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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22010
Tipo: Dissertação
Título: A ampliação democrática da Universidade Federal da Paraíba e o direito à educação: uma análise do Programa Nacional de Assistência Estudantil no período de 2010 a 2018
Autor(es): Jácome, Aldarosa Cartaxo
Primeiro Orientador: Aragão, Wilson Honorato
Resumo: No âmbito das instituições federais de ensino superior, as políticas de expansão e ações afirmativas emergiram diante dos anseios históricos por um ambiente acadêmico mais inclusivo e justo. A presente tese propôs compreender a trajetória, no período de 2010 a 2018 e a recontextualização do Programa Nacional de Assistência Estudantil, como instrumento democrático no processo de expansão da Universidade Federal da Paraíba. A abordagem empregada para a sua realização foi quanti-qualitativa e classificada como do tipo exploratória. Ademais, o trabalho foi fundamentado pela abordagem teórica metodológica do Ciclo de Políticas, ancorados pelos contextos da influência, produção de texto e da sua prática (BOWE; BALL; GOLD, 1992), considerando a repercussão do macro no micro contexto, incluindo a dinâmica da interpretação e tradução dos sujeitos que colocam o programa em ação no âmbito da instituição (BALL; MAGUIRE e BRAUN, 2016). Como estratégias de coleta de dados foram adotadas as pesquisas bibliográficas e documentais, bem como a realização de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos sujeitos envolvidos com a construção da prática do Programa Nacional de Assistência Estudantil localmente, nos perfis de gestão e de servidores dos cargos de psicólogo, assistente social e pedagogo da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante. Os achados evidenciaram que o contexto de limitação material e de transformação do perfil dos estudantes influenciaram a dinâmica de construção da assistência estudantil na instituição, que implicou no processo de acomodação, prioridades e ajustes necessários ao programa localmente. Ademais, os resultados apontaram que o contexto da produção de texto repercutiu na prática do Programa Nacional de Assistência Estudantil. Conclui-se que o programa é um instrumento de relevância no atual cenário das instituições federais de ensino superior, em que a sua continuidade e fortalecimento são imprescindíveis para a sustentabilidade do processo de ampliação democrática afirmado na Universidade Federal da Paraíba.
Abstract: Within the scope of federal higher education institutions, the expansion policies and affirmative actions emerged in the face of historical aspirations for a more inclusive and fair academic environment. This thesis proposed to understand the trajectory, in the period from 2010 to 2018 and the recontextualization of the National Student Assistance Program, as a democratic instrument in the expansion process of the Federal University of Paraíba. The approach used for its realization was quantitative-qualitative and classified as exploratory type. Furthermore, the work was based on the theoretical methodological approach of the Policy Cycle, anchored by the contexts of influence, text production and its practice (BOWE; BALL; GOLD, 1992), considering the repercussion of the macro in the micro context, including the dynamics the interpretation and translation of the subjects which put the program into action within the institution (BALL; MAGUIRE and BRAUN, 2016). As data collection strategies, bibliographic and documental research were adopted, as well as semi-structured interviews applied to the subjects involved with the construction of the practice of the National Student Assistance Program locally, in the management profiles and in the psychologist positions, social worker and educator of the Dean of Student Assistance and Promotion. The findings showed that the context of material limitation and the transformation of the students' profile influenced the dynamics of construction of student assistance at the institution, which implied in the process of accommodation, priorities and necessary adjustments to the program locally. Furthermore, the results showed that the context of text production had an impact on the practice of the National Student Assistance Program. It is concluded that the program is an instrument of relevance in the current scenario of federal higher education institutions, in which its continuity and strengthening are essential for the sustainability of the democratic expansion process affirmed at the Federal University of Paraíba.
Palavras-chave: PNAES
Assistência
Democracia
IFES
Educação
Assistance
Democracy
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22010
Data do documento: 2-Set-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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