación inicial de profesores, insertas en el contexto de la reforma gerencial, con base en la reforma de la Enseñanza Media con vistas a los movimientos de resistencia en los procesos de elaboración e implementación de esas políticas, en el período (2014-2021). Buscamos relacionar la propuesta curricular de la enseñanza media de Pernambuco elaborada a partir de la política nacional para esa etapa de enseñanza, visando comprender el contenido político-pedagógico de la propuesta para la nueva enseñanza media, Basada en los modelos de gestión de la educación por resultados, instaurada en el sistema estadual de educación de Pernambuco a partir del principio de la responsabilización. Adoptamos como perspectiva teórico-metodológica los referenciales de la Teoría Crítica y de la Pedagogía Paulo Freire a partir de un abordaje cualitativo de la investigación en educación cuyos instrumentos utilizados para levantamiento de datos fueron: la revisión de la literatura, recogida de datos sobre este nivel de enseñanza, análisis documental, de la legislación (DCNEM y BNCC) de la nueva enseñanza media y de las nuevas Resoluciones de formación inicial y continua de los profesores de la Educación Básica (Res. CNE/CP nº 02/2019 - BNC-Formación y de la Res. CNE/CP nº 01/2020 BNC-Formación Continua). Como base de análisis, se optó por la Pedagogía Crítica, en la perspectiva de comprender, más allá de las apariencias del fenómeno educativo, su real esencia e intereses forjados. Constatamos que el capital viene actuando en ámbito global e imponiendo una agenda para la educación, en la perspectiva de la privatización de la educación pública, pues la reforma de la enseñanza media intensificó los procesos de privatización. En esa lógica, comprendemos que esos cambios en la legislación instituyeron la reducción de la formación básica común, el estrechamiento curricular, la flexibilización de la oferta de enseñanza, la posibilidad de la enseñanza a distancia, la formación profesional reducida, la profundización de la distribución desigual del conocimiento, es decir, una organización curricular que establece la histórica dualidad estructural de este nivel de enseñanza. Constatamos la necesidad de una formación de profesores a partir del contexto y de la realidad concreta de los sujetos, con vistas a reflejar las situaciones-límites que les impiden avanzar en sus prácticas y concepciones pedagógicas, como también, buscar construir propuestas de formación a partir de esos sujetos en un permanente movimiento de acción-reflexión-acción de su hacer docente, en una perspectiva de constitución de una praxis pedagógica con base en los referenciales de la Pedagogía de Paulo Freire, como propuesta contra hegemónica a los parámetros de la formación con base en la gestión empresarial-gerencialista de educación.
Palavras-chave: Reforma do ensino médio
Paulo Freire
Políticas de gerenciamento na educação
Formação de professores
High school reform
Education management policies
Teacher education
Reforma de la enseñanza media
Políticas de gestión en la educación
Formación de profesores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23384
Data do documento: 29-Out-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AngélicaDeCássiaGomesMarcelino_Tese.pdf3,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons