Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4933
Tipo: Tese
Título: Políticas de extensão universitária e a disputa pela: a questão dos direitos humanos na UFPB
Autor(es): Zenaide, Maria de Nazaré Tavares
Primeiro Orientador: Melo, Ana Dorziat Barbosa de
Resumo: Políticas de extensão universitária e a disputa pela hegemonia: a questão dos direitos humanos na UFPB pretende analisar a inserção dos direitos humanos na educação superior, a partir da relação com os movimentos sociais e o poder público. Para identificar as configurações prático-educativas em direitos humanos, no período equivalente da transição à democracia no Brasil, toma como campo empírico a UFPB, pela sua trajetória institucional em direitos humanos, tendo como recorte histórico a década de noventa. A aproximação com a abordagem teórica crítica fundamenta a tese defendida, qual seja: a educação em e para os direitos humanos se insere na universidade pública no contexto da transição democrática, a partir da extensão universitária, numa perspectiva crítica de educação e transversal do currículo, convivendo contraditoriamente com perspectivas hegemônicas e contrahegemônicas de direitos humanos, articulando ações de extensão com o ensino, a pesquisa e a gestão. Os objetivos do estudo foram: reconstruir o processo histórico que possibilitou a inserção dos direitos humanos em ações de extensão na UFPB; sistematizar as ações de modo a construir um perfil institucional; investigar o processo de institucionalização dos direitos humanos na UFPB, situando-a no contexto da universidade brasileira, e seus desdobramentos na formação universitária e suas articulações com as políticas públicas e a política de direitos humanos. Trata-se de um estudo de caso, com a ênfase em dados qualitativos, realizado através inserções bibliográficas, documentais e empíricas, envolvendo docentes e técnicos que atuaram na área dos direitos humanos. A pesquisa comprovou que a extensão tem se constituído não só como porta de entrada para a inserção dos direitos humanos na universidade, mas, também, tem contribuído para comprometer a universidade no processo de democratização interna, institucionalizando setores de promoção e defesa dos direitos humanos e de cidadania; e tem sido socialmente relevante, prevenindo a violência e formando criticamente os sujeitos para construírem-se em protagonistas de um processo cultural emancipatório. A tese pretende oferecer contribuições teórico-práticas ao trabalho em direitos humanos para a UFPB e para outras universidades, entidades e órgãos.
Abstract: University Extension Policy and the struggle for hegemony: the question of human rights at UFPB intents to analyze the insertion of the human rights thematic in higher education, from the point of view of their relations with social movements and governmental institutions. To identify practical and educative configurations in human rights, in the period of transition to democracy in Brazil, the study takes as its research field the institutional actions of UFPB on human rights issues in the 1990 s. The thesis is sustained by a critical theory approach: the education on and for human rights it is inserted in the public university in the context of democratic transition, starting with programs of university extension, with a critical perspective of education and across the curriculum, coexisting contradictorily with hegemonic and counter-hegemonic perspectives of human rights, articulating actions of extension to those of teaching, research and institutional management. The objectives of the study were: to rebuild the historical process that made possible the insertion of human rights in actions of university extension in the UFPB; to systematize the actions to create an institutional profile; to investigate the process of institutionalization of human rights in the UFPB, in the general context of Brazilian university, its ramifications in university formation and its articulations with public policies and human rights policies. It takes the form of a case study, with emphasis on qualitative data, through bibliographical, documentary and empirical insertions, involving teachers and technicians who acted in the area of the human rights. The research proved that university extension acted not only as a entrance door for the insertion of the human rights in the university, but it has been also contributing to engage the university in the process of internal democratization, institutionalizing sectors of promotion and defense of human rights and citizenship; and has been socially relevant, preventing violence and forming critically the subjects in order to became protagonists in a emancipatory cultural process. The thesis intends to offer theoretical and practical contributions to the work in favor of human rights in the UFPB and in other universities, social entities and organs.
Palavras-chave: Direitos Humanos
Extensão Universitária
Human rights
University extension
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares. Políticas de extensão universitária e a disputa pela: a questão dos direitos humanos na UFPB. 2010. 415 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4933
Data do documento: 27-Ago-2010
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato
arquivototal.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.