Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4913
Tipo: Tese
Título: Participação de idosos nas aulas de alfabetização e resignificação da fala nos espaços públicos da sociedade
Autor(es): Santiago, Zelia Maria de Arruda
Primeiro Orientador: Prestes, Emília Maria da Trindade
Primeiro Coorientador: Rafael, Edmilson Luiz
Resumo: O objetivo desse trabalho foi investigar a participação verbal/não-verbal de pessoas idosas analfabetas ou, pouco escolarizadas em aulas de alfabetização, verificando como eles reelaboraram suas habilidades linguístico-discursivas, de forma a resignificarem suas práticas sócio-comunicacionais realizadas por meio da fala nas interações interlocucionais nos espaços públicos da sociedade. Optou-se pela metodologia qualitativa de cunho etnográfico-interpretativista com desdobramento longitudinal para o desenvolvimento dessa pesquisa, cujos dados foram coletados durante a realização das aulas de alfabetização e através de entrevistas semi-estruturadas. Para tanto, perfilharam-se as teorias das aprendizagens biográficas ao longo da vida (ALHEIT&DAUSIEN, 2007; LONGWOTH, 2005), da linguagem falada (PRETI, 1991; KERBRAT-ORECCHIONI, 2006), da sociolinguística-interacional (GOFFMAN, 2002) e das relações dialógicas em sala de aula (FREIRE,1996). O corpus constitui-se de seis aulas gravadas/transcritas/digitadas e de entrevistas realizadas com seis falantes idosos durante e depois da sua participação no curso de alfabetização. As atividades didático-pedagógicas desenvolvidas nesse curso pautaram-se na pedagogia dialógica freireana e na concepção de língua como ação intersubjetiva (BAKTHIN,1995), vivenciadas pelos falantes idosos nas interações verbais/não-verbais por meio dos gêneros textuais orais/escritos. Tais atividades contribuíram para que eles reelaborassem sua fala interacional com outros interlocutores em sala de aula, permitindo-lhes que resignificassem suas experiências interacionais e, ao mesmo tempo, ampliassem oportunidades de vivenciá-las em outros espaços públicos da sociedade para resolverem seus problemas cotidianos com mais desenvoltura nas suas práticas sócio-comunicacionais.
Abstract: Le but de ce travail fût enquêter la participation verbale/non verbale de personnes âgées analphabètes, ou peu scolarisées dans des classes d´alphabétisation tout en vérifiant comment ils re-élaborent leurs habilités linguistique-discursives de façon à re-signifier leurs pratiques socio-communicatives réalisées à travers la parole dans des intéractions interlocutionnelles dans les espaces publics de la société. Nous avons choisi la méthodologie qualitative d´ordre ethnographique-interpretative avec dédoublement longitudinal pour le développement de cette recherche. Les données ont été recueillies pendant la réalisation des cours d´alphabétisation et par des interviews semi-estructurés. Pour cela, nous avons travaillé les théories des apprentissages biographiques tout au long de la vie (ALHEIT&DAUSIEN, 2007; LONGWORTH, 2005), du langage parlé (PRETI, 1991; KERBRAT-ORECCHIONI, 2006), de la sociolinguistique-intéractionnelle (GOFFMAN, 2002) et des relations dialogiques en salle de classe (FREIRE, 2001). Le corpus s´est constitué de six cours enregistrés/transcrits/tapés et d´interviews réalisés avec six parlants âgés pendant et après leur participation au cours d´alphabétisation. Les activités didactique/pédagogiques dévelopées dans ce cours sont basées sur la pédagogie dialogique de Freire et dans la conception de langue comme action intersubjective (BAKTHIN, 1995), vécues par les parlants âgés dans les intéractions verbales/non verbales par des genres textuelles oraux/écrits. Telles activités ont contribué à la re-élaboration de leur parole intéractionnelle avec d´autres interlocuteurs en classe, en permettant la re-signification de leurs expériences intéractionnelles et, en même temps, étendre l´occasion de les réaliser dans d´autres epaces publics de la société pour résoudre leur problèmes quotidiens plus aisément dans leur pratiques socio-communicationnelles.
Palavras-chave: Alfabetização
Idosos(as)
Resignificação
Alphabétisation
Âgés (és)
Re-signification
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: SANTIAGO, Zelia Maria de Arruda. Participação de idosos nas aulas de alfabetização e resignificação da fala nos espaços públicos da sociedade. 2010. 177 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4913
Data do documento: 16-Jul-2010
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato
arquivototal.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.