Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12929
Tipo: Tese
Título: Higienismo e educação escolar na Paraíba republicana: do discurso médico à prática educativa
Autor(es): Barreto, Aparecida de Lourdes Paes
Primeiro Orientador: Kulesza, Wojciech Andrzej
Resumo: O ideário higienista, com seus desdobramentos em campos tais como a saúde e a educação, constitui uma forte marca da modernidade europeia, no contexto de seu processo de urbanização e de industrialização, com notória repercussão na sociedade brasileira, no contexto de sua Primeira República. A presente pesquisa tratou de registrar e de analisar interfaces desse processo, especialmente no que concerne às suas interferências no campo da educação. Tomou-se como recorte histórico o período da Primeira República (1989-1930). Como opção metodológica, recorremos à pesquisa bibliográfica e documental. Com base na literatura pertinente disponível, tratamos de analisar a repercussão e a expansão do ideário higienista no Brasil, em especial nos discursos, nos documentos e nas políticas governamentais aplicadas à instrução pública, no período analisado. Nesse sentido, tratamos de analisar as interfaces do ideal higienista, presentes na introdução de Higiene como disciplina, bem como presente também nos livros didáticos adotados, no mesmo período, no campo da educação na/da Paraíba.
Abstract: The hygienist ideal, with its developments in fields such as health and education, constitutes a strong mark of modernity in the context of its process of urbanization and industrialization, with a notable characteristic of the European modernity, which had an important repercussion in the Brazilian society, in the context of its first republican period. The present research tried to point out and to analyze interfaces of this historical process, especially with respect to its interferences in the field of education. The first period of Brazilian Republic (1889-1930) was taken as a historical reference for this work. As methodological option, we resorted to bibliographic and documentary research. Based on the pertinent literature available, we analyzed the repercussion and expansion of the hygienist ideal in Brazil, especially in the speeches, documents and government policies applied to public education, during this period taken for analysis. In this sense, we analyzed the interfaces of the hygienist ideal, present in the school studies elements and in the introduction of Hygiene as a discipline, and also present in the didactic books, some of which we analyze, such as they are used in the class rooms, in the education in/of Paraíba.
Palavras-chave: Higienismo
Educação na Paraíba
História da educação
Hygienist ideal
Education in Paraiba
History of education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12929
Data do documento: 22-Dez-2010
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons