Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4926
Tipo: Tese
Título: Os Saberes Pedagógicos dos Professores do Ensino Superior: o cotidiano de suas práticas.
Título(s) alternativo(s): The pedagogical knowledge of High Education Professors: their daily practices.
Autor(es): Simões., Mara Leite
Primeiro Orientador: Rêgo, Rogéria Gaudencio do
Resumo: Este estudo trata de uma pesquisa de doutorado que teve o objetivo de investigar os saberes pedagógicos dos professores do ensino superior: o cotidiano de suas práticas, em especial os docentes do Curso de Matemática do CCEN da UFPB. Desenvolvemos uma pesquisa quantiqualitativa de natureza bibliográfica e de campo. Nosso referencial teórico: Nóvoa (1995), Zabalza (2004), Perrenoud (1993, 2001, 2002), Pimenta e Anastasiou (2002), Masetto (1996, 1998, 2003), Morosini (2001), Tardif (1999, 2000, 2002, 2007, 2008), Charlot (2005), Imbernón (2000), Vasconcelos (1996, 1998, 2006), Ramalho (2004), Rodrigues (2003, 2004, 2006), entre outros que pesquisam a formação do professor do ensino superior. Quanto à formação específica do professor de Matemática e da Educação Matemática, analisamos Cury (2001), D Ambrosio B. (1993), D Ambrosio U. (1997), Balzan (1999), Fiorentini (1994), Bicudo (1996, 1999), Polettini (1999), entre outros. Para aprofundar o conceito de saber recorremos a Morin (1999, 2000, 2001, 2002, 2004, 2004a, 2004b, 2006a, 2006b, 2007a, 2007b, 2008). No que concerne à visão da educação pós-moderna, trabalhamos com Pourtois e Desmet (1999) e Moraes (1997). Quanto à história da educação, adotamos Cambi (1999), entre outros. O lócus da nossa pesquisa foi o Curso de Matemática do CCEN/UFPB. Nossos instrumentos de pesquisa foram: diário de campo, questionários, observação de aulas e entrevista semi-estruturada. Responderam ao questionário 164 alunos dos períodos (3º, 5º e 7º), assim como os 05 professores mais citados pelos alunos. Observamos 05 aulas destes professores e entrevistamos o coordenador do referido curso. Consideramos que se faz necessário discutir e introduzir a temática da pedagogia universitária de forma que os docentes universitários transformem suas práticas pedagógicas, embasadas no paradigma tradicional, em práticas pedagógicas sustentadas no paradigma da pós-modernidade. Assim, o saber, o fazer e o saber-fazer do docente terão como base a complexidade dos saberes docentes, a pluralidade dos conhecimentos e a multirreferencialidade existente no ato de ensinar e de aprender. Dessa forma, as Ciências da Educação ajudam na compreensão da profissionalização e da formação do professor do Ensino Superior. Compreendemos, também, que esta transformação de paradigmas perpassa pela formação continuada do docente e do discente, ambos atores e autores do processo ensino aprendizagem e construtores do conhecimento científico. Para tanto, apresentamos o Projeto de Formação Continuada, que ora nos propomos a implantar, com o objetivo de discutir a Pedagogia Universitária e os saberes docentes inerentes ao professor universitário.
Abstract: This study is a Doctorate s thesis which had the aim to investigate the pedagogical knowledge of High Education professors: their daily practices, especially those professors from the Mathematics Course of the CCEN of UFPB. We developed a quanti-qualitative research of field and bibliographical nature. Our theoretical reference: Nóvoa (1995), Zabalza (2004), Perrenoud (1993, 2001, 2002), Pimenta and Anastasiou (2002), Masetto (1996, 1998, 2003), Morosini (2001), Tardif (1999, 2000, 2002, 2007, 2008), Charlot (2005), Imbernón (2000), Vasconcelos (1996, 1998, 2006), Ramalho (2004), Rodrigues (2003, 2004, 2006), among others who research professor s formation in regard to High Education teaching. With respect to the specific formation of the Mathematics professor as well as Mathematics Education, we analyzed Cury (2001), D Ambrosio B. (1993), D Ambrosio U. (1997), Balzan (1999), Fiorentini (1994), Bicudo (1996, 1999), Polettini (1999), among others. In order to deepen the knowledge concept, we used Morin s principles (1999, 2000, 2001, 2002, 2004, 2004a, 2004b, 2006a, 2006b, 2007a, 2007b, 2008). As concerns the post-modern education viewpoint, we employed the fundamentals of Pourtois and Desmet (1999) and Moraes (1997).With regard to education history, we referred to Cambi (1999), among others. Our research had as locus the Mathematics Course of the CCEN/UFPB. Our research instruments were: field diary, questionnaires, classroom observation and semi-structured interview. Students from the 3rd, 5th and 7th periods, totalizing 164, answered the questionnaire as well as the 05 professors most mentioned by them. We observed 05 classes from these professors and interviewed the coordinator of the course. We take into consideration that it is necessary to discuss and introduce the theme of the university pedagogy in such a way that the university professors transform their pedagogical practices, based on the traditional paradigm, into pedagogical practices sustained by the post-modernity paradigm. Therefore, knowledge, the act of doing and the act of knowing how to do will have as basis the complexity of the professors´ knowledge, the knowledge plurality and the multi-referentiality existent in both the teaching and learning act. In this way, the Education Sciences help to understand the professionalization and the formation of High Education professor. We also understand that this paradigm change undergoes the professor s and the student s continuous formation. Both of them are actors and authors in the teaching learning process as well as builders of the scientific knowledge. So, we present the Continuous Formation Project which we propose to implement with the objective to discuss the University Pedagogy and the academic knowledge inherent to the university professor.
Palavras-chave: Ensino Superior
Professores
Saberes Docentes
Pedagogia Universitária
High Education Teaching
Professors
Academic Knowledge
University Pedagogy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: SIMÕES., Mara Leite. The pedagogical knowledge of High Education Professors: their daily practices.. 2010. 184 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4926
Data do documento: 4-Ago-2010
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf728,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.