Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22432
Tipo: Tese
Título: Nas margens, currículos com gêneros e sexualidades: uma leitura a partir dos anos finais do ensino fundamental em escolas estaduais de Campina Grande - PB
Autor(es): Silva, Adjefferson Vieira Alves da
Primeiro Orientador: Silva, Jeane Félix da
Resumo: Esta pesquisa de doutoramento, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, inserida na Linha de Pesquisa: Estudos Culturais da Educação, tem como objeto “Currículos com Gêneros e Sexualidades” no âmbito dos anos finais do Ensino Fundamental. A experiência nos anos finais do Ensino Fundamental tem mostrado que gênero e sexualidade são abordados de forma pontual por docentes implicados política e eticamente com essas temáticas. Nessa mesma direção, levantamento realizado junto a repositórios de pesquisas demonstrou que existem poucos estudos sobre as temáticas nessa etapa de ensino da Educação Básica, ao mesmo passo que não foi encontrado nenhum estudo no/sobre o território paraibano. Desta feita, ancorado nos Estudos Culturais da Educação, em sua perspectiva pós-crítica, nos Estudos Curriculares, Estudos de Gênero e Estudos de Sexualidade, na presente pesquisa questiona-se: se e como as relações de gênero e as sexualidades são abordadas nos currículos do Ensino Fundamental nos seus anos finais em Escolas Cidadãs Integrais (ECI) pertencentes à 3ª Gerência Regional de Ensino (GRE) e localizadas em Campina Grande – Paraíba? Partindo desta questão, tem-se como objetivo central: analisar, a partir de fontes documentais e da perspectiva de professoras e professores, a abordagem das questões de gênero e sexualidade nos currículos do Ensino Fundamental, anos finais, em Escolas Cidadãs Integrais (ECI) de Campina Grande – PB. Parte-se de uma dupla pista: A primeira é de que os documentos da política curricular – em âmbito nacional e estadual – possibilitam a abordagem/problematização das questões de gênero e sexualidade, mesmo que por meio de percursos alternativos/não explícitos. A segunda pista supõe que, tomando as possibilidades de abordagem/problematização presentes nos documentos curriculares quanto às questões de gênero e sexualidade, espera-se que professoras e professores materializem/abordem/problematizem tais questões, mesmo que tangencialmente. Por tudo isso, esta pesquisa é de caráter qualitativo quanto aos objetivos e procedimentos e aplicada quanto aos resultados. Na produção do material empírico são acionadas estratégias da pesquisa documental no acesso e salvaguarda de documentos da política curricular, além de documentos das rotinas pedagógicas escolares. Produz-se, ainda, questionário online para selecionar docentes familiarizadas/os com a abordagem da temática de gênero e sexualidade, atuantes nas escolas selecionadas; e, por fim, realizam-se entrevistas-episódicas semiestruturadas online com docentes. O material empírico produzido foi analisado a partir da perspectiva da Análise Cultural. Ao final das análises conclui-se que os textos da política curricular, em seus diversos âmbitos, e a perspectiva docente possibilitam sustentar que a abordagem/problematização das questões dos gêneros e das sexualidades está fundamentada na legislação educacional brasileira e, associadamente a estes fundamentos legais, existe uma disposição de professores e professoras em abordar a temática da diversidade (de gêneros e orientações sexuais), em que pese o receio que o ambiente de vigilância política, ideológica e moral instalado no país há anos, com especial destaque na Educação.
Abstract: This doctoral research, developed in the Graduate Program in Education at the Federal University of Paraíba, inserted in the line of research: Cultural Studies of Education, has as its object "Curriculum with Gender and Sexualities" in the final years of Elementary School. Experience in the final years of Elementary School has shown that gender and sexuality are approached in a timely manner by teachers politically and ethically involved with these themes. In the same direction, a survey carried out with research repositories showed that there are few studies on the themes in this stage of teaching of Basic Education, while no study was found in / about the territory of Paraíba. This time, anchoring in Cultural Studies of Education, in its post-critical perspective, in Curriculum Studies, Gender Studies and Sexuality Studies, the present research questions: if and how gender relations and sexualities are addressed in the curricula of Elementary School in their final years in Integral Citizen Schools (ECI-ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS) belonging to the 3rd Regional Education Management (3ª GRE-GERENCIA REGIONAL DE ENSINO) and located in Campina Grande - Paraíba? Based on this question, the main objective is to analyze, from documental sources and from the perspective of teachers, the approach to gender and sexuality issues in the curricula of Elementary School, final years, in Intergral Citizen Schools (ECI- ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS) of Campina Grande -PB. We start with a double clue: The first is that the curriculum policy documents - at the national and state level - allow for the approach/problematization present in the curriculum documents regarding issues of gender and sexualities, even if through alternative pathways / not explicit. The second clue assumes that, taking the possibilities of approach/problematization present in the curricular documents regarding gender and sexuality issues, it is expected that teachers materialize/address/problematize such issues, even if tangentially. For all that, this research is qualitative in terms of objectives and procedures and applied in terms of results. In the production of empirical material, documental research strategies are used to access and safeguard curriculum policy documents, as well as documents from school pedagogical routines. An online questionnaire is also produced to select educators familiar with an approach to the theme of gender and sexuality, active in the selected schools; and, finally, online semi-structured episodic interviews are carried out with teachers. The empirical material was analyzed from the perspective of Cultural Analysis. At the end of the analyses, it was concluded that the texts of the curriculum policy, in its various scopes, and the teaching perspective make it possible to sustain that the approach/problematization of gender and sexuality issues is based on Brazilian educational legislation and, associated with these legal documents , there is a willingness of teachers to address the issue of diversity (of genders and sexual orientations), despite the fear that the environment of political, ideological and moral surveillance installed in the country for years, with special emphasis on Education.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Escolas Cidadãs Integrais
Currículo
Gênero
Sexualidade
Elementary school
Integral citizen schools
Resume
Gender
Sexuality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22432
Data do documento: 15-Dez-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdjeffersonVieiraAlvesDaSilva_Tese.pdf2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons