Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4920
Tipo: Tese
Título: Discursos sobre gênero e amor no espaço pedagógico do MADA: a (des) construção do sujeito amoroso
Autor(es): Olegário, Maria da Luz
Primeiro Orientador: Aquino, Mirian de Albuquerque
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar práticas discursivas de subjetivação no contexto do grupo MADA (Mulheres que Amam Demais Anônimas) que se define como uma proposta de recuperação da dependência de relacionamentos, ou seja, um padrão de comportamento obsessivocompulsivo, no qual algumas mulheres buscariam convivências amorosas destrutivas e com as quais não conseguiriam romper. Daí a concepção de que amam demais , e que isto significa sofrer. Como embasamento teórico e metodológico toma-se os estudos da Análise do Discurso, sobretudo as formulações de Michel Foucault, para quem o sujeito é resultado de uma prática, ou seja, o sujeito é sempre fabricado. Assim, esta tese tem a seguinte proposição: o MADA se constitui em um espaço pedagógico cujas atividades nele desenvolvidas, consideradas como técnicas de si, podem ensinar às participantes novos modelos de relacionamento e novas atitudes frente ao outro. A partir da análise, observa-se que discursos sobre gênero e amor no Grupo e fora dele (des) constroem as madas, para quem o amor é sofrimento e vício. Esse processo de (des) construção do sujeito amoroso, que se inicia nas reuniões, possibilita a estas olharem para si mesmas, interpretarem-se, julgarem-se, decifrarem-se, narrarem-se, aprenderem a ser mais autônimas, numa narrativa pedagógica e pedagogizável.
Abstract: The aim of this research is to investigate discursive practices of subjectiveness as regards the context of MADA group (Anonymous Women who Love too much). This group has the purpose of recovering women from relationship dependence, that is, a pattern of compulsive-obsessive behavior in which some women would search for loving destructive relations and with which they could not break up. For this reason, the conception that they love too much , and this means suffering. As refer to the theoretical and methodological constructs, the Discourse Analysis studies are taken into account, especially Michel Foucault s fundamentals because, for this author, the subject is the result of a practice, that is, the individual is always built. In this way, this thesis has the following proposition: the MADA constitutes a pedagogical environment in which the developed activities, once considered as self-techniques, can teach the participants new models of relationship as well as new attitudes concerning the other person. From the analysis, it can be observed that discourses about gender and love in the mentioned group and outside it, thus build and unveil the madas, for whom love is suffering and addiction. Such unveiling process of the loving subject, which starts in the meetings, enables these women to take an inner look, to interpret, to judge, to decode, and to narrate about themselves as well as to learn how to be more autonomous by means of a pedagogical and pedagogizable narrative.
Palavras-chave: Discurso
Gênero
Amor
Pedagogia
Técnicas de si
Discourse
Gender
Love
Pedagogy
Self-techniques
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: OLEGÁRIO, Maria da Luz. Discursos sobre gênero e amor no espaço pedagógico do MADA: a (des) construção do sujeito amoroso. 2010. 168 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4920
Data do documento: 19-Mai-2010
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.PDF1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.