Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21136
Tipo: Tese
Título: Uma arqueologia do discurso sobre o ensino de fotografia no bacharelado em jornalismo no Brasil: o status marginal do fotojornalismo
Autor(es): Aquino, Agda Patrícia Pontes de
Primeiro Orientador: Carlos, Erenildo João
Resumo: Esta pesquisa de doutorado investigou o lugar discursivo do ensino de fotografia nos cursos de jornalismo do Brasil. Para isto, recorreu ao caminho teórico-metodológico proposto por Foucault (2005), no livro A arqueologia do saber, a Análise Arqueológica do Discurso (AAD), que orientou o mapeamento das fontes, da escavação das formações discursivas e da identificação das séries enunciativas, cujos achados foram sistematizados em Árvores de Derivação Arqueológica (ADA). A pesquisa se justifica, principalmente, pela falta de conhecimentos específicos sobre o assunto no país, em especial com essa abordagem. O ponto de partida da análise foram as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Jornalismo, publicadas em 2013. A constatação da ausência da fotografia nesse documento levou à hipótese da marginalização da fotografia no discurso sobre o ensino de jornalismo nos cursos de graduação do país e à pergunta central: quais formações discursivas conferem o status marginal à fotografia nos cursos superiores de jornalismo no Brasil? Identificamos, na dispersão das fontes, uma regularidade que aponta para séries enunciativas que indicam, principalmente: o jornalista na condição de um intelectual do texto; a fotografia como uma atividade puramente técnica e não intelectual; uma formação voltada para o mercado e retroalimentada por ela; a fotografia como conteúdo necessário à formação, porém compreendido como algo sobre o qual o jornalista deve saber sobre e não necessariamente saber fazer; e um curso que não objetiva formar fotojornalistas, sendo a tarefa do registro fotojornalístico uma atribuição de outro profissional, o fotógrafo. Assim, concebemos a tese de que a natureza técnica da fotografia estabelece uma relação pedagógica diferenciada que situa o discurso sobre seu ensino em um status marginal na formação superior em jornalismo no país.
Abstract: This doctoral research investigated the discursive place of teaching photography in journalism courses in Brazil. For this, we resorted to the theoretical-methodological path proposed by Foucault (2005), in the book The archeology of knowledge, the Archaeological Analysis of Discourse (AAD), which guided the mapping of sources, the excavation of discursive formations and the identification of enunciative series, whose findings were systematized in Archaeological Derivation Trees (ADA). The research is justified, mainly, by the lack of specific knowledge on the subject in the country, especially with this approach. The starting point of the analysis was the current National Curriculum Guidelines for Journalism courses, published in 2013. The finding of the absence of photography in this document led us to the hypothesis photography marginalization teaching journalism the discourse on in university courses in the country and the central question: which discursive formations give marginal status to photography in higher education courses in journalism in Brazil? In the dispersion of sources, we identified a regularity that points to enunciative series that indicate, mainly: the journalist as an intellectual of the text; photography as a purely technical and non-intellectual activity; training focused on the market and fed by it; photography as a necessary content for training, but understood as something that the journalist should know about and not necessarily know how to do; and a course that does not aim to form photojournalists, the task of photojournalistic registration being the responsibility of another professional, the photographer. Thus, we conceive the thesis that the photography technical nature establishes a different pedagogical relationship that places the discourse on its teaching in a marginal status in higher education in journalism in the country.
Palavras-chave: Análise arqueológica do discurso
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21136
Data do documento: 25-Fev-2021