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Tipo: Tese
Título: A aceitação como núcleo central na afirmação da pessoa com deficiência no mundo – desafio paradigmático à Educação Especial
Autor(es): Bazante, Tânia Goretti Donato
Primeiro Orientador: Gonsalves, Elisa Pereira
Resumo: O trabalho aqui apresentado registra um processo de investigação que é fruto de uma vivência enquanto pesquisadora e profissional de educação que, em sua construção buscou, ao aproximar-se de pessoas com deficiência e de sua história, interpretar os elementos com os quais se desafiam nos enfrentamentos da vida e de como conseguem estabelecer um movimento de prazer e criação, apesar dos processos de desigualdades social, econômica, cultural e afetiva a que são submetidos constantemente. Nessa direção, as andanças do trabalho traçam reflexões e proposições quanto às ações vivenciadas pelas pessoas com deficiência, colocando a centralidade do encontro no cuidado com o outro, uma relação de alteridade que fortalece a aceitação da diferença. Para tanto, a pesquisa buscou estabelecer uma relação entre as trajetórias e sentimentos presentes nas narrativas de pessoas com deficiência e os elementos históricos da Educação Especial, especificamente a partir dos paradigmas da Integração e da Inclusão; analisar, a partir da história da pessoa com deficiência e da história da Educação Especial, as trajetórias vivenciadas e a forma como foram sendo produzidas as relações com o mundo, com a dança da vida. A caminhada metodológica se constituiu, a partir das narrativas, momentos em que a escuta localizou os sentimentos e atitudes que definem as dimensões da educação e da escola, do trabalho, da família e das relações de pertencimento da pessoa com deficiência no mundo. Um fio que se reveste de sentido e de significado e que tem como objetivo maior compreender que a presença da pessoa com deficiência em associações configura o estar no palco de lutas, espaço onde cria um campo epistemológico, político e educativo que estabelece a sinergia de diferentes fronteiras. O processo de investigação aponta para uma necessidade de superação da lógica dual e dicotômica presente nos paradigmas da Educação Especial e de ciência, localizando no Princípio Biocêntrico esse caminho, uma vez que, ele rejeita as ideologias idealistas que promovem a separação, numa lógica dual própria do pensamento cartesiano, fortalecendo a urgência de que é preciso compreender e sentir a vida como centralidade ética e ecológica.
Abstract: El trabajo que aquí se presenta recoge una investigación que es el fruto de una experiencia como investigador y profesional de la educación que se pretendía en su construcción, cuando se acerque a las personas con discapacidad y su historia, al interpretar la evidencia con la que desafiar el enfrentamientos de la vida y cómo logran establecer un movimiento de alegría y de la creación, a pesar de los procesos de las desigualdades sociales, económicas, culturales y afectivos que están sometidos constantemente. En este sentido, rastrear las andanzas de reflexiones y propuestas de trabajo respecto a las acciones que experimentan las personas con discapacidad, la colocación de la centralidad del encuentro en el cuidado de otro, una relación de alteridad que fortalece la aceptación de la diferencia. Con este fin, la encuesta buscó establecer una relación entre las trayectorias y los sentimientos presentes en las narrativas de las personas con discapacidad y los elementos históricos de la Educación Especial, específicamente de los paradigmas de integración e inclusión analizar, desde la historia de las personas con discapacidad y la historia de la Educación Especial, las trayectorias de experiencia y la forma en que se producían las relaciones con el mundo de la danza de la vida. La metodología a pie se formó, a partir de los relatos, momentos cuando se escucha encuentra los sentimientos y actitudes que definen las dimensiones de la educación y la escuela, el trabajo, la familia y las relaciones de pertenencia para las personas con discapacidad en el mundo. Un hilo conductor que es de sentido y significado, tiene como principal objetivo de entender que la presencia de la persona con discapacidad en la configura las asociaciones de estar en el escenario peleas, crea un espacio en el campo político epistemológico y educativo constitutivo de la sinergia de los diferentes fronteras. El proceso de investigación apunta a la necesidad de superar los paradigmas lógicos de doble y dicotómico presentes en la Educación Especial y de la Ciencia, la localización, en principio biocéntrico esta manera, ya que rechaza las ideologías idealistas que promueven la separación, una lógica dual en sí el pensamiento cartesiano, el fortalecimiento de la urgencia de que es necesaria para comprender y experimentar la vida como el centro ético y ecológico.
The work presented here records an investigation which is the fruit of an experience as a researcher and professional education that sought in its construction, when you approach people with disabilities and their history, to interpret the evidence with which to challenge the confrontations of life and how manage to establish a movement of joy and creation, despite the processes of social inequalities, economic, cultural and affective they are subjected to constantly. In this sense, trace the wanderings of work reflections and proposals regarding the actions experienced by people with disabilities, placing the centrality of the encounter in the care of another, a relationship of alterity that fortifies the acceptance of difference. To this end, the survey sought to establish a relationship between the trajectories and feelings present in the narratives of people with disabilities and the historical elements of Special Education, specifically from the paradigms of Integration and Inclusion, analyze, from the history of disabled people and the history of Special Education, the trajectories experienced and how they were being produced relations with the world with the dance of life. The walk methodology was formed, from the narratives, moments when listening located the feelings and attitudes that define the dimensions of education and school, work, family and relations of belonging for people with disability in the world. A thread that is of meaning and significance, has as main objective to understand that the presence of the disabled person in configures the associations being onstage fights, creates a space where the field epistemological, political and educational establishing the synergy of differentborders. The process of research points to a need to overcome the logical dual and dichotomous paradigms present in Special Education and Science, locating in biocentric principle this way, since he rejects the idealistic ideologies that promote the separation, a dual logic itself the Cartesian thinking, strengthening the urgency that is necessary to understand and experience life as central ethical and ecological.
Palavras-chave: Educação Especial
Paradigmas de Educación Especial para la Integración y la inclusión
Special Education Paradigms for Integration and inclusion
Paradigmas da Integração e da inclusão
Narrativas
Aceitação
Los relatos
La aceptación
Narratives
Acceptance
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GONSALVES, Tânia Maria Goretti Donato. A aceitação como núcleo central na afirmação da pessoa com deficiência no mundo – desafio paradigmático à Educação Especial, 2012. 157 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7771
Data do documento: 2-Abr-2012
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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