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Tipo: Tese
Título: Múltiplas inteligências, criação e interatividade no ambiente virtual de aprendizagem edulivre
Autor(es): Borges, Leonidas Leão
Primeiro Orientador: Brennand, Edna Gusmão de Góes
Resumo: Trata-se de verificar como o ambiente virtual de aprendizagem (AVA), desenvolvido no âmbito do Projeto Edulivre, potencializa o desenvolvimento de inteligências múltiplas em crianças de sete a nove anos. Desenvolvido pelo Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital da Universidade Federal da Paraíba (Lavid/UFPB), em parceria com duas escolas da cidade de João Pessoa - PB, o Projeto Edulivre objetiva desenvolver um AVA para os aprendentes dos primeiros anos do ensino fundamental participarem do ciberespaço, como microatores da nova ecologia cognitiva que os engloba, a fim de que se apropriem das novas linguagens multimidiáticas e multissensoriais, das originais formas de comunicar via tecnologias digitais e seus dispositivos de informação e comunicação. A concepção do AVA teve como ponto de ancoragem as ideias interacionistas de Jean Piaget ampliadas pelas novas contribuições científicas propostas na estrutura das inteligências múltiplas desenvolvida por Howard Gardner. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, que instituiu uma experiência participativa e interventiva, posto que envolveu o grupo de alunos, professoras e programadores de software e designers, em um contexto aberto, livre e fecundo, importante para a autoria de materiais hipermídia e para a implementação de um modelo computacional adequado ao perfil intelectual dos interagentes e ao contexto cultural das escolas. Essas características são essenciais para tornar o AVA uma ferramenta pedagógica rica, útil e efetiva, visando potencializar as múltiplas inteligências de aprendentes de sete a nove anos. O grupo de alunos e professores produziu 159 conteúdos e implementou funcionalidades, como comentários, chat, compartilhamento de vídeos, ouvidoria digital e ferramenta para avaliação do perfil intelectual dos aprendentes. Em relação aos conteúdos, às ferramentas e às funcionalidades, identificaram-se, potencialmente, diversas combinações que envolvem as seguintes inteligências: a linguística, a musical, a lógica-matemática, a espacial, a corporal-cinestésica, a intrapessoal, a interpessoal e a naturalista. Referente à participação dos docentes no processo de produção das tecnologias digitais, foram acionadas novas lógicas, metodologias e possibilidades estético-pedagógicas e comunicacionais, que emergiram como agenda de modificações de sua práxis comunicacional, evidenciando competências não só para o domínio operacional das tecnologias como também para a capacidade de empregá-las em contextos de aprendizagem que exigem desses sujeitos uma formação técnica e técnico-pedagógica. Em relação aos bacharéis da Ciência da Computação, para além das capacidades linguísticas, lógico-matemáticas e espaciais que, geralmente, destacam-se na sua formação, foram suas inteligências pessoais que valorizaram o ambiente, pois os mantiveram acordados para a dimensão humana de sua missão e deslocaram a ênfase do objeto para o projeto, o que ajudou a construir uma relação ergonômica, funcional e humana entre os aprendentes e os computadores - com destaque para sua formação humanística - e os preparou para desenvolver suas capacidades pessoais, com vistas a atuarem como profissionais emocionalmente competentes e compreender as condicionantes do seu trabalho no mundo e na sociedade.
Abstract: The aim is to verify how the Virtual Environment for Learning (VEL), fulfilled in the Edulivre Project scope, enhances the development of multiple intelligences in children from 7 to 9 years old. The VEL was developed by the Laboratory of Digital Video Applications of the Federal University of Paraíba in partnership with two schools in João Pessoa, PB. This Project intends to develop a VEL for learners of the first elementary school year to take part in the cyberspace as micro-actors of the new cognitive ecology which encompasses them, therefore, allowing these learners the chance to appropriate new multi-mediatic and multi-sensorial languages as well as the original forms to communicate via digital technologies and their information and communication devices. The VEL conception had as fundamentals Jean Piaget´s interactionist ideas ones widened by means of the new scientific contributions proposed in the framework of Howard Gardner s multiple intelligences. As to the methodology, it was used the research-action through a participative and interventional experience involving the groups of students, teachers, software programmers and designers. It was part of an open, free, fruitful and private context which is important for the authorship of hypermedia materials and for the implementation of a computational model with tools and functionalities suitable for both the intellectual profile of the inter-agents and the cultural context of the schools. These are essential characteristics to make the VEL a rich, useful and effective pedagogical tool in order to enhance the multiple intelligences of the seven to nine year old learners. The students´ and teachers´ group produced 159 contents and they implemented functionalities, such as: comments, chat, video sharing, digital ombudsperson and tool for evaluating the learners´ intellectual profile. The accomplished analysis concerning the contents, tools and functionalities identified, potentially, several combinations involving the following intelligences: the linguistic, the musical-rhythmic, the logic-mathematical, the spatial, the bodily-kinesthetic, the intrapersonal, the interpersonal and the naturalistic. With reference to the teachers´ participation in the process of digital technologies production, new logics, methodologies and aesthetic, pedagogical and communicational possibilities were offered to them. These emerged as an agenda of changes of their communicational praxis emphasizing competences not only for the operational domain of technologies, but also for the capacity of their use in learning contexts requiring from the teachers both a technical and a technical-pedagogical formation. In relation to the computing science bachelors, besides the linguistic, logical-mathematical and spatial capacities which are usually highlighted in their formation, their personal intelligences valued the environment calling their attention for the human dimension of their mission. Furthermore, this displaced the focus on the object and put it on the project helping to build an ergonomic, functional and human relationship among the learners. In this way, the computers pointed out their humanistic formation and prepared these experts to develop their personal abilities aiming to act not only as emotionally competent professionals but enabled them to understand the conditions of their work in the world and in society.
Palavras-chave: Ambiente virtual de aprendizagem
Inteligências múltiplas
Conteúdo digital
Virtual environment for learning
Multiple intelligences
Digital content
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BORGES, Leonidas Leão. Múltiplas inteligências, criação e interatividade no ambiente virtual de aprendizagem edulivre. 2010. 221 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4915
Data do documento: 14-Set-2010
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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